ALTERNATIVA

Prefeitáveis não empolgam plateia com propostas apresentadas em evento da Aciu

Lídia Prata
Publicado em 06/10/2020 às 18:46Atualizado em 18/12/2022 às 10:03
Compartilhar

Formato idealizado pela Aciu para ouvir os candidatos a prefeito alinhados com o segmento empresarial mereceu todos os elogios, tanto dos prefeitáveis, quanto de suas assessorias e daqueles que acompanharam o evento na noite de segunda-feira. Cada um dos seis candidatos convidados teve oportunidade de se apresentar e destacar suas principais propostas de governo, assim como de responder a perguntas dos diretores ali reunidos. Com tempo limitado em decorrência da pandemia, o evento começou e terminou exatamente no horário proposto, o que foi outro ponto alto da promoção. Pelas redes sociais da Aciu a audiência também foi considerada muito boa pelo presidente Anderson Cadima, o que significa que a entidade acertou em cheio com a realização do Encontro com Prefeitáveis.

SEM ATAQUES

Destaque para a forma civilizada com que as propostas foram apresentadas pelos candidatos, sem baixaria, sem xingatório, sem troca de ofensas. Ainda que nem todas as propostas tenham sido arrojadas, consistentes ou capazes de empolgar os eleitores, o que se viu foi exposição de ideias, como se esperava. Houve momentos em que os candidatos chegaram a abrir o coração, como no caso de Heli Grilo, por exemplo, que revelou publicamente sua alegria por estar prestes a se tornar avô. Por sua vez, Tony Carlos saudou Lerin como seu “companheiro da Guarda Mirim”, e por aí foi.

CUTUCÃO SIM

Claro que um evento reunindo 6 adversários lado a lado não passaria em total clima de paz e amor. Não!  Leandro da Visão, por exemplo, conclamou os eleitores a trocar políticos por administradores. João Chocolate mostrou que seu coração não é tão doce assim e disparou: “Acho linda a conversa dos meus adversários aqui, mas não vão fazer nada disso”. E por aí foi...

VISÃO DE FUTURO

Para Leandro Souza, tem faltado visão de futuro aos governantes de Uberaba ultimamente. Citando o centro abandonado da cidade, Leandro considerou o projeto mal acabado no quesito urbanização e transportes urbanos. Reclamou que a Prefeitura executou o projeto do BRT sem  ouvir a população, o que acabou esvaziando as ruas de comércio. “Tiraram os ônibus da Tristão de Castro, da São Benedito e agora o povo não passa por lá vendo as vitrines das lojas pela janela”.

VOZ AOS PEQUENOS

Soou como sinfonia aos ouvidos dos empresários reunidos na Aciu a proposta apresentada por Tony Carlos para alavancar o desenvolvimento econômico de Uberaba. Segundo ele, não basta a Prefeitura correr atrás de grandes investimentos para o município; é preciso incentivar os empresários locais, assim como as startups e fortalecer o Parque Tecnológico. E mais: defendeu a necessidade de despertar o interesse dos comerciantes locais para a participação em licitações da PMU, a partir do compromisso de pagamento em dia aos fornecedores.

SAÚDE NA FRENTE

Mas o mais recorrente dos temas discutidos no Encontro com Prefeitáveis, na Aciu, foi a saúde. Elisa Araújo, por exemplo, propõe ampliar o horário de funcionamento nas unidades básicas até 22h, embora boa parte já funcione em horário estendido em Uberaba. Heli Grilo, por sua vez, lembrou que será necessário um grande esforço do próximo prefeito para colocar em dia as cirurgias eletivas que foram suspensas com a pandemia. Heli ainda defendeu a necessidade de cobrança diuturna ao Estado para que cumpra sua parte e libere a contrapartida para o custeio do Hospital Regional. Vale destacar que a estrutura do HR continua subutilizada, em razão da falta de repasses do governo estadual para ampliação da oferta de vagas e serviços aos pacientes de Uberaba e região.

O PRÓXIMO

Próximo evento reunindo candidatos a prefeito de Uberaba será promovido pela ADESG, nos dias 13, 14 e 15, no auditório da Fiemg, a partir de 18h30. Cada candidato será ouvido individualmente e terá direito a meia hora exclusiva para apresentar seu plano de governo e responder a perguntas dos adesguianos. Será um esquema “entra um candidato, sai o outro”, com todas as medidas de biossegurança, claro. Evento também será transmitido pelas redes sociais da Adesg para que todos possam acompanhar a série “Diálogos com os Candidatos”.

ALÔ ALÔ

Com megafone em punhos, a candidata a vereadora Rochele achou uma forma diferente de começar sua campanha. Quando o semáforo fecha, ela fica no meio da pista de pedestres e se apresenta aos eleitores. Confira no vídeo acima.

ÁGUA NAS TORNEIRAS

Em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta terça-feira, o presidente da Codau descartou a possibilidade de disponibilizar caminhões pipa para levar água para consumidores que estão com torneiras secas. Luiz Guaritá Neto destacou que a Codau tem apenas 2 caminhões pipa, que são usados apenas para levar água a hospitais, postos de saúde e similares. Mas seria impossível atender 30 mil ou 40 mil pessoas, por exemplo. Paralelamente, ele garante que o problema das torneiras secas em alguns pontos da cidade não é do fornecimento pela Codau, mas da capacidade insuficiente das caixas d´água nas casas. E mais: as reclamações não chegaram a 1% do total de consumidores.

FINANCIAMENTO URGENTE

Para resolver o problema das baixa capacidade de armazenamento de água nas casas, Luiz Neto sugere que o próximo prefeito viabilize uma linha de financiamento para a população trocar a caixa d´água por outra maior. Isso porque boa parte da população mora em casa com caixa d´água de apenas 500 ml.

ESQUEÇA O RIO GRANDE

“Em época eleitoral sempre aparece um candidato querendo buscar água no Rio Grande. Essa ideia é muito cara e inviável. Antes do Rio Grande ainda temos o Rio Araguari, quando for necessário. Mas não é para agora. Logo teremos a Barragem da Prainha e a possibilidade de construir a barragem do Poço da Morte, no Rio Uberaba” - avalia Luiz Neto, ressaltando, ainda, que vê como indispensável a médio prazo a construção de outros dois reservatórios, sendo um no Uberaba I e outro no bairro Abadia.

CASA NOVA

Está marcada para esta quinta-feira, dia 8, a licitação da reforma da Estação da Mogiana para sediar a Guarda Municipal. A adaptação do prédio está orçada em torno de R$ 326 mil.

DIFÍCIL RETORNO

Mesmo quando for autorizado a retomar as atividades, o segmento de Buffet poderá ter baixas significativas na atuação no mercado de Uberaba. Previsão é do chefe Marcelo Costa, para quem muitos buffets vão optar por novos modelos de negócios descobertos ou iniciados durante a pandemia. Há quase oito meses sem festas, os empresários do setor tiveram de se reinventar, criando alternativas de sobrevivência.

INVENTAR PARA SOBREVIVER

Nomes famosos, como Renato Aguiar, descobriram um nicho de mercado interessante com congelados classe A. Buffet Planalto, outra referência de qualidade no mercado nacional, partiu para fornecer pratos semi-prontos, em que o cliente recebe o produto junto com a receita e um funcionário para orientar o preparo das refeições. Tem dado bons resultados.

SOLUÇÕES CASEIRAS

Com os buffets locais a criatividade também tem imperado, como no caso das festas na caixa lançadas com sucesso pela empresária Maria Paula Mendes, do Catavento Buffet. O próprio Marcelo, do Chefe Sancelo, tem atendido clientes para pequenos eventos, a maioria familiares, enquanto outros empresários do setor partiram para fornecimento de “quentinhas” com grife. A pandemia fez muita gente colocar a cuca pra funcionar.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por