Colaboração de Daniela Brito
Pura adrenalina
Debate com os candidatos a prefeito promovido anteontem pela Band pegou. As caneladas de lado a lado pontuaram o confronto entre Lerin e Piau, com denúncias de promessas vãs, além de ironias e troca de farpas. Uma coisa é certa: os dois estavam visivelmente nervosos frente às câmeras.
Negando
Piau negou ter feito compromissos com cargos ao justificar seu “caminhão cheio” de apoiadores e ficou visivelmente irritado quando Lerin questionou sua ética e sua moral. “O senhor não tem estatura, nem ética, nem moral para falar de mim”, rebateu Piau, lembrando que Lerin responde a processos na Justiça e ele não. Lerin foi irônico em vários momentos, tentando desestabilizar o concorrente e, taticamente, repetindo que será vitorioso nas urnas no dia 28.
Federalização
No debate ficou clara a federalização do segundo turno em Uberaba. A disputa centrou-se entre Dilma e Aécio, entre governo federal e governo estadual, entre recursos da União e recursos do Estado... Quem pode mais? Quem pode menos?
Escorregões
Lerin se apresentou como “a renovação” nessas eleições, criticando ligações de Piau com políticos da “velha guarda”. Piau rebateu a crítica, acusando o adversário de não dar o devido valor ao passado para construir o futuro. Lerin se embananou mesmo foi quando indagado sobre a Medida Provisória da presidente Dilma, vetando seis itens do Código Florestal. Lerin saiu pela tangente e preferiu elogiar a presidente, deixando claro que ele desconhecia o conteúdo da MP.
Pegadinha
O pessebista deu o troco quando perguntou a Piau onde ficava o residencial Guilherme Borges. Piau tangenciou o assunto, mas não respondeu à pergunta. Foi onde Lerin cresceu, destacando que conhece melhor Uberaba que o adversário. Na tréplica, Piau ainda tentou reverter a situação, lembrando que está sempre na periferia e é jogador de futebol amador até hoje.
Final
Na verdade, o confronto entre os dois adversários pouco acrescentou ao eleitor. Pelo contrário. Ambos foram vencidos pela emoção. Mas o nervosismo dos dois é compreensível. A eleição está disputadíssima e todas as pesquisas mostram empate técnico entre eles, ora com ligeira vantagem para um, ora para outro, com oscilação a todo instante. Não é possível garantir quem vencerá a eleição, hoje. Daí a lavação de roupa suja entre os dois no debate da Band.
Debate Rádio JM
Este tipo de confronto faz parte do processo democrático de escolha e ainda não inventaram nada melhor do que debate. E hoje tem mais! Vamos ver como eles se sairão no debate da Rádio JM neste sábado. O debate será transmitido ao vivo, diretamente da Câmara Municipal de Uberaba, a partir de 8h. Sintonize AM 730 e acompanhe.
Visita eleitoral
O saguão do aeroporto ficou pequeno ontem para receber o senador Aécio Neves (PSDB) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Várias lideranças fizeram questão de prestigiar a chegada dos dois possíveis presidenciáveis de 2014. Aqui, eles estão no mesmo caminhão eleitoral em apoio ao candidato Antônio Lerin. O problema, no entanto, ficou pela demora da chegada dos dois. O atraso foi de quase duas horas!
Anulação
Advogado Paulo Salge entrou ontem com ação judicial pedindo a anulação das eleições em Conquista. Ele representa a candidata a prefeita Keli Cristina Mazeto. Ela chegou ao posto de “prefeitável” após a renúncia da candidatura do pai, Gumercindo Mazeto, porém acabou sendo derrotada nas urnas.