Consulta prévia
Quando o prefeito Paulo Piau contratou a assessoria da Fundação Getúlio Vargas, muitos criticaram o elevado custo do serviço. Confesso que também olhei com desconfiança essa contratação. Se está dando resultado, ainda não é perceptível aos olhos da população. Mas no futuro, quem sabe? O fato é que além de enxugar e azeitar a máquina, a Fundação Getúlio Vargas precisa urgentemente criar um modus operandi interno para que as informações prestadas pela Prefeitura a terceiros sejam corretas e confiáveis. Até aqui estão deixando a desejar.
Informação furada
Na terça-feira, enviei consulta por escrito à Prefeitura de Uberaba solicitando informação sobre denúncia que recebemos de leitores vizinhos de um barzinho da Praça da Abadia, segundo a qual o proprietário estaria alargando a calçada em frente ao estabelecimento, por conta própria. Da PMU veio a resposta, por escrito, informando que não havia qualquer autorização para a execução daquele serviço e que providências seriam tomadas pelo setor de Posturas do Município. Porém, dois dias depois, o proprietário do barzinho apresentou ofício 0199/2014, datado do dia 21 de março, no qual o secretário de Planejamento concorda com o pedido para o avanço do passeio. Francamente!
Novos tempos
Que a bagunça interna na Prefeitura precisa ter fim, não resta dúvida. É cadastro furado, falta de controle de ofícios, morosidade na solução de questões elementares, desorganização sem limite. Não adianta Uberaba lutar por grandes projetos, correr atrás de empresas para alavancar sua sonhada ZPE, colocar a planta de amônia e o gasoduto nos trilhos se a administração continuar nesse atraso que se vê. Estamos cuidando dos problemas macro e negligenciando os micros. A falta de metodologia, de padronização de procedimentos e de organização é pior do que a lerdeza a que o prefeito Paulo Piau se referiu na entrevista à colega Geórgia Santos, publicada na edição de ontem do JM.
Público ou privado - Cá pra nós: avanço de calçada é obra específica do Poder Público. Essa responsabilidade não pode - nem deve - ser transferida ao particular. Outra coisa: quem vai garantir o futuro uso correto desse avanço de passeio? E por qual razão autorizá-lo naquele local, especificamente?
Pode? - Quando a PMU fez um avanço de passeio na Fidélis Reis a justificativa foi para facilitar a travessia pelo pedestre, já que foram retiradas as ilhas centrais e a distância entre as calçadas aumentou muito. Mas lá na Praça? Qual a justificativa para esse avanço? Esse é um precedente que pode custar caro à população.
Critérios
Se nada mudar, o novo Plano Diretor de Uberaba deverá ser votado pela Câmara na segunda-feira. É bom que esses detalhes também fiquem claros daqui pra frente, estabelecendo expressamente na lei os critérios para construções de avanços de passeios. Parece uma bobagem, mas se vamos criar regras e planejar o futuro, que elas contemplem as mais diversas situações para que não fiquem as autorizações à mercê de conveniências e arbítrio. O que pode para um cidadão tem de poder para todos.
No fim
Termina segunda-feira o prazo para inscrição de animais por criadores interessados em participar da ExpoZebu 80 Anos. Até o momento a ABCZ já registra mais de 1.800 animais inscritos, sendo que os zebuínos dos estados do Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, São Paulo e Distrito Federal já estão no Parque Fernando Costa.
Bomba!
Enquete feita pela Associação Mineira dos Municípios - AMM - perguntou: “Você considera que o Brasil está preparado para sediar a Copa do Mundo de 2014?” Apenas 5% disseram que sim.
Celebrar
Levará a assinatura inconfundível de Alexandre Assumpção a ambientação da Maison Blanche para a Feira Celebrar, voltada para noivas e festas. A Feira será aberta oficialmente na noite de segunda-feira para o lançamento simultâneo da JM Noivas e JM Magazine e, portanto, o evento será voltado exclusivamente para os patrocinadores das duas revistas. Mas na terça e na quarta-feira você não pode perder a Celebrar, na Maison Blanche. Estandes com produtos e ideias que vão encantar os visitantes e muitas novidades para quem está planejando o casamento, a formatura ou o début.
Garantidos
Dentre os participantes da Celebrar estarão Primo Bambino, Oficina da Noiva, Enlace Noivas, Eventho Turismo, Daniela Flores, Quarto Completo, M.Martan enxovais, Bolos Massabki, e muitos outros fornecedores top para festas. O salão da Maison Blanche está lotado! No estande da JM Noivas, durante os dias da feira, os visitantes vão ganhar exemplar da revista e saborear deliciosos lançamentos em bombons da Cia Sugar. Não perca!
Duas
As duas revistas que levam a marca JM estão maravilhosas. A JM Magazine chega à sua 45ª edição com muito mais charme, porém mantendo o conteúdo diferenciado e de qualidade que garante o sucesso da revista. Já a JM Noivas apresenta uma nova proposta, focada no público que movimenta a poderosa indústria de casamentos. As duas estão imperdíveis! A partir de terça-feira a JM Magazine e a JM Noivas estarão nas bancas, por apenas R$ 10 cada.