Prestação de contas
Prefeito Paulo Piau reúne imprensa e lideranças comunitárias amanhã, no anfiteatro da PMU, para apresentar o balanço oficial de seus primeiros 12 meses de governo. Prestação de contas ficou extensa, repleta de informações, números, dados que retratam avanços em várias direções, alcançados ao longo de 2013. É bem verdade que algumas ações foram silenciosas, mas de grande impacto na vida das pessoas. É o caso da contratação de médicos e paramédicos para reforçar os quadros nas UPAs, onde antes a principal queixa eram a falta desses profissionais e a demora no atendimento à população.
A zero
Piau deverá destacar, ainda, outras conquistas importantes na área da saúde. Uma delas é o conjunto de ações para conter o avanço da dengue em Uberaba, com resultados palpáveis. Outra, o controle dos estoques de medicamentos, reduzindo consideravelmente as queixas contra falta de remédios. Por último, a redução drástica de ações judiciais movidas contra a Prefeitura para assegurar o fornecimento de remédios específicos. Ainda que os problemas na saúde pública pareçam um saco sem fundo, alguns deles conseguiram ser minimizados em Uberaba.
COMPLEMENTAÇÃO
Parte dos bons resultados alcançados com a melhora no atendimento nas UPAs está diretamente relacionada com a nova política salarial para profissionais de saúde. Não há dúvida. A melhor remuneração atraiu mais médicos, que saltaram de 152 plantonistas, em 2012, para 171, em 2013. Com base nessa experiência, o secretário Fahim Sawan pretende colocar os cinco centros de especialidades para funcionar direito este ano. Vai reforçar a contratação de ginecologistas, neurologistas, psiquiatras, dermatologistas, gastroenterologistas, entre outros profissionais de grande procura pela população. Claro que o salário terá de ser convidativo – admite Fahim.
Segurança – Por falar em atendimento melhor à população, o secretário Fahim Sawan está convencido da necessidade de reforçar a segurança nos postinhos de saúde nos bairros mais distantes, se quiser garantir o funcionamento deles até 22h. Verdade seja dita: a violência afugenta mais os profissionais de saúde das UBS do que baixos salários...
Segurança armada – A propósito, prefeito Paulo Piau vai mesmo contratar segurança armada para prédios públicos em locais considerados “de risco”. Estão incluídos aí alguns prédios de escolas municipais e unidades básicas de saúde.
Novo foco
Voltando ao balanço do governo municipal, um dos itens que serão destacados é a aprovação de novas empresas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Com a mudança de foco no comando da pasta, os pequenos empresários locais ganharam mais espaço. O balanço vai mostrar que mais de 80 empresas foram viabilizadas no ano passado, especialmente as pequenas, locais, que geram empregos e pagam impostos aqui.
Vem que tem
Secretário-executivo do PAC, o superpoderoso uberabense Maurício Muniz passou o fim de semana na cidade e foi visto em companhia do prefeito Paulo Piau e de vários secretários municipais em choperia da cidade. O tema da conversa parecia distante dos assuntos de trabalho, considerando as risadas consecutivas de ambos...
Por pouco
Antiga rotatória de acesso ao conjunto Beija-Flor está com os dias contados. Será demolida, agora que a nova rotatória está pronta na avenida João Dalacqua, um pouco mais acima. Mudança de local da rotatória foi determinada por razões de segurança.
Pra pensar
Dos 1.171 internautas que votaram na enquete do JM Online esta semana, 38,9% responderam que o CentroPark é o local ideal para o carnaval de rua em Uberaba. Quase empatou com a avenida Leopoldino de Oliveira, que ficou com 37,8% dos votos. Outras opções foram a praça da Mojiana (7,4%) e o Piscinão (15,9%). Vox populi...
Pendurando chuteiras
Exemplo de profissional íntegra, corretíssima e altamente competente, Márcia Moreno Campos está se aposentando na Receita Federal. Márcia vai fazer falta ao serviço público.
Formaturas – Em plena temporada de formaturas, o Jornal da Manhã lança uma edição especial sobre o tema nesta quinta-feira, com 12 páginas de muitas informações interessantes para formandos e familiares. Fique atento e reserve seu exemplar do JM, porque vai valer a pena!