Daniela Brito - redatora interina
daniela.brito@jmonline.com.br
Natal
Prefeitura optou por iluminar as praças da cidade ao invés de espalhar aquelas “luzinhas” pelas ruas de Uberaba. Bem interessante. Até porque a decoração das ruas nunca foi tão bonita assim, para falar a verdade. No total serão dezenove praças decoradas, incluindo as tradicionais (Rui Barbosa, Santa Rita, Correios, Mojiana, ABCZ, Abadia) até aquelas instaladas em bairros mais distantes, como, por exemplo, no conjunto Alfredo Freire.
Eventos
Com o tema “Natal da Gente”, a programação de fim de ano inclui apresentação da orquestra de Ouro Preto e o lançamento do módulo 1 da Orquestra Sinfônica de Uberaba. Também haverá programação específica nas praças da Concha Acústica, Dom Eduardo e do Quartel. A abertura é no dia 10 de dezembro na praça Rui Barbosa. O Papai Noel chegará à praça Magalhães Pinto com direito a receber as chaves da cidade pelas mãos do prefeito Paulo Piau. O réveillon será no Parque das Acácias, com diversas apresentações e quinze minutos de queima de fogos.
Trocadilho
Durante a divulgação da programação natalina ontem à imprensa e aos representantes classistas, o prefeito Paulo Piau disse que o Natal será sem “cheiro de gás”, tendo em vista o recente anúncio do gasoduto pelo governador Antonio Anastasia.
Confraternização - Associação de Profissionais de Propaganda (APP) de Uberaba promove confraternização, neste sábado (7), com objetivo de mostrar a força do setor. Nesse ano, a entidade realizou várias ações cujo maior objetivo foi oferecer capacitação aos profissionais de comunicação.
Fora - Promotor José Carlos Fernandes está fora de Uberaba. Durante toda esta semana ele participa de sindicância do Conselho Nacional do Ministério Público. O nome da cidade é mantido em sigilo.
Iluminação
Frequentadores da academia ao ar livre da praça Pôr do Sol reclamam da iluminação pública. Problema semelhante acontece na praça da Abadia. Ambos locais são escuros e acabam colocando os frequentadores em uma situação de risco.
Fazendo arte
Sumayra Oliveira, presidente da Fundação Cultural, foi conferir “in loco” ontem o grafite que está sendo feito na praça Concha Acústica e não resistiu. Ela também acabou pegando uma latinha de spray e foi ajudar o trabalho dos artistas.
Software - Informações recebidas pela coluna dão conta que o programa de informática, similar àquele pretendido pela Secretaria de Saúde, orçado em R$4 milhões, é disponibilizado gratuitamente pelo Ministério da Saúde.
Complicado - Um dos principais problemas que ocorrem ultimamente é os inúmeros pedintes que invadiram Uberaba. Hoje é impossível parar em sinaleiros e não ser abordado por algum deles, que chegam até a nos intimidar. Um dos exemplos é no cruzamento das ruas Prudente de Morais e Saldanha Marinho. A Ronda Social deve tomar providências. Ali já está impossível.
Gasoduto
Dorothea Werneck reafirmou durante sua passagem de dois dias pela cidade a vinda do gasoduto. E garantiu que a obra sai do papel, sim. O empreendimento conta com o aval da Petrobras, que possui 40% da Gasmig. Durante o jantar, na noite de segunda-feira, ela até quebrou o protocolo e fez um trocadilho (semelhante ao do prefeito Paulo Piau com o Natal), dizendo que a cidade vai beber “água com gás”.
Afônico - Presidente da Câmara, o vereador Elmar Goulart não pôde discursar no jantar por estar “afônico”. O responsável por substituí-lo foi o colega Samuel Pereira.
Apelido - Mal chegou à Assembleia, o deputado Tony Carlos já tem um apelido entre os colegas. É chamado de Cauby Peixoto. Já Lerin encara na brincadeira os comentários de que agora “Uberaba tem um deputado de verdade” – slogan do novo parlamentar uberabense.
Em evidência
De olho no processo eleitoral, Wagner no Nascimento marca presença até em Araguari. Bem na entrada da cidade é possível encontrar um outdoor dele. Alô, Ministério Público!
O desabafo - “Nada melhor do que férias pra gente esfriar a cabeça, pensar na vida, ter saudades dos amigos e pensar em fazer algumas maldades quando voltar” - desabafo do chefe do Policiamento da Guarda Municipal no perfil do Facebook.
Renúncia
Condenado no mensalão, José Genoino renunciou ontem ao mandato parlamentar. Uma saída inteligente para não ser cassado pelos colegas. A carta de renúncia foi lida em plenário pelo deputado petista Amauri Teixeira. Nela, ele reafirma por diversas vezes que é inocente e que a condenação é uma “breve pausa nessa luta, que representa o início de uma nova batalha, entre as tantas que assumi ao longo da vida”. Ele ainda critica o julgamento do STF. A saída será publicada hoje no “Diário Oficial”.