ALTERNATIVA

Prefeito confessa estar de alma lavada com vinda de Dilma

Tendo participado desse penoso processo de negociação (Leia mais...)

Lídia Prata
Publicado em 06/05/2014 às 10:53Atualizado em 19/12/2022 às 07:53
Compartilhar

Foto L. Adolfo.

Na oficialização da fábrica de amônia, sábado, no DI-3, a presidente Dilma Rousseff fez questão de registrar esse marco tão importante para Uberaba numa caixa colocada estrategicamente no local. Ali o prefeito Paulo Piau depositou uma réplica de um boizinho, simbolizando que tudo começou na ExpoZebu. A presidente Graça Foster depositou cópia do projeto da planta de amônia. Coube ao governador Alberto Pinto Coelho depositar um exemplar do Jornal da Manhã do dia 3 de maio, registrando a notícia da vinda da Presidente a Uberaba para o ato solene. Um registro histórico que muito nos orgulhou!

Alma lavada

Em entrevista à Rádio JM na manhã desta segunda-feira, o prefeito Paulo Piau confessou estar de “alma lavada” com a vinda da presidente Dilma Rousseff a Uberaba para oficializar, finalmente, a obra da fábrica de amônia. Tendo participado desse penoso processo de negociação com Petrobras e governo federal desde 1992, quando era deputado, Piau considerou que o ato oficial de sábado lhe deu mais satisfação do que sua própria vitória nas urnas em 2012. Na verdade, Piau tirou um peso das costas. Se essa fábrica de amônia se perdesse no caminho por alguma razão, o custo político seria altíssimo para ele.

 

Novos desafios

Agora que planta de amônia e gasoduto não têm mais volta, Piau terá tempo para cuidar de outros problemas que afetam o cotidiano dos uberabenses e/ou terão impacto sobre o desenvolvimento econômico do Município. Dentre seus principais desafios estão agora a viabilização da Zona de Processamento de Exportações, o problemático BRT, o Rodoanel, o Hospital Regional e a modernização da máquina pública.

Processos de gestão

Criar processos de gestão eficientes e desenferrujar a máquina pública certamente serão os piores desafios para o governo municipal. Piau reconhece as dificuldades em vencer os ranços que vêm se arrastando ano após ano, principalmente frente a uma estrutura administrativa viciada e salários pouco motivadores para os servidores. Mas é preciso começar. Do jeito que está não pode ficar. A falta de controle salta aos olhos em todos os setores da Prefeitura, desde a assiduidade dos funcionários aos estoques de medicamentos, passando por processos engavetados, falta de cartilha com procedimentos padrão e por aí vai.

Nas alturas - Com mato crescendo nas áreas públicas e desafiando limpeza mais frequente, Piau cobrou maior agilidade do secretário Robertinho Indaiá através da Rádio JM. Nas pracinhas do Jardim Nenê Gomes, por exemplo, o mato já encobre os bancos de cimento, enquanto os proprietários de lotes vagos são vigiados diuturnamente pela Fiscalização da PMU. Um contraste que revolta o contribuinte...

Ouvidoria – As UPAs vão ganhar ouvidorias. Segundo o prefeito, intenção é colocar um interlocutor para receber as reclamações na hora em que acontecerem e resolvê-las diretamente com o secretário de Saúde ou quem de direito. Resta saber quem vai se habilitar para o cargo de ouvidor... Ou quanto tempo os ouvidores vão parar no cargo...

Qualidade ruim

A qualidade dos projetos de Uberaba foi considerada “péssima” pelo prefeito, que não poupou críticas àqueles desenvolvidos a toque de caixa no passado. Um desses projetos é o do viaduto da Claricinda Rezende, que teve de ser refeito e agora voltou a dar problema. Ocorre que, quando concebido, passavam por ali sete composições diárias. Hoje são 23. Por questões de segurança, meia hora antes e meia hora depois é preciso “fechar” o local ao trânsito. Como, se são 23 composições diárias e o dia só tem 24 horas? Vão ter de refazer pela segunda vez. Para se ter uma ideia, a fundação terá de passar dos 8 metros iniciais para 25m, mais que o triplo do previsto inicialmente. E tem muito mais problema do que isso. Esses são apenas exemplos.

Sem pressa

Por falar em pressa, o prefeito quer cautela e calma na conclusão das investigações sobre envolvidos no escândalo dos plantões. Essas apurações se arrastam há meses, o que tem causado certa ansiedade na população para saber o resultado. Mas Piau revela que sua preocupação é não cometer injustiças, já que ele está decidido a divulgar os nomes e sobrenomes de todos os envolvidos. Para isso, precisa de prova definitiva contra um por um e mandou checar tim-tim por tim-tim os documentos antes de trazê-los a público. O jeito vai ser esperar mais um pouco...

Blefe

Senador Aécio Neves alegou compromissos anteriores para faltar à solenidade de inauguração da ExpoZebu. Mas o presidenciável tucano marcou presença, no mesmo sábado, na famosa feijoada da Chácara Mata Velha...

Absurdo

Onde anda a fiscalização de Posturas que ainda não deu um “fecha” em cima dos estacionamentos clandestinos nas imediações do Parque Fernando Costa? Tem gente cobrando (caro) por vaga de "estacionamento" em cima de calçada. Socorro!

AÇÃO JÁ

Não pode ficar impune o criminoso que estuprou e roubou a mototaxista na saída do Parque Fernando Costa. A Polícia e o Judiciário devem uma satisfação à comunidade, traduzida na prisão imediata e condenação desse criminoso à pena máxima pelo crime bárbaro que cometeu. Não podemos aceitar que esse cretino continue solto, estuprando e roubando outras mulheres. Cadeia para ele, com urgência!

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por