O QUE SERÁ?
Publicação no Porta Voz de quarta-feira vem gerando muita especulação nos bastidores políticos. Trata-se de uma portaria (59/2021) do presidente da Codau, instaurando sindicância investigativa para “apuração dos fatos narrados às fls 04/11 dos autos nº 40/122/2021”. A publicação quase cifrada deixou muita gente com a pulga atrás da orelha. Por que a Codau não explicitou que investigação é esta? Qual o motivo do segredo? Façam suas apostas…
FATOR DETERMINANTE
A falta de medicamentos no Hospital Regional foi determinante para a manutenção dos dois pacientes nas UPAs, enquanto aguardavam transferência para UTI. Foi o que explicou o secretário municipal de Saúde, Sétimo Bóscolo Neto, em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta sexta-feira. Embora houvesse possibilidade de ocupação de leitos por esses pacientes, não havia sedativos e relaxantes neuromusculares para mantê-los intubados no HR. O secretário também explicou que não havia leito Covid disponível no Hospital de Clínicas, razão pela qual a alternativa foi mantê-los nas UPAs, com o atendimento médico. Aliás, segundo o secretário, nas UPAs os pacientes poderiam ficar até 3 dias antes da transferência, com todas as condições de tratamento. Mas, infelizmente, ambos foram a óbito por parada cardiorrespiratória.
CADA CASO…
Já na avaliação do médico intensivista Hudson Gomes Pires, que comanda a UTI do Hospital Mário Palmério, nem sempre um paciente intubado numa Unidade de Pronto Atendimento pode ser transferido para hospital. Dependendo da gravidade do quadro, em alguns casos é preferível mantê-lo onde estiver, sob pena de vir a óbito pela simples remoção de um lugar para outro. Hudson ressalta ainda que o protocolo e os procedimentos de intubação nas UPAs são os mesmos adotados para intubação em hospitais. Não muda nada. E mais: gasta-se mais medicamento para manter o paciente intubado do que no ato da intubação. Só em sedativos Dormonid, por exemplo, são utilizadas 10 ampolas por dia em um único paciente Covid intubado em UTI, além de relaxante muscular.
ELMO NÃO
Voltando à entrevista do secretário Sétimo Bóscolo, ele explicou que se confundiu ao passar a informação sobre uso de capacetes Elmo nos dois pacientes Covid que vieram a óbito antes de serem transferidos para UTI. Sétimo Bóscolo destacou que o paciente da UPA Mirante, por exemplo, estava com catéter nasal a 7 litros por minuto, mas a saturação continuava caindo muito rapidamente, ensejando a troca por máscara a 15 litros de oxigênio por minuto. Em vez de dizer “máscara”, o secretário disse “capacete”, por um lapso.
QUASE…
Cadastro on-line da vacinação entrará na fase de testes semana que vem. Também na segunda-feira entra em operação da Unidade Básica Roberto Árabe Abdanur para atendimento exclusivo a pacientes com síndrome gripal. Vai ser referência Covid, contando com 2 a 3 médicos por turno e atendimento de segunda a sexta-feira das 7h às 22h, e aos sábados e domingos, das 7h às 17h, segundo confirma o secretário Sétimo Bóscolo.
FALTA POUCO
Projeto que propõe oferecer atendimento a pacientes pós-Covid na rede pública de saúde também está na fila da viabilização. Na manhã desta sexta-feira o secretário Sétimo reuniu-se virtualmente com a direção da UFTM para formatar a parceria. Uma unidade básica deve ser definida como referência para esse atendimento às sequelas deixadas pelo coronavírus.
COMO FICA
Já a utilização do subsolo da UPA São Benedito para suporte ao atendimento hospitalar a pacientes Covid ainda está empacada. O problema é exclusivamente burocrático, segundo o secretário Sétimo. Ocorre que a Funepu foi contratada para a gestão das unidades de pronto atendimento, não incluindo a parte hospitalar. Por isso, teria de ser feito um novo contrato para a gestão desse subsolo com seus 20 leitos de enfermaria já prontos e equipados. Ou entregar a gestão à Uniube, que ali teria um suporte do Hospital Regional, que já está sob seu comando.
EM AÇÃO
Prefeitura está firmando parceria com a rede Drogasil para agilizar a vacinação contra a Covid. A propósito, neste fim de semana não haverá vacinação, para descanso das equipes da SMS, segundo o secretário Sétimo. Além disso, acabaram as vacinas para 1ª dose em idosos, restando apenas estoque de 2ª dose. A vacinação, neste caso, será retomada na segunda-feira, até chegarem novas remessas de vacinas. Essa espera por vacinas tem sido uma tortura!
BEM MENOS
Boletim Covid desta sexta-feira apresenta dois únicos óbitos, ambos ocorridos em hospital público. Os novos casos confirmados caíram também: foram apenas 132 nas últimas 24 horas.
NA CONTRAMÃO
Requerimento apresentado pela vereadora Luciene Fachinelli tem tudo para terminar em BO com seus colegas servidores. Ela quer que a Prefeitura encaminhe Projeto de Lei para definir as regras eleitorais no Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais, o Ipserv, com “ampla e irrestrita candidatura de servidores”, proibindo, por outro lado, indicações e eleições indiretas. Ocorre que a prefeita Elisa assumiu compromisso com os sindicatos das diversas categorias de servidores municipais de entregar a eles a escolha do presidente do Instituto, o que de fato ocorreu, através da Portaria 01/2021. Essa era uma antiga reivindicação das entidades representativas da categoria. Tanto assim, que tanto o Sindicato dos Servidores, quanto dos educadores e da Codau indicaram o nome de Luiz Sérgio, que é vice-presidente do Sindicato dos Servidores. Agora a vereadora quer mudar a regra do jogo. Xiiii……