Faxina moral já!
Seja qual for o resultado das urnas neste domingo, é imperioso passar o Brasil a limpo. Com Dilma ou Aécio instalado na Presidência da República, medidas moralizadoras precisarão ser tomadas. Não é mais possível ao cidadão continuar assistindo a essa onda vergonhosa e descarada de assaltos aos cofres públicos, praticamente institucionalizando a roubalheira e desfaçatez como regra no nosso país. A política não pode continuar sendo fonte de enriquecimento ilícito para uns e outros, assim como as empresas públicas não podem continuar à mercê de saqueadores, como se viu na Petrobras e, em breve, estaremos vendo também em outras empresas ligadas ao governo federal, que já estão sob investigação. É preciso dar um basta à corrupção, à malandragem, ao locupletamento ilícito, à impunidade e à punição “meia-boca”, como se viu nos casos dos condenados no escândalo do mensalão do PT. Chega! Este, sim, será o maior desafio do próximo governo. Com Dilma, ou com Aécio. É hora de mudar essa situação. Todo o resto (melhoria na saúde, educação, segurança pública, etc) será consequência de uma gestão austera e compromissada com o bem comum.
Apertando o cerco
Por falar em onda de moralidade, o prefeito Paulo Piau garantiu ontem à colunista que as mudanças na Saúde tendem a cercar ao máximo qualquer possibilidade de ocorrerem desvios de medicamentos, vacinas, etc. Além da substituição do subsecretário da pasta por um servidor público experiente, com 26 anos de Prefeitura, Piau determinou que nenhum medicamento saia do estoque da Secretaria sem controle rigoroso do seu destino. A ordem é checar tud quem enviou, quando enviou, quem recebeu, para quem foi destinado etc.
Hora de mudança
Deputado federal Marcos Montes está confiante na vitória do tucano Aécio Neves, ainda que as pesquisas Ibope e DataFolha tenham apontado o favoritismo de Dilma. Coordenador regional da campanha do candidato do PSDB, MM argumenta que sente o clamor popular por mudanças. Além disso, os tucanos têm pesquisas internas com números totalmente opostos aos dos dois institutos. Montes lembra, inclusive, que Ibope e DataFolha erraram feio no primeiro turno e tiveram de se explicar na segunda-feira seguinte.
A conferir – Assessor político da presidente Dilma Rousseff rebate a nota publicada nesta coluna, ontem, sobre o uso do avião da FAB para a viagem dela a Uberaba. Segundo ele, o PT vai reembolsar as despesas ao caixa do governo federal. Só vendo pra crer, mas torço para que realmente isso aconteça.
Tudo ou nada – Experiente político uberabense analisa que essa eleição será decisiva para o PT. Se Dilma vencer, o PT terá grandes dificuldades para governar, pois o país está dividido e os escândalos envolvendo petistas poderão alavancar reações populares imprevisíveis. Se Aécio ganhar, o PT tende a crescer novamente, porque é muito eficiente na oposição. O tempo dirá se essa análise está correta...
Reserva a caminho
Durante coletiva à tarde passada, o prefeito Paulo Piau confirmou o que esta coluna antecipou com exclusividade no dia 8: o Codau tirou do baú um projeto com mais de 20 anos de existência, feito pela Leme Engenharia, de BH, por encomenda do então prefeito Wagner do Nascimento. Trata-se de projeto para construção de uma barragem no rio Uberaba, visando a formar um lago artificial enorme, tipo a Estação de Cantareira (São Paulo). Nas épocas de seca prolongada como a deste ano, a ideia é que essa barragem assegure o abastecimento à população, sem os transtornos que tivemos nas últimas semanas. Recursos para a viabilização do projeto já estão assegurados pelo governo federal, na ordem de R$ 40 milhões.
Resgate
Embora nas imagens de TV o prefeito Gilmar Machado tenha aparecido mais, foi Uberaba que os dois candidatos à Presidência da República escolheram para vir durante a campanha. Ou pisaram aqui primeiro, ou só vieram a Uberaba. Estamos resgatando nosso prestígio político, felizmente.
Mesa-redonda
Neste domingo, a partir das 17h, a Rádio JM vai reunir jornalistas do Grupo JM de Comunicação e lideranças políticas para analisar as eleições de 2º Turno. Prefeito Paulo Piau é um dos convidados e já confirmou presença. A partir das 17h, você acompanhará as apurações com análise dos números e da repercussão do resultado para o futuro de Uberaba e do país. Sintonize AM 730 e acompanhe a mesa-redonda especial de eleições!
Pauta lotada
Reunião da diretoria da Associação Comercial e Industrial de Uberaba nesta segunda-feira terá pauta lotada de assuntos interessantes. Projetos de desenvolvimento da cidade serão apresentados por representantes da Toyo Setal, Triunfo Concebra e Global Empreendimentos Imobiliários. Reunião é aberta à participação de interessados.
Eleição
Sábado de eleições na Academia de Letras do Triângulo Mineiro. Gilberto Resende e Joamar Nazareth disputam a cadeira nº 27, vaga com o falecimento da inesquecível professora Terezinha Hueb de Menezes. O escritor e professor Renato Muniz Barreto de Carvalho é o candidato único à cadeira nº 1, que foi ocupada até recentemente por seu pai, Lincoln Borges de Carvalho. A ALTM vai se revitalizar com a chegada de novos integrantes para completar seus quadros.