Questão de segurança
Em que pese a bronca dos prestadores de serviços de transporte escolar credenciados pelo Município em relação às novas exigências de documentos para renovação do cadastro, o que está em jogo é a segurança das crianças transportadas. Foi o que esclareceu o prefeito Paulo Piau ao responder pergunta de ouvinte durante o “Café com o prefeito” na manhã dessa sexta-feira, pela Rádio JM. A lista nominal dos alunos e respectivos endereços é o que está causando todo o alvoroço entre os transportadores. No entanto, esse item é importante, segundo o prefeito, para evitar superlotação das vans e resguardar a integridade da garotada. Portanto, a Prefeitura não vai abrir mão desses documentos para renovar o credenciamento.
No flagra
Esta semana, a Polícia Militar flagrou van totalmente irregular, pertinho do 4º BPM, na avenida Almirante Barroso, enquanto transportava crianças. A van foi apreendida e os alunos tiveram de ser transferidos para outro veículo, emergencialmente. O que chamou a atenção dos PMs foi o uso do celular pelo motorista enquanto conduzia a van lotada de alunos. Na checagem, a PM constatou que um dos pneus do veículo estava “careca” e mais: a van sequer estava cadastrada para o transporte escolar. Pois é. Não pode ser assim.
Pé na estrada
Com voo lotado para BH, a PMU estuda o fretamento de um ônibus para levar as lideranças classistas de Uberaba para participar da audiência pública sobre o gasoduto, terça-feira, 14. Piau entende que é extremamente importante a presença maciça de representantes da comunidade uberabense, incluindo vereadores, presidentes de associações de classe e bairros, dentre outros, para mostrar o empenho de Uberaba em viabilizar o gasoduto e efetivar a conquista da fábrica de amônia!
Segurança – Para apresentar na audiência sobre segurança pública em BH, na mesma terça-feira, o prefeito Paulo Piau está levando um verdadeiro dossiê dos casos de violência registrados em Uberaba desde janeiro. Juntou todas as edições do Jornal da Manhã no semestre para provar que a cidade vive um momento de extrema insegurança e intranquilidade, visando a sensibilizar as autoridades estaduais e exigir providências.
Enfim, lucidez – Por falar em violência, enfim prevaleceu o bom senso e as árvores da avenida Getúlio Guaritá estão livres do corte. Francamente, era de uma insanidade a proposta de derrubada das frondosas “Sete Copas” apenas porque a avenida fica escura. Convenhamos: rebaixar a iluminação pública é muito mais racional.
Redimensionamento de rotas
Diante das queixas sobre superlotação de ônibus em determinadas linhas que ligam os terminais do BRT aos bairros, a Prefeitura deverá acionar as concessionárias do transporte coletivo para providências. Nesse caso, colocar mais veículos em horários de pico já resolverá em parte o problema.
Novo BRT
Projeto da próxima etapa do BRT será apresentado quarta-feira, às 18h, durante audiência pública no centro Administrativo da PMU. Na oportunidade, o secretário Marcondes Freitas vai apresentar o projeto de transformação da região que abrange a rua Bento Ferreira (onde se espera seja preservada a arborização), as avenidas da Saudade, Santana Borges, João Dalacqua (Beija-Flor), dentre outras. A hora da comunidade se manifestar sobre o tema será esta.
Facilitar já
Foi preciso ouvinte da Rádio JM acionar o prefeito Paulo Piau durante o “Café com o prefeito” para informá-lo sobre as dificuldades dos uberabenses na hora de pagar as contas de consumo de água. Com o fim do convênio do Codau com bancos, o consumidor é obrigado a enfrentar filas nas lotéricas para efetuar o pagamento. Ou sair procurando uma agência que possa recebê-lo. Nem via internet está fácil pagar a conta!
Luz nova
O fator econômico pesou na decisão do Município de trocar todas as lâmpadas convencionais da Praça d’Abadia por lâmpadas de LED. Segundo o secretário Fernando Hueb, intenção é promover a troca em todos os postes até a festa em louvor a Nossa Senhora d’Abadia. Oremos!
Cara nova
A propósito, o secretário Fernando Hueb espera trocar pelo menos 50% das lâmpadas dos postes instalados na cidade por outras de LED até o final de 2016.
Curso para profissionais
A Fazu oferta durante todo o ano várias opções de cursos para quem busca se atualizar e obter sucesso no mercado de trabalho. Além da reconhecida Pós-graduação em Manejo de Pastagem, que está com inscrições abertas até o dia 31, a faculdade realiza nos dias 14 e 15 de agosto um curso teórico e prático sobre “Casqueamento e Ferrageamento de Equinos”. As inscrições para este curso podem ser feitas até o dia 7 de agosto pelo site www.fazu.br. Mais informações pelo telefone 3318-4188, com as professoras Renata Serafim ou Camila Moraes