Novos cemitérios, novo conceito
Em entrevista à Rádio JM nesta sexta-feira, o secretário municipal de Planejamento confirmou que há três áreas em estudo para implantação de novos cemitérios em Uberaba. Segundo Cláudio Junqueira, uma dessas áreas pertence à família do agropecuarista Rui Barbosa e se localiza próximo ao presídio. A outra situa-se nas proximidades dos conjuntos Beija-Flor e Alfredo Freire, enquanto a terceira fica próxima ao Distrito Industrial 4.
Terceirização dos cemitérios
Também em estudo na Prefeitura de Uberaba está a proposta de terceirização dos novos cemitérios. Há pelo menos três grupos empresariais interessados em firmar parceria com o município para a gestão dos cemitérios. Um deles é capitaneado por empresário do segmento funerário, que pretende implantar na cidade o primeiro cemitério vertical dotado de estrutura própria para um crematório.
Crematório aqui
Há anos a ideia de instalar um crematório vem sendo ventilada em Uberaba, e chegou a ser tentada no governo passado, sem sucesso. Agora está mais perto de se tornar realidade. Vale lembrar que até meados dos anos 90 o Brasil contava com um único crematório, o de Vila Alpina, em São Paulo. Hoje são mais de 30 espalhados pelo país. E, cá pra nós, há uma série de razões para as pessoas optarem pela cremação, inclusive de ordem financeira. A cremação é infinitamente mais barata do que o enterro tradicional, considerando preço de caixão, jazigo, sepultamento e taxas cobradas pelo município.
Garantido - Prefeito Paulo Piau garantiu à colunista que no seu governo não haverá atraso na liberação dos salários dos servidores. Todo 5º dia útil do mês o tutu estará na conta de todo mundo.
Sorte grande! - Magda Braga Tarquínio e Gustavo Sousa de Oliveira foram os premiados no último sorteio da promoção de Natal do Shopping Uberaba. Cada um dos dois levou para casa um veículo 0km. Na urna foram depositados mais de 45.500 cupons ao todo.
E o IPTU???
Vereador Marcelo Borjão não aceitou as explicações oficiais sobre o índice de reajuste do IPTU para este ano. Ontem, Borjão e um grupo de outros nove vereadores estiveram com o prefeito Paulo Piau, reivindicando a revisão do índice de 12%, bem acima da inflação oficial de 2013, já que o índice escolhido pelo governo municipal engloba meses de 2011 e 2012. Na reunião, o prefeito explicou que não poderia abrir mão desse índice, sob pena de responder por renúncia fiscal. Mas, ao defender o uso apenas do IPCA de janeiro a dezembro de 2013 para a correção do imposto, Borjão ponderou que se eventualmente houver alguma acusação de renúncia fiscal, não será contra ele, Piau, mas contra seu antecessor, que não usou o IPCA cheio em 2011 e 2012 para os reajustes anteriores do IPTU. Em tese, cabia ao prefeito da época aplicar a correção integral do imposto sob pena de responder por renúncia fiscal. A penalização não atinge o sucessor. Além disso, Borjão insistiu que o IPCA acumulado no período de novembro de 2011 até agora foi superior a 20%, contra os 12% usados pelo governo atual para o reajuste do IPTU 2014. Portanto, se o temor do prefeito é de responder por renúncia fiscal, ela estaria configurada na diferença de 8% que deixou de ser aplicada agora. E agora?
Descontaço
Em compensação, ficou fixado em 20% o desconto para pagamento do IPTU à vista e adiado para 10 de abril o vencimento da primeira parcela ou parcela única do imposto. Já valeu.
De olho na dengue
Secretaria de Saúde estreou 2014 alertando a população sobre os riscos de novo surto ou epidemia de dengue em Uberaba. Mas há mais de 30 dias esta coluna puxou as orelhas dos agentes de saúde que andam negligenciando as visitas domiciliares, especialmente em bairros que já foram focos importantes do mosquito transmissor, como o Olinda.
Mão de ferro - As demandas de imóveis sujos ou com edificações abandonadas representaram o maior número de denúncias ao município, totalizando 38% de todas as autuações lavradas pelo departamento de Posturas em 2013. É bem verdade que em alguns casos os proprietários de ressentiram do que chamaram de “perseguição” e, em outros, os fiscais parecem não enxergar o problema, como no Parque das Américas, onde ouvinte da Rádio JM já se cansou de pedir socorro à Prefeitura. Ontem ele insistiu novamente com o secretário Cláudio Junqueira, mesmo ciente de que essa tarefa não compete a ele. Ainda assim o secretário anotou o endereço e prometeu ajuda.
De volta ao que era
Se depender do vereador João Gilberto Ripposati, o mandato da Mesa Diretora na Câmara de Uberaba voltará a ser de dois anos, sem direito à recondução. Entende o edil que um ano é tempo insuficiente para a gestão do Legislativo. No passado, o mandato era de dois anos, o que foi alterado no fim de 2012.
Papo pro ar
Nos próximos 10 dias esta coluna estará sob a batuta da querida amiga e colega jornalista Gê Alves. Chegou minha vez de descansar, finalmente...