Gê Alves - redatora interina
gealves13@gmail.com
O mato está tomando conta do Cemitério Medalha Milagrosa, na Univerdecidade, como mostra a foto do colega Tulio Micheli
Item por item
A reunião do secretariado municipal, ontem pela manhã, como ocorre toda segunda-feira, foi tão longa quanto à primeira do ano, na semana anterior. Mas, informações são de que foi tranquila. O que deu para perceber é que o prefeito Paulo Piau está mesmo apostando e tocando de perto o projeto “Prefeitura no Bairro”. Ele usou até telão para conferir item por item de cada pasta.
(In)segurança
Debate interessante aconteceu ontem na reunião do secretariado. O tema foi como a Prefeitura, apesar de constitucionalmente não ser a responsável pela área, pode contribuir com a segurança pública de maneira prática e efetiva. Um fórum acerca do tema deve ser programado. Realmente do jeito que está não dá mais.
SOCORRO!
Do jeito que a coisa anda no país, e em Uberaba não é diferente, não sei onde vamos parar na questão da segurança. Não é paranoia, não, é medo fundamentado mesmo. Temos medo de sair à noite, abrir o portão, atender à porta ou andar na rua. Sinceramente!? Só vejo uma saída e que não consigo entender por que não sai e onde emperra (!?): a reforma. As reformas penais são necessárias, ainda mais no cenário atual. Agora, claro que tudo isto aliado a mais policiamento, mais monitoramento, mais políticas severas de controle de fronteiras, maior e melhor estrutura carcerária – tudo isto requer investimentos de peso. Eu, particularmente, defendo, ainda, uma revisão geral no Estatuto da Criança e do Adolescente e mais controle por parte dos pais. E, paralelo a isto, um superinvestimento na educação.
Ringue – Ontem me falaram de uma página em rede social chamada “Volta Anderson”. Procurei, mas só achei referente ao lutador Anderson Silva. Na verdade, a mídia é “Volta Anderson 2016”, do ex-prefeito da cidade. Mas, guardadas as devidas finalidades, até tem um ingrediente comum com o MMA – está pau a pau... só na porrada. O conteúdo mostra bem o nível da política neste ano eleitoral.
Excessos – Com todo respeito ao segmento profissional que é importantíssimo, mas os estabelecimentos da cidade, sobretudo casas noturnas, devem ficar mais atentos na hora da contratação de seguranças. Recentemente um foi conduzido após apontar arma (à queima-roupa) para cliente. O revólver estava com a numeração raspada e o segurança sequer tinha porte. Agora, mais recentemente, há alguns dias, após atrito entre frequentadores, o fato de um dos seguranças ter apontado arma para um dos envolvidos acabou azedando ainda mais o clima e levando à confusão generalizada com ferimentos graves a um dos frequentadores. Quem trabalha numa função destas e em locais de diversão com venda de bebida alcoólica tem que ter preparo e equilíbrio extras para lidar com gente.
Tecnologia
O berço do Triângulo Mineiro, o distrito de Desemboque, vai se integrar ao mundo pela tecnologia de transmissão de dados e telefonia celular. O governador Anastasia assinou ontem programa “Minas Comunica II”. É a primeira torre rural de Sacramento, segundo o prefeito Bruno Cordeiro. Esta é a segunda etapa do programa. A primeira, lançada em 2007, foi voltada a sedes de municípios que não contavam com tais serviços.
NOVO OLHAR
Quarenta e um por cento dos brasileiros acham que mulheres melhoram a política. Pelo menos é o que aponta pesquisa Ibope, parte de levantamento global de opinião pública realizado em 65 países. A proporção é quatro vezes maior do que os que acham o contrário, e similar à de países com as maiores taxas de representação feminina nos parlamentos.
Importante
Sou do tipo que defende que a gente tem que dividir vida e saúde. E nem é preciso dinheiro para fazer caridade, não. Os estoques de sangue no Hemocentro Regional são, em tese, suficientes para a demanda desta primeira quinzena de janeiro. É importante que as doações aconteçam para que não haja falta. E agora é possível doar em horário diferenciado, às quartas-feiras, das 18h às 21h30. Basta ter boa saúde e idade entre 17 e 69 anos para se candidatar a doador.
Os supermercadistas elegem esta tarde o novo comando da Assuper. Não há disputa, o que significa a eleição de Matusalém José Alves para a presidência da entidade. Um dos assuntos de interesse coletivo e que passa pelo segmento é a discussão em torno da manutenção ou não de abertura dos supermercados aos domingos.