Atualizada às 20h45 do dia 16 de abril de 2020
CONTAGEM REGRESSIVA PARA REABERTURA DO COMÉRCIO
Rompendo o silêncio que vinha mantendo desde domingo, quando liminar judicial derrubou decreto que permitia a reabertura do comércio no dia seguinte, o prefeito Paulo Piau falou agora à noite a Alternativa, com exclusividade, sobre o assunto.
Piau avaliou como positiva a reunião desta manhã, no gabinete dele. Veja o que ele comentou a respeit “A reunião hoje do Comitê Técnico e do Grupo Estratégico foi muito rica, inclusive com a presença do Dr.Thales (Procurador da República),da Dra. Cláudia (Promotora de Justiça), do Dr.Fabiano Veronês,do Reitor da UFTM e todos mais, exceto o Reitor Marcelo Palmério, que estava em viagem.Detalhamos toda estrutura da Atenção Básica à Média/Alta complexidade para atendimento de todos os procedimentos do dia a dia e para casos do coronavírus. Conclusã nossa rede hospitalar está preparada para suportar o atual estágio de contaminação do vírus, assim como para níveis bem maiores, se assim acontecer.Ou seja, nossa curva está achatada por causa das medidas tomadas e do consequente cumprimento das medidas recomendadas e decretadas...Assim, podemos avançar no ajuste para permitir que as pessoas trabalhem, tenham renda e seja preservado o máximo de empregos, sem abrir mão do absoluto rigor nas medidas de contenção à expansão do coronavírus...De hoje para amanhã (sexta-feira),estaremos burilando tais medidas, dentro de um diálogo técnico, objetivo e respeitoso com as demais Instituições Públicas presentes na vida da sociedade uberabense...Se Deus quiser, e Ele quer, segunda-feira teremos uma nova realidade!”
Oremos!
CARTAS NA MESA
Durou quase cinco horas a reunião dos comitês de enfrentamento da Covid-19 no gabinete do prefeito, na manhã desta quinta-feira. Conforme antecipado por Alternativa, um relatório detalhado sobre a capacidade de atendimento a pacientes com coronavírus nos hospitais da cidade foi apresentado aos presentes, dentre os quais lideranças classistas, reitores de universidades e o Procurador Federal Thales Cardoso, que foi um dos autores da ação que culminou na suspensão do decreto que permitia a volta do comércio às suas atividades na segunda-feira. Desta vez foi tudo detalhado, tintim por tintim, com esclarecimentos consistentes e fartamente ilustrado com gráficos, slides, números e comparativos.
XEQUE MATE
Dentre as informações prestadas pelo Comitê Técnico, o destaque ficou por conta do número de leitos exclusivamente reservados para o atendimento aos pacientes com a Covid-19. O quadro hoje é este: 27 leitos de UTI no Hospital Regional, mais 20 leitos de UTI no Hospital São Domingos e 10 no Mário Palmério. Para o Hospital de Clínicas, que é um hospital de alta complexidade, somente foram reservados os leitos de Pediatria e obstetrícia, para evitar que pacientes com Covid-19 venham a contaminar outros pacientes lá internados com outras patologias graves.
BOAS PERSPECTIVAS
Em meados de março, quando as primeiras providências foram tomadas no enfrentamento à pandemia, Uberaba contava com 128 leitos de UTI em toda a rede hospitalar da cidade. De lá pra cá foram acrescentados 47 novos leitos de UTI, abertos exclusivamente para Covid 19. E, segundo o coordenador do Complexo Regulador Municipal, Raelson Batista, há perspectiva de abertura de mais 32 leitos dedicados de UTI no Hospital Regional, considerando que espaço físico existe lá e equipamentos estão sendo providenciados. Há um plano de ação já elaborado, que prevê a colocação de ventiladores artificiais mais simples nas UPAs em troca dos ventiladores mais sofisticados que lá se encontram e podem ser remanejados para o HR.
RESPIRADORES A CAMINHO
A propósito, a Fiemg Regional Vale do Rio Grande está mobilizada para fazer a doação de novos respiradores artificiais para a rede hospitalar de Uberaba. Presidente Elisa Araújo está empenhada pessoalmente em agilizar essa doação, para reforçar a capacidade de atendimento a pacientes da Covid-19, se necessário. Esses equipamentos não terão de ser devolvidos posteriormente, o que é muito bom.
SOB CONTROLE
De acordo com Raelson Batista, e fundamentado nos parâmetros da OMS e do Ministério da Saúde, nem 50% da capacidade hospitalar instalada será ocupada por pacientes com a Covid-19. Mas, ele adverte que para chegar a esse resultado, será preciso que a população siga as regras normativas de higiene pessoal, distanciamento social etc. Caso contrário, pode haver uma explosão da contaminação e, consequentemente, estourar a capacidade de hospitalização.
E O COMÉRCIO?
Deve sair a qualquer momento um novo decreto permitindo a reabertura do comércio em Uberaba, porém com regras mais rígidas de controle do que aquelas previstas no decreto revogado. Uma reunião será realizada na manhã desta sexta-feira na Prefeitura, visando o alinhamento dos detalhes. O mais provável é que a flexibilização atinja alguns setores do comércio, não todos, como tem ocorrido em cidades da região, como Uberlândia e Ribeirão Preto, por exemplo.
IRRESPONSABILIDADE EXTREMA
Enquanto isso, a quinta-feira foi “daquelas” na Secretaria de Saúde, onde os nervos já andam à flor da pele há vários dias por conta do trabalho extenuante causado pelo coronavírus. Não bastassem todos os problemas, uma agente de saúde testou positivo, enquanto marido está hospitalizado com a Covid-19. Aí veio o pior: a agente de saúde teria escondido dos colegas e dos superiores o resultado do teste, colocando todos eles em risco, assim como os pacientes que atendeu no seu local de trabalho. Pois é. A agente que temia perder o emprego se contasse que estava doente agora corre o risco de ser demitida por justa causa.
JOGANDO O JOGO
Deputado estadual Heli Grilo não confirma, nem desmente sua pré-candidatura a prefeito este ano. Em entrevista ao programa O Pingo do Jota, da Rádio JM, na manhã dessa quinta-feira, ele tangenciou o assunto, mas deixou no ar seu futuro político. Dentre outras coisas, Heli disse que já foi dono de si, mas hoje pertence a um grupo. Portanto, a decisão será “do grupo”. E disse mais: “Se me perguntarem o que eu prefiro, eu direi que prefiro ficar como estou”.
FAMÍLIA, FAMÍLIA...
Ainda sobre a possibilidade de vir a ser o candidato do governo à sucessão municipal, o deputado Heli Grilo disse que qualquer convite nesse sentido terá de ser discutido primeiramente com a família. “Cidadão que não tem apoio dentro de casa não precisa nem tentar disputar nada” – afirmou o parlamentar.
JÁ PASSOU
Já o ex-vereador Samir Cecílio Filho, hoje filiado no Cidadania, garante que não será candidato a nada este ano. Comandado em Uberaba pelo empresário Irizon Arantes, o partido tem como pré-candidato até o momento o vereador Kaká Carneiro. Mas, nos bastidores, comenta-se que o Cidadania esperou até o último minuto por uma decisão de Samir, se iria ou não disputar a Prefeitura de Uberaba…
GRÁTIS
A propósito, Samir defende que a cada 4 anos o Legislativo seja 100% trocado. Criticando o instituto da reeleição, ele defende que o mandato parlamentar deveria ser voluntário, sem ônus para os cofres do município. Ele não pretende disputar cadeira na Câmara, pois entende que já deu sua contribuição. Agora é hora de experimentar outros nomes.
NADA CERTO
Em que pesem as relações amigáveis com os pré candidatos Dê e Thiago Mariscal, o presidente do PSC garante que não há tratativa algum no sentido de uma aliança com o PSL para formar dobradinha visando às eleições majoritárias de outubro. Marcos Gennari afirma que, por enquanto, o Partidão vem conversando com “um leque amplo e plural de forças políticas”.
VOA VOA PASSARINHO
Acredite, se quiser: depois de firmar compromisso com o MDB do prefeito Paulo Piau, o ex-presidente da Cohagra foi parar no PSDB. Isso mesmo. No prazo de revisão das filiações partidárias, Jammal acabou batendo asas para o ninho tucano...