Situação financeira da Prefeitura de Uberlândia não parece nada confortável. Credores reclamam de atrasos nos pagamentos, incluindo prestadores de serviço dos mais diversos segmentos, desde saúde até obras, passando por pequenos fornecedores de insumos. O volume de reclamações cresce a cada dia, a ponto de ganhar destaque nos principais veículos de comunicação da cidade vizinha. Atrasos nos repasses de emendas parlamentares às instituições, como Apae, impactam o funcionamento delas, porque elas não recebem o que têm de direito e acabam não conseguindo honrar os débitos com os seus fornecedores. Virou uma bola de neve, comprometendo o comércio, a indústria e os prestadores de serviço de modo geral. Se não bastasse, os aposentados não conseguem receber seus benefícios, e quando reclamam recebem como resposta que não há previsão para pagamento. Xiiiii.
SOB CONTROLE
De modo geral, os municípios brasileiros estão todos – ou quase todos – passando muito aperto financeiro, em especial os maiores. Aqui em Uberaba, a situação está menos complicada. Mas a prefeita Elisa conta que não estranha esse quadro preocupante na vizinha Uberlândia: “O (ex-prefeito) Odelmo já dizia dos desafios, antes de sair. Lá, por exemplo, eles custeiam muita coisa pelo município que aqui eu já consegui credenciamento para recebermos dos Governos Federal e Estadual. Eu estou lutando para não termos problemas. Contratei uma consultoria para irmos a fundo numa gestão eficiente e fazermos mais com menos. Temos planejamento, controle, enxugamento de gastos e ainda estamos enfrentando desafios históricos. Imagine alguém irresponsável assumindo a gestão pública? Deus nos livre” – comentou Elisa, em conversa com a colunista nesta sexta-feira.
“DEU BOM”
Ora, ora, vejam só: a Ubervan vai assumir o transporte escolar rural pelos mesmos preço e condições da Gathi. Isso mesmo. Lá atrás, quando a Gathi ganhou a concorrência com preço bem menor, a Ubervan alegou que o contrato seria inexequível. Mas, agora, topou! Acerto foi sacramentado com o município nesta sexta-feira e a partir de segunda-feira a Ubervan já estará na ativa, transportando professores.
REAJUSTE
De acordo com o que apurou a coluna, ficou acertado entre a Ubervan e a Prefeitura que haverá um reajuste de preços para garantir a prestação do serviço de transporte escolar rural. No entanto, o percentual ainda não estaria definido. Ou talvez esteja ainda em estudo ou sendo guardado a sete chaves – quem sabe?
REAÇÃO
Quem acha que o pessoal do Departamento de Posturas anda “devagar” em Uberaba, veja essa: na edição do Porta Voz desta quinta-feira foram publicados editais de intimação para contribuintes retirarem parkelets no prazo de 30 dias, e outros para apresentarem defesa (se quiserem) contra autuação por perturbação do sossego. Teve notificação também para proprietário de imóvel promover limpeza da piscina de sua residência.
PROVA DE VIDA
Por falar no jornal oficial do município, a edição desta sexta-feira traz a convocação de dezenas de aposentados e pensionistas do IPSERV para fazerem prova de vida, sob pena de suspensão do benefício. A relação nominal é bastante extensa.
DOIS PESOS, DUAS MEDIDAS
Sabe por quanto o Centro Esportivo JK, com ginásio poliesportivo, está alugado para a Funel? Pouco mais de R$ 5 mil por mês. Pois é. E pensar que a locação do prédio onde funcionam os gabinetes dos vereadores custa R$ 54 mil mensais...
ÁREA
Associação Católica Discípulos da Cruz acaba de ser contemplada com cessão de área pública de 2.800 m2. Já a Igreja Evangélica Assembleia de Deus ganhou 453 m2 para ampliação da sede da instituição, com o objetivo de expandir as atividades oferecidas à comunidade.
FILHO ÚNICO
Sessões de julgamento da Junta Administrativa de Recursos de Infração, a JARI, realizadas em dezembro, só acataram um dos 25 recursos julgados. Os outros 24 tomaram “bomba”.
VEM QUE TEM
Acredite, se quiser: a vereadora Ellen Miziara vai compor a comissão julgadora da Corte do Carnaval de Uberaba, responsável pela escolha do Rei Momo, da Rainha e da Princesa do carnaval. Será a única representante do Legislativo nesse time.
POR QUE NÃO?
Já o vereador Paulo César Soares, o China, esteve no programa O Pingo do Jota desta sexta-feira e confirmou sua intenção de disputar cadeira na Assembleia Legislativa mineira, pelo PCdoB. China disse que foi praticamente intimado pelo presidente do partido em Minas a lançar seu nome este ano. Ao ser pedida sua avaliação sobre o excessivo número de candidatos na disputa e os potenciais prejuízos dessa multiplicidade para Uberaba, o vereador não se fez de rogado. Alegou que está no seu sétimo mandato, obteve mais de 1.700 votos na última eleição, e nunca teve seu nome testado para deputado. Segundo ele, outros pré-candidatos já disputaram várias vezes, sem sucesso.
CONSCIÊNCIA
Ainda de acordo com o vereador China, se as pesquisas mostrarem que ele não tem chance alguma de se eleger, poderá desistir da disputa. No entanto, ele desabafou: “quero saber quem aí pode bater no peito e dizer que está eleito”, contestando as projeções matemáticas de seus adversários nas pesquisas de intenção de votos.
O certo é que nenhum candidato conseguirá se eleger apenas com votos de Uberaba. Se não buscarem reforço em outros municípios irão apenas atrapalhar aqueles candidatos com chances reais de vitória.
POSSE
Nova diretoria da ACIU toma posse no dia 26 de janeiro, última segunda-feira do mês. Renovada, a diretoria terá reforço feminino na sua composição para o biênio 2026/27, além da participação de jovens empresários e profissionais liberais de destaque na cidade. Solenidade de posse está marcada para às 19h, na sede da ACIU.
RENOVAÇÃO
Também a ABCZ dará posse à sua nova diretoria no dia 7 de fevereiro, no seu Centro de Eventos RKC. A presidência volta para as mãos de Arnaldo Manoel Machado Borges, um dos grandes expoentes da pecuária zebuína brasileira, além de ser a maior referência técnica nacional em zebu.
PREOCUPANTE
"Restrições de crédito, concorrência elevada da China, condições climáticas desfavoráveis restringiram a demanda por fertilizantes no último trimestre de 2025. Esse cenário impactou o desempenho da Mosaic Fertilizantes, cuja principal planta de fertilizantes no Brasil está em Uberaba. De acordo com a CNN Money, com base no boletim divulgado pela companhia nesta sexta-feira, a Mosaic admitiu que o mercado de fertilizantes enfrentou uma retração mais forte do que o esperado no quatro trimestre do ano passado, com queda relevante na demanda no Brasil e na América do Norte.
ADVERSIDADES
De acordo com a CNN Money, "no Brasil, o mercado de fertilizantes se deteriorou ainda mais ao longo do quarto trimestre, segundo a Mosaic. O cenário combinou restrições mais severas de crédito para produtores rurais e maior competição entre fornecedores, impulsionada pela entrada de fertilizantes fosfatados menos concentrados vindos da China. Os produtores rurais realizaram compras de fertilizantes com menor concentração de nutrientes em uma tentativa de reduzir custos de produção, o que levou a uma importação recorde no país pelo crescimento do volume. Esse conjunto de fatores reduziu a demanda e pressionou os preços, levando a Mosaic Fertilizantes a registrar volumes de vendas bem abaixo do esperado. "
DE OLHO
Prefeita Elisa está acompanhando há algum tempo essa situação da Mosaic em Uberaba, igualmente preocupada com os seus desdobramentos. Elisa chegou, inclusive, a interceder por duas vezes junto ao governador Romeu Zema para conseguir a revalidação dos benefícios concedidos ao setor de fertilizantes, especialmente à Mosaic, que é um dos expoentes do nosso parque industrial. A situação é bastante complexa, sobretudo quando analisada à luz da concorrência predatória da China. Olha. Se o governo federal não tomar uma atitude, a indústria de fertilizantes entrará em colapso no país. Em vez de prosperar, como se esperava desde a guerra da Ucrânia, poderá sucumbir. Ou Lula abre os olhos e toma uma atitude para preservar as indústrias de fertilizantes e seus respectivos empregos, ou vamos ver a multiplicação de fábricas fechadas e mão de obra dependente de bolsa família.