Gê Alves - redatora interina
gealves13@gmail.com
A conferir - Está sendo feita a capina da rodovia BR-050, além de outros serviços como recomposição asfáltica e sinalizações. Tudo estaria bem não fosse algo que salta às vistas: o capim às margens dos acostamentos está ressecado e esbranquiçado em relação às outras vegetações mais afastadas. É como se houvesse a queima sem a produção de cinzas ou fuligens. Capina química? Uma boa averiguação a ser feita pelo Ministério Público (estadual ou federal), já que logo abaixo há mananciais, córregos que abastecem fazendas. Com as chuvas, o “mata-mato” residual - me diz quem é expert no assunto - vai para esses mananciais.
Coincidência (?) - A recente explosão do povo nas ruas do Brasil aconteceu concomitantemente à campanha publicitária da Fiat com o jingle (música publicitária) “vem pra rua porque a rua é a maior arquibancada do Brasil”. As massas parecem ter entendido e acatado o recado e deixaram se embalar pela melodia. Expuseram as insatisfações latentes em período de pré-Copa do Mundo.
Mais uma (?) - Pois bem, agora, de novo, também com alusão à Copa, lançam “Nossa festa é mais colorida! Nossa festa é na rua!”. Parece-me que a mensagem de “compre um Fiat” se tornou secundária e a subliminar é mesmo dizer “reaja!” ao povo. Se a intenção é sacolejar a sociedade, a eficácia está garantida. Detalhe: a fábrica da Fiat fica em Minas Gerais, que, “coincidentemente”, tem candidato à Presidência da República em oposição ao governo brasileiro.
Exemplo - Com relação à condenação do ex-prefeito Anderson Adauto em primeira e segunda instâncias, acerca de irregularidades em processo seletivo da Saúde, com razão, leitor que é dentista e servidor público faz uma lembrança importante. Não fosse a coragem do ex-secretário Alaôr Carlos de Oliveira Júnior, nada teria ocorrido. Verdade! Partiu dele a iniciativa de denúncia da prática de improbidade administrativa da qual resultou tal condenação. Um bom exemplo de que as pessoas não devem se calar, ser omissas, diante de suspeitas embasadas.
Vizinho - Em Uberlândia será instalada uma das Turmas Recursais dos Juizados Especiais da Justiça Federal para toda a região. Mais uma subordinação nossa. E pensar que na década de 80, em Uberaba, foi instalada a primeira Vara Federal numa cidade do interior do Brasil. O seu primeiro juiz foi Hércules Quasímodo da Motta Dias.
Débito - Para minha surpresa, o relógio/obelisco instalado na praça. Dr. Jorge Frange, que já voltou a funcionar, estava “fora do ar” por longo período, mas não por falta de reparo. Ocorre que o técnico que consertou o equipamento no ano passado, depois de tentar receber sem sucesso os seus honorários, decidiu desativá-lo e trancar a porta de acesso às máquinas com um cadeado. Depois da grita geral, o pagamento saiu na semana passada e com ele o “relógio japonês” voltou a funcionar de imediato. Hoje, além de mostrar as horas, ele bate o sino a cada trinta minutos.
Curiosidades - Em 13 de maio de 1888, dia Abolição da Escravatura, nossa Câmara Municipal (basta ver livros de atas no Arquivo Público) sequer mencionou uma palavra sobre o assunto. Já no ano de 1889, quando proclamaram a República, fizeram constar referências oficiais em ata, com chamados ao povo para obedecer ao novo governo. Interessante não!?
Choque de agenda - O vereador vice-líder do prefeito da Câmara, Edcarlo “Kaká” Carneiro, se apressa para admitir que embora não tenha participado da audiência de prestação de contas do Executivo, foi representado. Seu assessor, o economista Ernani Neri, acompanhou os números. O vereador preferiu acompanhar, ao lado do prefeito Paulo Piau, evento com a presença do ministro da Educação, Henrique Paim.
Bacana! - Aberto ontem à noite em Uberaba com palestra do deputado federal e secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, o “I Simpósio Nacional Águas e o Futuro do Setor Industrial”. Narcio falou na Fiemg sobre o desafio da água e o papel do Hidroex no contexto brasileiro. O evento continua hoje no teatro do Sesi, promovido pelo Centro das Indústrias do Vale do Rio Grande.
Que coisa é a política! – Ontem, no Fórum de Vereadores, foi impossível para os mais atentos e, principalmente para a imprensa, não notar a distância - inclusive física - entre Anderson Adauto e Rodrigo Mateus. O ex-prefeito e seu então secretário, outrora considerado pupilo, ficaram literalmente em lados opostos. Rodrigo foi o nome defendido com unhas, dentes, rompimento partidário e tudo o mais pelo ex-prefeito. Ontem, não se falaram. Hoje Mateus trabalha com o deputado estadual Tony Carlos, que é aliado do prefeito Paulo Piau, com quem AA comprou briga gigante na tentativa de emplacar Rodrigo (nome que lhe interessava, é claro) como o então candidato a prefeito pelo PMDB em detrimento de PP.
A Associação dos Voluntários de Combate ao Câncer de Uberaba (AVCCU) vai treinar novos voluntários para trabalho junto ao Hospital Dr. Hélio Angotti. Será nos dias 30 (sexta-feira), das 19h às 21h30, e 31 (sábado), das 8h às 17h. As inscrições devem ser feitas na rua Governador Valadares, 629, com recolhimento de taxa no valor de R$10.