Entornando o caldo
Quem viu a cena e ouviu a bronca do prefeito Paulo Piau, ontem, numa unidade básica de saúde, levou o maior susto. Acostumados a ver o prefeito sempre calmo e sereno, quem testemunhou a “rodada de baiana” dele nem acreditou se tratar do mesmo Paulo Piau. Tudo começou quando o prefeito resolveu dar uma blitz no postinho de saúde do qual havia recebido reclamação de populares contra a falta de equipamento para radiografia. Chegando à UBS de surpresa, Piau pediu para chamarem a gerente da unidade, que não havia chegado para trabalhar até aquela hora... Irritado com a situação que encontrou na unidade de saúde, o prefeito usou o próprio carro para transportar uma criança de braço quebrado para fazer a radiografia em outro local. Saiu de lá furioso!
Blitze em série
A propósito, o prefeito vai continuar com a série de blitze nas unidades de saúde e nas escolas municipais, principalmente. Sem horário fixo, nem dia determinado, Piau quer chegar de surpresa. Está anotando tudo o que a população reclama, seja através do rádio, jornais ou a ele pessoalmente. Cá pra nós, não será surpresa se cabeças rolarem a partir dessas visitas-surpresa do prefeito. Uma coisa é certa: ele vai constatar que a população não está reclamando sem motivo...
“Gás total”
Consta que nas andanças do prefeito pelas escolas municipais ele teria encontrado um vazamento no banheiro, que, segundo a população, estava assim há mais de uma semana, sem qualquer providência da direção da escola. Na Secretaria de Educação não teria chegado qualquer comunicado ou pedido de reparo, nada. A bronca teria corrido solta e o prefeito teria dado prazo para o conserto, prometendo voltar à escola dentro do tempo estipulado para conferir se a sua ordem foi cumprida. Pelo jeito, o “homem” está no “gás total”.
Evasão escolar - Por falar na rede municipal, a secretária Silvana Elias finaliza levantamento que deve apontar para significativa queda nos índices de evasão, abandono e reprovação escolares. Quem viu os números garante que o resultado é surpreendente.
Em dupla – Está na Câmara projeto de lei para alterar o sistema de estacionamento rotativo. Pelo projeto, além da Área Azul, será criada a zona vermelha, com preços diferenciados de acordo com o tempo de permanência do veículo no mesmo local. Ou seja, a área vermelha será mais cara!
Dia D
Hoje é o Dia D para o vereador Luiz Dutra, que será finalmente confirmado na liderança do prefeito na Câmara. Como esta coluna antecipou no ano passado, o vice-líder Samuel Pereira exerceria uma espécie de liderança-tampão, já que pretende disputar eleições para deputado este ano, e na sequência assumiria Luiz Dutra. O ato desta tarde no gabinete do prefeito será mera formalidade.
Investimentos
Diretores da Vale chegam hoje a Uberaba para anunciar os investimentos da empresa no segmento de logística. Esses investimentos também já foram noticiados, mas agora passam a ter conotação oficial a partir da coletiva marcada para as 16h, no gabinete do prefeito.
Mais médicos - Enquanto a médica cubana se refugia em gabinetes da Câmara Federal, os dois primeiros profissionais do programa “Mais Médicos” reforçam o time da Saúde pública em Uberaba. Ao todo o secretário Fahim Sawan pediu 22 médicos ao governo federal. Mas só vieram dois até agora. Detalhe: os dois médicos destacados para cá são uberabenses e já estão atendendo nos Programas Saúde da Família localizados no Residencial 2000, onde nenhum outro profissional veterano quer trabalhar, por medo da violência.
Alô! - Se for avante a sugestão do vereador Afrânio Cardoso, será preciso reforçar o time de atendentes do Procon. O vereador quer espalhar cartazes com o número do telefone do órgão de defesa do consumidor em todas as agências bancárias da cidade, para que os clientes possam reclamar do mau atendimento “na hora”. O telefone do Procon não vai parar de tocar...
Precisa disso?
Enquanto isso, alunos da UFTM fazem protesto montando acampamento na escola e pichando paredes...