Marilu Teixeira
Redatora Interina
marilu@jmonline.com.br
Foto/ Divulgação
Estudante Sara Eduarda dos Santos Borges, de 14 anos, acaba de conquistar sua terceira medalha de ouro
Barba de molho
Prefeito Paulo Piau está entre a cruz e a caldeirinha. Não tem jeito, vai ter que cortar na própria carne. Diante da crise financeira, vai ter que reduzir o pessoal. E os que vão sentir primeiro a tesoura serão os servidores comissionados que já podem colocar a barba de molho. A determinação já foi dada para o corte de horas extras que terão de ser zeradas. Num segundo momento, caso o cinto tenha que andar mais um furo, concursados podem ser dispensados. A Prefeitura já acumula dívida de R$ 56 milhões por causa da falta de repasses do Estado. A que ponto chegamos, hein...
Meio período
Também o expediente da Prefeitura vai ficar reduzido a partir do dia 1º de dezembro. O prefeito determinou que o horário de funcionamento interno vai ser do meio-dia às seis da tarde, seguindo o mesmo horário de atendimento ao público. Decreto de emergência financeira será publicado na semana que vem.
Voltando atrás
Falando no prefeito, ontem Piau confirmou, em reunião com os vereadores Kaká Carneiro e Fernando Mendes, que irá reavaliar o projeto Complexo Viário Sul. Ele vai estudar novas alternativas e deve abandonar a ideia de implantar mão única na avenida Marcus Cherém, bem como a construção de viaduto na rotatória do Parque Fernando Costa. Nenhuma das medidas agradou moradores, comerciantes e direção da ABCZ. Ontem mesmo a coluna trouxe informação de que o pessoal continua mobilizado e que o assunto ainda ia dar muito o que falar. E deu!!!
Nem todos
Cada deputado federal tem direito de nomear 25 assessores e mais alguns pela bancada. O governador eleito, Romeu Zema está indignado e conta na última live, postada nas redes sociais, junto com o deputado federal eleito Tiago Mitraud, que o Novo não vai nomear todos. Como o partido elegeu oito deputados, são 200 assessores, além de 38 pela bancada. E pensar que a Câmara é composta por 513 parlamentares. Haja assessor!!!!!
Batata quente
Vereadores pretendem rever a aprovação do projeto que aumentou o número de cadeiras para a próxima legislatura na Câmara Municipal. Já tramita projeto que reduz para nove cadeiras, mas pelo que vem sendo cogitado, intenção dos atuais vereadores é manter o atual número de 14 cadeiras para a próxima legislatura. Discussão polêmica que deve ser conduzida pelo próximo presidente, ou seja, Ismar Marão.
Protelando...
Ninguém conta, mas a respeito das demissões da Funepu, segundo rádio peão, o dinheiro para as rescisões foi garantido desde o início do ano pelo Governo Federal, com depósito em conta, inclusive. E esse tempo foi suficiente para fazer os processos de contratação de prestadores de serviço, licitação ou processo seletivo pela empresa terceirizada, a Ebserh. E, pasmem! Nada foi feito. O que estranha é só anunciar por esses dias as demissões, em torno de 500, sem nenhum planejamento ou estratégia para substituir essa mão de obra. Seria má gestão?
E agora, José?
Sabe-se que setores importantes, como o faturamento, que tem quase a totalidade dos trabalhadores da Funepu, serão prejudicados. Pior que o descaso com o funcionamento do hospital, é o tratamento que está sendo dispensado às pessoas atingidas por esta decisão. Pais e mães de família, que dedicaram uma vida inteira ao hospital escola, ouviram do responsável e portador da triste notícia que nada poderia ser feito... Será mesmo?
Exemplo
A estudante Sara Eduarda dos Santos Borges, de 14 anos, acaba de conquistar sua terceira medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática. A aluna no 9º ano da Escola Estadual Minas Gerais, que também conquistou ouro esse ano na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e menção honrosa na Olimpíada de Ciências, já tem uma medalha de bronze conquistada no primeiro ano de sua participação na Obmep. Um exemplo de dedicação e que estudar só depende da vontade de cada um.
Premiado
Falando em mérito, Rodolfo Nogueira, paleoartista uberabense que ganhou o Prêmio Jabuti com o livro O Brasil dos Dinossauros, será homenageado pelo vereador Franco Cartafina com Diploma de Honra ao Mérito. Entrega será em dezembro. Rodolfo recebeu a notícia e aceitou com muita alegria e humildade.
Comenda
Dia 28, às 19h, os Acadêmicos Guido Bilharinho e Marta Zednik de Casanova receberão a comenda Dr. José Mendonça conferida a cada dois anos a pessoas ou instituições que se destacam no cenário cultural. Parabéns!!!
Foto/Leitor
Moradores da comunidade Santa Fé reclamam da situação precária das ruas do local e fazem um apelo às autoridades competentes; em dias de chuva a população tem que andar de barco. Ninguém merece!