GÊ ALVES – REDATORA INTERINA
ANDRÉ DEL NEGRI
BLÁ-BLÁ-BLÁ. Constitucionalista dos mais estudiosos e escritor de obras jurídicas, André Del Negri afirma que muitas das pontuações feitas nos programas de governo dos políticos brasileiros não têm a menor viabilidade prática. E sabem por quê? Simplesmente porque são inconstitucionais. O tema daria uma super-reportagem de interesse nacional: “As inconstitucionalidades das promessas”
Pimentel. Colega jornalista Denis Silva me lembra que o candidato petista ao governo de Minas, Fernando Pimentel esteve, sim, em Uberaba no período eleitoral. Foi bem no comecinho, em 10 de agosto, quando participou do lançamento da campanha por aqui, inaugurando o comitê. O concorrente, o tucano Pimenta da Veiga, faz voo rasante na cidade, na quarta-feira, ao lado de Aécio Neves. Dilma pelo jeito vai ficar devendo visita como candidata nestas eleições a Uberaba.
Identidade. Muita gente com a pulga atrás da orelha com a estratégia adotada pelo deputado estadual candidato à reeleição Tony Carlos para uniformizar suas equipes de cabos eleitorais. Equipes são mantidas uniformizadas com camiseta de rádio dirigida pelo parlamentar e identificada com a letra “T”.
Não pode. Ontem, mais bronca com as campanhas eleitorais. Candidato a deputado que já tem mandato político, segundo funcionários de Cemeis (Centros Municipais de Educação Infantil), distribuiu brindes com sugestão de que seja utilizado diariamente na rotina do trabalho.
Educação. Ainda comemorando os patamares do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) obtidos por Uberaba, a secretária municipal de Educação e Cultura, Silvana Elias, acertadamente comentou que "talento não escolhe local ou condição social para nascer". Aliás, consta que o resultado poderia ter sido ainda melhor não tivessem, no passado, errado no censo escolar.
Espetacular. Uberaba aparece no estudo publicado fartamente pela mídia mineira e nacional apontando os 100 aeroportos com maior potencial de desenvolvimento, cuja maioria fica no Sudeste. Uberaba (17º), Uberlândia (5º) e Montes Claros (20º) são os três municípios mineiros entre os 20 com mais alto potencial. Foram determinantes para a classificação itens como infraestrutura e localização, transporte de passageiros, transporte de cargas, hospedagem, varejo e educação. O objetivo do levantamento, além de avaliar o potencial dos complexos, foi destacar o papel indutor dos aeroportos na economia regional.
Eu, hein!? Enquanto os lanchinhos proliferam cidade afora pelas praças e calçadas, sem as mínimas condições de higiene – pasmem! –, um centro espírita da cidade teria sido lacrado pela Vigilância Sanitária e um dos motivos teria sido a existência de banheiro único. Pois é, até a “sopa” servida semanalmente às pessoas carentes teve que ser suspensa. Dá pra entender?!
Preparo. Nutricionista Amely Degraf está tiririca com o Codau. Segundo ela, a população está sendo vítima da desinformação. “Quando ligamos lá para saber sobre a questão da água, que é de extrema importância, as pessoas não sabem nada. Se pagamos pelo consumo, minha conta vai ser mais barata, já que foram cinco dias sem água?”, questiona.
Sabatina. A Roda de Fogo – grupo de formadores de opinião – vai conversar no encontro semanal de hoje no Shopping Uberaba com o prefeito Paulo Piau, segundo informa o empresário e antenado político Tião Silva. Piau é o coordenador regional da campanha de Eduardo Pimentel ao governo de Minas.
Chuva. Se a chuva prevista por meteorologistas e mais que esperada pela população não caiu até ontem à noite, até o fechamento da coluna, vento forte carregando muita poeira e fuligem desesperou as donas de casa, principalmente diante do período de racionamento de água.
ALÔ! ALÔ!. Leitor morador do bairro Boa Vista aciona a coluna contra o que qualifica como “serviço inoperante da seção de posturas” da Prefeitura de Uberaba. Ele relata várias solicitações sobre terrenos sem construção de passeio e muro na rua Dinamarca, não atendidas - na verdade, as pessoas têm que andar na rua. Afirma ainda que a Posturas não gera número de protocolo de solicitação do serviço, sendo a mesma “registrada” apenas verbalmente. É... resta saber por que tais proprietários não estão sendo autuados, sendo certo que já foram denunciados pelo descumprimento de obrigações impostas por lei, e a lei vale – ou pelo deve valer – para todos
Na política vale tudo, só não vale perder?!