O caos na Saúde
Falta de leitos, especialmente UTI neonatal, está obrigando pacientes de Uberaba a pegar a BR-050 para partos de urgência em hospitais de Uberlândia, Ribeirão Preto e até Goiânia. Um desses fatos aconteceu nesta terça-feira, quando uberabense – grávida de gêmeos e com complicações - tentou vaga em todos os hospitais da cidade, sem sucesso. O parto foi feito em Uberlândia, onde um dos bebês ficou internado. A que ponto chegamos!
Passos lentos
A propósito, a obra do Hospital Regional continua sem prazo definitivo para conclusão. Início do funcionamento já foi adiado incontáveis vezes e continua sem a menor chance de se confirmar neste primeiro semestre. Quem passa pelo local percebe claramente o atraso da obra. Sem contar o mato alto no terreno, visível à distância...
ENGENHARIA NO TRÂNSITO
Nenhuma crítica à localização do Hospital Regional foi capaz de demover o então prefeito Anderson Adauto de construí-lo ao lado do cemitério São João Batista. Fico pensando no caos em que será transformado o trânsito naquela região quando o HR começar a receber ambulâncias em avenidas de pistas estreitas, cheias de depressões e grande fluxo de veículos. O trânsito no entorno do hospital precisa ser revisto com máxima urgência e de modo preventivo.
Fumacê exclusivo – Cansado de esmolar ao Estado a ação do Fumacê em Uberaba, o secretário municipal de Saúde, Fahim Sawan, apelou ao prefeito Paulo Piau para comprar um veículo exclusivo para o município. Pedido está sendo analisado.
Equipamento novo – A propósito, o Fumacê pedido por Fahim usa um método mais moderno, que permite a pulverização com tempo firme ou debaixo de chuva. Já o Fumacê usado hoje pelo Estado não surte resultados quando está chovendo...
“Uberaba com gás total”
Como diz o novo slogan da administração Paulo Piau, Uberaba começou 2014 “com gás total”. Nesta quarta-feira foram anunciados investimentos da ordem de R$200 milhões da Beraca para instalar uma unidade de fabricação de cosméticos aqui. A Beraca é uma empresa brasileira com sete unidades no país, uma na França e uma nos Estados Unidos. Atua em mais de 40 países, sendo especializada no desenvolvimento de tecnologias, soluções e matérias-primas de alta performance para tratamento de água, cosméticos, nutrição animal, indústria de alimentos e bebidas. Embora o nome Beraca não seja conhecido popularmente, a empresa tem clientes famosos, como O Boticário, L’Occitane, Natura e L’Oréal no segmento de cosméticos.
Escolhas difíceis
Em que pese a chiadeira das escolas de samba contra o corte da verba pública para financiar o desfile de carnaval, é preciso ter em mente que hoje em dia a população está padecendo com a violência. Entre equipar a Guarda Municipal e gastar com carnaval, sinceramente fico com a primeira opção. É bem verdade que o governo Piau deveria ter anunciado essa decisão às escolas com a antecedência necessária para que elas pudessem buscar patrocinadores na iniciativa privada a tempo dos desfiles. Em cima hora fica tudo mais difícil.
Cobrando
A opção do prefeito por investir na Guarda Municipal vai dar à população redobrado direito de cobrar resultados da GM, principalmente da ineficiente Patrulha do Silêncio. Não vai dar para aceitar mais desculpas nesse setor.
Agora vai
Construção da passagem de nível na avenida Claricinda Resende, após o residencial Flamboyant II, deve começar nas próximas semanas. O projeto inicial teve de ser abandonado, porque previa apenas oito metros de altura, o que inviabilizava o tráfego de caminhões de carga pelo local. Um novo projeto foi feito, agora com 25 metros de altura.
Movimento
O programa Movimento desta sexta-feira vai entrevistar o dinâmico presidente da CDL, Miguel Faria. Na entrevista à jornalista Evacira Coraspe, Miguel propõe estudos para a revitalização do comércio no centro da cidade, bem como aborda a busca por mais segurança para os lojistas. O Movimento vai ao ar às 15h30, na TV Câmara (sinal digital 61.1) e na TV Universitária.
Rolezódromo – O presidente da Associação dos Lojistas de Shopping, Nabil Sahyon, pediu ao governador Geraldo Alckmin a criação de espaços de lazer na periferia de São Paulo para conter os chamados rolezinhos. E já batizou os espaços de rolezódromos!
Dá pra engolir?
Pode ser legal, mas que é difícil digerir a decisão da Justiça mineira que livrou a cara do ex-ministro Walfrido dos Mares Guia no processo do “mensalão mineiro”, isso é. A juíza Neide da Silva Martins, da 9ª Vara Criminal de Belo Horizonte, entendeu que as acusações de peculato e formação de quadrilha prescreveram em 2012, quando Mares Guia completou 70 anos, o que significa que serão arquivadas (sem apuração, muito menos punição) as acusações de que ele teria participado de esquema de desvio de dinheiro público em 1998 para a campanha do deputado federal Eduardo Azeredo, então candidato à reeleição ao governo do Estado. Pois é...