ALTERNATIVA

Prefeito avalia seus primeiros seis meses de mandato

O prefeito Paulo Piau iniciou pelo Jornal da Manhã (Leia mais...)

Lídia Prata
Publicado em 26/06/2013 às 09:46Atualizado em 19/12/2022 às 12:18
Compartilhar

Primeiro semestre

Prestes a completar os primeiros seis meses de mandato, o prefeito Paulo Piau iniciou pelo Jornal da Manhã a visita aos veículos de comunicação da cidade. Esteve na sede do JM ontem à tarde, em companhia do secretário de Comunicação, jornalista Denis Silva. No balanço desse período, Piau destacou os avanços de seu governo em todos os setores, em que pesem a dengue, a gripe suína, o passivo do Município que ele herdou e uma folha de pagamento que consome 51% das receitas mensais. Dentro do que pôde ser feito, Piau avalia como positivo esse início de mandato.

Reformulações a caminho

Entre as reformulações que Piau estuda para anunciar nos próximos meses, provavelmente a mais polêmica será a troca das apostilas do Colégio Dr. José Ferreira pelas similares do MEC. Não há nada decidido ainda, mas tudo indica que é só uma questão de tempo. Na avaliação do prefeito e de sua equipe da área de Educação, o investimento feito pelo Município para compra das apostilas do Zé Ferreira não correspondeu às expectativas, já que os índices alcançados pelos alunos das escolas municipais nas avaliações periódicas continuaram muito baixos. O Ideb não melhorou e, por outro lado, as apostilas do MEC melhoraram muito de qualidade, segundo Piau.

Sob controle

Os seis meses de agenda apertada, compromissos desde cedo até a noite, viagens frequentes e fins de semana de trabalho já mostram seus efeitos no organismo do prefeito. Piau está resfriado, com registros de febre no fim de semana. Ontem pela manhã o prefeito teve dois episódios de taquicardia, provavelmente fruto do estresse dos últimos dias. Por isso, ele passou a terça-feira ligado a fios e aparelhinhos, medindo batimentos cardíacos. No entanto, mesmo aconselhado a diminuir o ritmo, ele manteve a agenda até tarde da noite.

Marcando em cima - Esse novo momento vivido pelo Brasil fez o prefeito redobrar a atenção (e a vigilância) sobre os investimentos da Petrobras na planta de amônia de Uberaba. Paulo Piau garante que não vai descansar até que esta fábrica esteja definitivamente construída e entre em operação.

 

Movimento legítimo – Nada será como antes das manifestações – acredita Piau, analisando como positiva a marcha de jovens pelo país contra o preço das tarifas dos transportes públicos. No entanto, ele também avalia que a tarifa foi apenas “a azeitona da empadinha”, pois os brasileiros vinham acumulando uma série de decepções com vários temas, como mensalão, falta de leitos nos hospitais públicos, alta de preços, corrupção, etc.

 

Um por um

Assessoria de Piau recolheu todos os mais de mil cartazes que os manifestantes pregaram na porta da Prefeitura e selecionou tudo por temas. Por incrível que pareça, apenas 66 encerravam demandas relacionadas com Uberaba especificamente. Desses, 31 tratavam do transporte coletivo, outros 11 do projeto Água Viva, oito sobre saúde e 16 traziam pedidos diretamente ao prefeito. Aí é que está: dos 16 com pedidos diretos ao prefeito, um foi na área de cultura, outro de saúde, outro sobre o Água Viva, dois falavam sobre o salário dos servidores e dois sobre educação, cinco reclamavam do transporte diretamente e quatro encerravam apenas críticas ao governo municipal. Piau leu todos eles. Até o dia 5 de julho, quando será realizada a audiência pública dos transportes, os cartazes ficarão guardados na Prefeitura.

Caixa-preta - Ainda durante a visita ao JM, o prefeito prometeu abrir a caixa-preta do transporte coletivo em Uberaba. Garantiu que levará a planilha de custos da tarifa para ser detalhada durante a audiência pública do dia 5 de julho. Está certíssimo. Transparência é palavra que se impõe.

Demandas nacionais

Entre os cartazes colados na PMU, os temas nacionais foram maioria. A corrupção liderou o ranking dos protestos, ficando a saúde em 2º lugar, seguida pela educação, a PEC 37, os gastos do governo com a construção dos estádios de futebol para a Copa, os transportes (6º lugar nacional) e por último o ridículo projeto de lei apresentado pelo deputado Feliciano para a “cura gay”.

No foco

Uberabense Eduardo Gomes, pai do vereador Franco Cartafina Gomes, estampa a edição da revista “Dinheiro Rural”. Na reportagem, Eduardo Gomes conta como fez sucesso como leiloeiro no então desconhecido e novo Tocantins. Entre seus feitos está a realização de duas edições do Leilão Pecuária Solidária, que já beneficiou 15 entidades sociais e levantou R$685 mil. Como diria o inesquecível Netinho, “Uberaba está em todas!”.

A caminho

Por falar em revista, a JM Magazine está a caminho. Ontem, Geraldo Djalma e Dany Martins fotografaram o editorial de moda da próxima edição, que vai focar os looks para as festas de formatura. O tema será um dos carros-chefes da revista que chegará às bancas no começo de julho. A capa também está pronta, com produção belíssima de Cristina Vasques e fotos do "mago" Ramon Magela. Um luxo. Aguarde!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por