ALTERNATIVA

Prefeitura prepara Plano B para evitar desabastecimento de carne para creches

Lídia Prata
Larissa Prata
lpciabotti@gmail.com
Publicado em 22/08/2022 às 20:14Atualizado em 18/12/2022 às 14:00
Compartilhar

Carne das crianças

Porta-Voz de sexta-feira trouxe publicação de homologação de chamada pública para o fornecimento de carne bovina e lombo suíno, destinados à alimentação dos alunos atendidos pelas organizações da sociedade civil, que incluem as creches. Quem levou foi a Aprobov (Associação dos produtores familiares da região da Boa Vista e Triângulo Sul), pelo valor de R$ 335.340,00. Questionada pela coluna ALTERNATIVA, a secretaria municipal de Educação explicou que o processo corre em paralelo ao aditivo contratual pedido pela atual fornecedora de carne para as instituições parceiras, que é a Empresa Sérgio Bráulio, com vigência até setembro de 2023. Ainda de acordo com a Semed, o aditivo será cadastrado no sistema suprimentos e posteriormente será feita a nota de empenho. A previsão é para este mês, mas não tem uma data específica ainda.

Plano B

Na prática, ao que tudo indica, o fornecimento de carne para as creches será como o serviço de transporte escolar para a zona rural. Após diversos questionamentos sobre a prestação de serviço, cuja precariedade e falta de assiduidade foi denunciada inclusive pelo Legislativo municipal, a Prefeitura abriu credenciamento para outras empresas assumirem o transporte dos alunos, quando forem detectados problemas nas rotas. Da mesma forma deve funcionar o fornecimento de carne: em que pese o aditivo contratual para a atual prestadora de serviço, para que os alunos não corram o risco de ficarem sem carne novamente, uma outra empresa fica como backup. A exemplo do aditivo contratual com a atual empresa, que é a Sérgio Bráulio, a previsão para que a nova empresa, que é a Aprobov, inicie os trabalhos também é em agosto, sem data específica. De acordo com a Semed, o processo está em fase de compilação do contrato e posterior assinatura. O início das entregas também passa pela ordem de fornecimento e pedido de empenho.

Professores

E por falar em Educação, após reunião com os dirigentes do Sindicato dos Educadores do Município de Uberaba (Sindemu), a Semed afirma que vai apurar as denúncias de falta de professores. Sidnéia Zafalon explicou que as salas são ocupadas conforme legislação vigente e que em relação ao número de professores, a gestora da unidade assegura que o quadro está completo. Mas que as denúncias serão apuradas. Fato é que a falta de professores não é uma denúncia de agora e a Prefeitura enfrenta dificuldade de composição de quadro, sobretudo no que tange aos de apoio. É um desafio e tanto!

BolsoZema

Com seu habitual discurso em cima do muro, Romeu Zema evitou declarar seu apoio num eventual segundo turno para presidente da República. Ele foi entrevistado pelo podcast “Frango com Quiabo”, do G1 Minas, e, mesmo pressionado para informar onde mora seu apoio, o governador insistiu em dizer que as eleições podem se resolver em um único turno e que, por isso, faltando tanto tempo ainda para o pleito, não seria conveniente já pensar em segundo turno. Sua única declaração foi: “Os números estão mudando tanto, mas uma coisa eu te fal em PT eu não voto”. Pode até não ter citado o nome de Bolsonaro, mas…

Monitoramento

O governador Romeu Zema também informou que as câmeras de monitoramento que integrarão as fardas dos policiais militares de Minas Gerais já estão em testes e devem começar a funcionar nos próximos dias. São mais de 35 mil agentes nos 853 municípios mineiros, mas os equipamentos serão implantados de forma gradual, até porque são apenas 1.140 câmeras prontas para uso, que servirão a quatro mil policiais. “Penso que seja uma questão de dias até que o comandante anuncie essas 1.140 câmeras estarão em funcionamento com mais de quatro mil policiais”, declarou Zema. A proposta ajuda — e muito — nos casos em que há supostamente excessos cometidos pelos policiais, servindo a eles como defesa para negar uso excessivo de força, por exemplo, ou confirmar, quando houver.

Enem 2022

Nesta terça-feira será dado o pontapé inicial da cobertura do JM do Enem 2022, em parceria com o colégio Livre Aprender. A partir das 20h começa a Contagem Regressiva, uma live especial no Instagram do Jornal da Manhã (@_jmonline), reunindo o time de professores experts para ajudar os estudantes na preparação até o dia da prova, que acontece esse ano nos dias 13 e 20 de novembro. Não perca!

Prestação de contas

Mais agitada do que a político-partidária em muitos estados brasileiros, a eleição da ABCZ ganhou novo capítulo no fim de semana. O candidato Gabriel Garcia Cid publicou carta aberta denunciando supostos pagamentos irregulares feitos pela entidade à empresa do atual presidente, Rivaldo Machado Borges. As informações foram prontamente rebatidas pela ABCZ, que nega e ressalta que as contas foram aprovadas pela diretoria, a qual Gabriel também integra. A chapa ainda acusa a atual gestão de, supostamente, ter autorizado diversos gastos acima do limite sem apresentação prévia de orçamento para aprovação da diretoria e sem revelar aos diretores que muitos desses gastos tinham a empresa pessoal do presidente como fornecedora, ignorando regras do instituto. No entanto, o documento não especifica ou pontua as ocasiões onde a quebra de protocolo teria acontecido. Em contrapartida, a ABCZ informou que não foram identificados desvios éticos ou quaisquer irregularidades nos pagamentos à empresa e que toda a documentação foi analisada inclusive pelo corpo jurídico do candidato de oposição, sem que tenham sido identificados desvios éticos ou quaisquer irregularidades nos pagamentos à empresa.

Alternância

Após os reiterados problemas na penitenciária de Uberaba, engenheiro acionou a coluna Alternativa para pontuar que o sistema adequado deve possuir duas bombas, que funcionam de forma alternada. “Se não existir isso, se não houver manutenção, só podemos ter encrenca. Manutenção preventiva não é praxe de órgãos públicos e até condomínios”, comentou.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por