Enfim, o BRT/Vetor!
Oficialmente, o Vetor entra em circulação hoje. Mas na volta de estreia do Vetor, na manhã desta sexta-feira, o prefeito Paulo Piau fez o seu mais forte pronunciamento até agora. Um desabafo “daqueles”! Primeiro ele relatou os diversos problemas para colocar o Vetor em funcionamento, elencando desde as falhas no projeto até problemas com depredação das estações tubulares. Segundo Piau, tudo isso prejudicou a implantação do BRT e desabafou: “Uberaba não tem problemas, tem desafios e nós estamos tendo a coragem de enfrentá-los, até mesmo tomando medidas a princípio impopulares, como foi o caso de mexer no centro da cidade, mas as pessoas já estão entendendo que era necessário”.
Lavando a alma
Piau também “lavou a alma”, ao externar toda a sua indignação com as críticas que tem recebido, sobretudo de que seu governo é lento e está acabando com o centro da cidade. Veja o que ele disse: “Às vezes fico triste de ver a Leopoldino com grades, mas se elas ajudarem a salvar ao menos uma vida já terá valido a pena. A minha ordem foi clara, podemos iniciar o Vetor em caráter experimental, mas não vamos abrir mão da segurança das pessoas. Eu disse à minha equipe: eu pago o desgaste político das mudanças e da demora na conclusão da obra, mas sem segurança eu não inauguro o Vetor”.
Sangria dos cofres públicos
Prefeito também voltou a criticar seu antecessor, embora reconhecendo que o mérito da iniciativa do BRT é do governo passado. Reclamou que todos os pagamentos das despesas (cerca de R$19 milhões) para implantação do sistema viário acabaram saindo dos cofres do município, porque o governo anterior não buscou os recursos necessários junto ao governo federal. “Poderia ter buscado esse dinheiro em Brasília”, sentenciou o prefeito.
Ajuste já! - Dois gargalos do trânsito do sistema Vetor já foram identificados e precisam ser alterados o mais rápido possível pela Prefeitura. Os nós estão justamente nas duas rotatórias próximo aos terminais. Ao receber as queixas, o prefeito mandou chamar de volta a consultoria contratada para que dê jeito no trânsito dos locais. Oremos!
Pra ontem! - Mal terminou a Linha Verde do Vetor, a equipe da PMU começa a trabalhar nos outros dois trechos segunda-feira, o sudeste e sudoeste. A obra agora promete ser mais rápida, porque já virão contemplados os projetos de semaforização e segurança, esquecidos no projeto original.
Só pepinos
Piau rasgou o verbo ontem também sobre o Água Viva. O prefeito destacou que a obra começou no governo de Marcos Montes, se estendeu na gestão de Anderson Adauto e agora vai se completar no dele. “Às vezes ouvimos críticas de que está demorando, mas não está demorando de agora. A demora vem de muito tempo e eu entendo as dificuldades que os governos anteriores também tiveram, entendo de verdade. Vamos terminar o Água Viva no nosso governo. A Santos Dumont, por exemplo, temos que pagar 30% de contrapartida, o que significa que a parte mais cara ficou pra nós. Mas não vamos desistir”, disse.
Pepino grande
Por falar em pepinos, o prefeito terá de descascar também a mudança no comando da Secretaria de Defesa Social. A titular Ângela Dib garante que não pretende pedir exoneração, e que não foi comunicada oficialmente sobre a intenção do prefeito de substituí-la. Arrematou dizendo que gostaria muito de terminar o trabalho que começou...
Fora do compasso
Segundo comentários de bastidores, já vem de longa data o desgaste da relação entre a secretária Ângela Dib e o prefeito por causa da atuação excessivamente “independente” dela em relação às ações de governo. A gota d’água, segundo as más línguas, teria sido o patrocínio dado à edição de um livreto da ordem de R$15 mil, quando o prefeito preferia que os recursos fossem usados na compra de cestas básicas.
Dever de casa
Kits escolares serão entregues aos alunos da rede municipal apenas na segunda semana de fevereiro, embora o início do ano letivo esteja marcado para esta terça-feira, dia 3. Parte do material já foi entregue, mas ainda falta o restante. Como em anos anteriores, os kits 2015 vão incluir agenda para os estudantes. Desta vez, sem foto do prefeito na capa.
Sábado cultural
Hoje pela manhã, no Cine Teatro Vera Cruz, os amigos vão prestigiar o imortal João Eurípedes Sabino no lançamento do seu novo livro, “O Zote que eu vi”, com histórias inéditas sobre um dos mais famosos personagens de Uberaba. E, às 16h, na Fundação Cultural, será a vez do querido amigo Raimundo Sarkis lançar o seu livro “Minha paixão pelo esporte”. Sábado rico em eventos culturais na cidade.
Casa e Estilo
Amanhã tem “Casa & Estilo”, caderno especial sobre decoração, com 24 páginas totalmente em cores, produzidas pela equipe do JM com a colaboração dos mais renomados profissionais da área. Não perca! Ficou show!