Cautela e caldo de galinha...
Foi prudente a decisão da Guarda Municipal de suspender a deflagração da greve nesse momento e optar pelo diálogo. Na segunda-feira deve ser confirmada a reunião entre lideranças do movimento da GM e o prefeito Paulo Piau. Será um bom momento para as partes colocarem as cartas na mesa. De um lado, os GMs reivindicam melhores condições de trabalho e reajuste salarial, item este que dificilmente será atendido. Fora de data-base da categoria, não se justifica o aumento isolado para uma única categoria de servidores municipais. Já as condições de trabalho podem e devem ser revistas, até para que a Guarda Municipal possa justificar sua existência e dar respostas à população. Afinal, toda vez que a comunidade reclama que a Patrulha do Silêncio é um engodo ou que a GM só serve para aplicar multas de trânsito, a GM reage dizendo que lhe faltam condições para trabalhar e cumprir a contento sua verdadeira missão. A hora de resolver esse impasse chegou.
Segurança privada
Um dos motivos que teria servido para arrefecer o espírito grevista dos guardas municipais foi a disseminação de informação dando conta da intenção do prefeito Paulo Piau de extinguir a GM e contratar segurança particular, como fez no Cemea e CEU. Essa ameaça, porém, não passou de especulação. Mas que tem muita gente querendo saber quanto custa aos cofres públicos manter a GM, isso tem...
Big Brother da dengue
Diante da nota na coluna Alternativa desta sexta-feira, o secretário de Comunicação, Denis Silva, sugeriu ao secretário de Saúde que o programa de monitoramento das infestações do Aedes aegypti seja disponibilizado na internet. Seria uma espécie de algo como o Big Brother Dengue. Denis entende que, dessa forma, a população dos bairros mais afetados poderá ajudar no combate, acompanhando as ações em tempo real. Além disso, durante todo o período crítico, a Comunicação e a Secretaria de Saúde vão disponibilizar boletins semanais dos maiores índices de infestação, possibilitando o engajamento da população nas ações de combate ao mosquito da dengue. Pois é. Como diz o slogan do JM, informação é tudo!
Disque-Buraco – Alavancado pelo sucesso do 115 do Codau, a Administração Paulo Piau deve anunciar nas próximas horas a criação do Disque-Buraco. Uma linha exclusiva será criada para receber informações da população sobre novas crateras em vias públicas e reclamações sobre o serviço de tapa-buraco.
Casamento perfeito - Deputado federal Narcio Rodrigues comemora amanhã à tarde seus 20 anos de filiação (e amor incondicional) ao PSDB. Pré-candidato tucano ao Governo de Minas, Pimenta da Veiga já confirmou presença no festão que será realizado em Frutal.
Agora vai
Já está no Porta-Voz o decreto (nº 1.563) de utilidade pública de área escolhida para receber o modal ferroviário com que Uberaba tanto sonha e que pode ser viabilizado pela Vale na virada do ano. O decreto de utilidade pública é o primeiro passo para posterior desapropriação da área, e nele consta expressamente que o município pretende implantar ali um Terminal Ferroviário para Armazenagem e Transbordo de Cargas, integrando Uberaba e região à malha ferroviária do Corredor Centro-Sudeste ao Porto de Santos, permitindo assim o escoamento da produção do município e região. O imóvel rural no caso é de propriedade de Francisco Martins Teixeira.
Andando
“Natal em Canto e Luz” vai a Sacramento amanhã, com o coral dos alunos das escolas públicas de Uberaba, a orquestra da Polícia Militar e estudantes dos colégios Tiradentes e Dr. José Ferreira. Apresentação será às 20h.
Leilão
A quinta edição do Leilão do Instituto Boa Fé em prol do Hospital Dr. Hélio Angotti será hoje, das 13h às 20h, na Leilopec. Nas quatro edições anteriores foram arrecadados mais de R$2 milhões, investidos na aquisição de medicamentos para mais de quatro mil pacientes oncológicos.
Jovem e talentoso advogado uberabense Lúcio Delfino acaba de conquistar mais um diploma “de peso”. Terminou o mestrado em Direito Processual Garantista, que ele cursou na Argentina. Lúcio já tem doutorado pela PUC-SP e se prepara para o pós-doutorado pela Universidade Unisinos, situada em São Leopoldo (RS), sob a orientação do professor Lênio Luiz Streck, um dos maiores expoentes do Direito no Brasil. Lúcio é extremamente discreto, mas dois feitos dessa magnitude não podem passar em branco e merecem todos os aplausos