ALTERNATIVA

Prefeito debate segurança pública com o secretariado

Um fórum acerca do tema deve ser realizado, pois (Leia mais...)

Lídia Prata
Publicado em 14/01/2014 às 10:23Atualizado em 19/12/2022 às 09:26
Compartilhar

Gê Alves - redatora interina

gealves13@gmail.com

O mato está tomando conta do Cemitério Medalha Milagrosa, na Univerdecidade, como mostra a foto do colega Tulio Micheli

Item por item

A reunião do secretariado municipal, ontem pela manhã, como ocorre toda segunda-feira, foi tão longa quanto à primeira do ano, na semana anterior. Mas, informações são de que foi tranquila. O que deu para perceber é que o prefeito Paulo Piau está mesmo apostando e tocando de perto o projeto “Prefeitura no Bairro”. Ele usou até telão para conferir item por item de cada pasta.

(In)segurança

Debate interessante aconteceu ontem na reunião do secretariado. O tema foi como a Prefeitura, apesar de constitucionalmente não ser a responsável pela área, pode contribuir com a segurança pública de maneira prática e efetiva. Um fórum acerca do tema deve ser programado. Realmente do jeito que está não dá mais.

SOCORRO!

Do jeito que a coisa anda no país, e em Uberaba não é diferente, não sei onde vamos parar na questão da segurança. Não é paranoia, não, é medo fundamentado mesmo. Temos medo de sair à noite, abrir o portão, atender à porta ou andar na rua. Sinceramente!? Só vejo uma saída e que não consigo entender por que não sai e onde emperra (!?): a reforma. As reformas penais são necessárias, ainda mais no cenário atual. Agora, claro que tudo isto aliado a mais policiamento, mais monitoramento, mais políticas severas de controle de fronteiras, maior e melhor estrutura carcerária – tudo isto requer investimentos de peso. Eu, particularmente, defendo, ainda, uma revisão geral no Estatuto da Criança e do Adolescente e mais controle por parte dos pais. E, paralelo a isto, um superinvestimento na educação.

Ringue – Ontem me falaram de uma página em rede social chamada “Volta Anderson”. Procurei, mas só achei referente ao lutador Anderson Silva. Na verdade, a mídia é “Volta Anderson 2016”, do ex-prefeito da cidade. Mas, guardadas as devidas finalidades, até tem um ingrediente comum com o MMA – está pau a pau... só na porrada. O conteúdo mostra bem o nível da política neste ano eleitoral.

Excessos – Com todo respeito ao segmento profissional que é importantíssimo, mas os estabelecimentos da cidade, sobretudo casas noturnas, devem ficar mais atentos na hora da contratação de seguranças. Recentemente um foi conduzido após apontar arma (à queima-roupa) para cliente. O revólver estava com a numeração raspada e o segurança sequer tinha porte. Agora, mais recentemente, há alguns dias, após atrito entre frequentadores, o fato de um dos seguranças ter apontado arma para um dos envolvidos acabou azedando ainda mais o clima e levando à confusão generalizada com ferimentos graves a um dos frequentadores. Quem trabalha numa função destas e em locais de diversão com venda de bebida alcoólica tem que ter preparo e equilíbrio extras para lidar com gente.

Tecnologia

O berço do Triângulo Mineiro, o distrito de Desemboque, vai se integrar ao mundo pela tecnologia de transmissão de dados e telefonia celular. O governador Anastasia assinou ontem programa “Minas Comunica II”. É a primeira torre rural de Sacramento, segundo o prefeito Bruno Cordeiro. Esta é a segunda etapa do programa. A primeira, lançada em 2007, foi voltada a sedes de municípios que não contavam com tais serviços.

NOVO OLHAR

Quarenta e um por cento dos brasileiros acham que mulheres melhoram a política. Pelo menos é o que aponta pesquisa Ibope, parte de levantamento global de opinião pública realizado em 65 países. A proporção é quatro vezes maior do que os que acham o contrário, e similar à de países com as maiores taxas de representação feminina nos parlamentos.

Importante

Sou do tipo que defende que a gente tem que dividir vida e saúde. E nem é preciso dinheiro para fazer caridade, não. Os estoques de sangue no Hemocentro Regional são, em tese, suficientes para a demanda desta primeira quinzena de janeiro. É importante que as doações aconteçam para que não haja falta. E agora é possível doar em horário diferenciado, às quartas-feiras, das 18h às 21h30. Basta ter boa saúde e idade entre 17 e 69 anos para se candidatar a doador.

Os supermercadistas elegem esta tarde o novo comando da Assuper. Não há disputa, o que significa a eleição de Matusalém José Alves para a presidência da entidade. Um dos assuntos de interesse coletivo e que passa pelo segmento é a discussão em torno da manutenção ou não de abertura dos supermercados aos domingos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por