(Foto/Divulgação)
O assunto desta quinta-feira foi a situação crítica do prédio onde funciona a Escola municipal Uberaba. Desde 2022 a escola vem sendo notificada pelo Corpo de Bombeiros para tomar providências para conter os problemas estruturais no imóvel, mas as medidas não foram adotadas. Pois bem. Os bombeiros e a Defesa Civil estiveram na escola nesta quarta-feira, onde constataram problemas agravados e acabaram isolando uma parte considerável do prédio, incluindo salas e banheiros. Tecnicamente, o comandante do Corpo de Bombeiros, Ten.Cel. Josias Soares de Freitas Júnior, explicou que não houve interdição do prédio. Mas a escola foi autuada, certamente por negligência no cumprimento de medidas determinadas em notificações anteriores.
“CALAMIDADE”
Em suas redes sociais, o vereador Túlio Micheli mostrou imagens da Escola Municipal Uberaba, onde esteve na tarde desta quarta-feira. Pouco antes ele havia recebido denúncia de pais, dando conta de que o telhado do imóvel estava cedendo. Segundo Túlio, “o que se viu nessa escola, que é de 1973, é uma calamidade”. Disse que quando chegou lá, felizmente a diretora já havia retirado as crianças das salas comprometidas, por precaução. Viaturas dos bombeiros estavam lá, assim como os adjuntos de Governo, Netão, e de Defesa Social, Ulysses Lamas.
TRANSFERÊNCIA
Ainda nesta quinta-feira, o vereador Túlio Micheli protocolou ofício nas secretarias de Educação, tanto municipal quanto de Estado, sugerindo que os 1.300 alunos da Escola Uberaba sejam transferidos para a Escola Estadual Castelo Branco, até que os reparos sejam feitos no prédio comprometido.
VAI TER AULA
No início da noite, a Secretaria de Comunicação esclareceu que foram 5 salas isoladas e, por isso, as aulas não serão suspensas na Escola Uberaba nesta sexta-feira. Garantiu que engenheiro da Defesa Civil fará as análises e em seguida será iniciados os reparos. Segundo a SeCom, os problemas detectados no prédio da Escola Uberaba “foram decorrentes das chuvas dos últimos dias, que pesaram o telhado”. Seja como for, não dá para correr o risco de deixar as crianças num prédio comprometido, pois as chuvas persistem e podem dificultar a execução dos reparos. Até lá, a prudência manda que os alunos sejam transferidos para local seguro.
VAI NÃO!!!
Presidente do PSDB/Uberaba, Tiago Tiveron esteve com o deputado Aécio Neves em Brasília, nestas terça e quarta-feiras, e voltou lá de convencido que o seu partido não vai morrer. Segundo ele, a hipótese de incorporação a outro partido já foi descartada. “Acho que aquela linha com PSDB, Podemos, Solidariedade e talvez o Cidadania é um caminho a ser tomado. Basta saber se fusão ou ampla Federação” – disse. Além disso, Tiago acredita que se houver fusão como MDB, o rumo seria criar um novo partido, assim como no caso de fusão com o Republicanos. A hipótese mais remota, na avaliação do líder tucano, seria a incorporação do PSDB pelo PSD de Gilberto Kassab.
PROBABILIDADE
“Pelo que ouvi e pelo que conversamos, a primeira opção seria ampla Federação com PSDB, Podemos e Solidariedade. A segunda opção é a fusão com MDB, e também tem conversas adiantadas de fusão com o Republicanos, porém esses dois últimos, seriam Fusões, ou seja, a criação de uma nova sigla. Já a incorporação está fora de cogitação” – ressaltou Tiveron. Ele ainda destacou que os tucanos têm de tomar decisão rapidamente, porque a cláusula de desempenho prevista na legislação eleitoral exige 13 deputados federais em 9 estados diferentes. Se não alcançar esses números, o partido perderá o direito ao fundo partidário. Pobre PSDB... Está respirando por aparelhos e lutando para viver!
ESSA NÃO
Nas suas redes sociais, o deputado federal Aécio Neves postou a seguinte declaração: “Não há possibilidade de o PSDB ser incorporado por quem quer que seja, porque isso significaria a extinção de um partido que tem um projeto para o Brasil. Essa conversa inclusive nem deveria existir. Não estamos em busca de fundo eleitoral, nem cargos em governos”. Hummmmm
INOVAÇÃO
Pesquisadores da Epamig e Embrapa apresentaram à Codau, nesta quinta-feira, uma proposta de parceria para criação do primeiro complexo experimental nacional para estudo de biossólidos na agropecuária a ser instalado na Fazenda da Epamig em Uberaba. Trocando em miúdos, o projeto prevê a utilização do lodo de esgoto gerado nas Estações de Tratamento da Codau como adubo para o agro. A Codau produz, em média, 250 toneladas de lodo de esgoto por mês, volume este que hoje é destinado ao aterro sanitário, sem aproveitamento algum. A ideia dos pesquisadores da Epamig e Emater pode até soar esquisito, mas aposto que tem fundamento.
URGENTE
Acesso da avenida Abílio Borges ao conjunto Valim de Melo precisa de sinalização, em caráter de urgência urgentíssima.
OLHA ELE AÍ
Ex-presidente do Republicanos em Uberaba, Leonardo Queiroz é o mais novo filiado do PL. Ele assinou a ficha de filiação nesta quinta-feira, na presença do presidente Valdemar Costa Neto, abonado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e apadrinhado pelo deputado federal Maurício do Vôlei. Veja a foto:
(Foto/Divulgação)