Concorrência desleal
Mais uma vez Uberaba está às voltas com feiras itinerantes de malhas. Desta vez, no UTC, mirando as vendas de presentes para o Dia dos Pais. O que causa indignação nos comerciantes regularmente estabelecidos é que essas feiras vendem produtos por preços mais baratos, mas não recolhem impostos, não emitem nota fiscal dos produtos, e levam daqui o dinheiro que poderia circular e fomentar o comércio local. Com tantas lojas fechando as portas nesses tempos de crise econômica, não podemos fechar os olhos para a concorrência desleal e predatória dessas feiras itinerantes. São empregos também que estão em jogo, porque quando as lojas fecham as portas, os comerciários ficam desempregados. Por isso, é preciso que a Prefeitura e Receita Estadual apertem a fiscalização a essas feiras itinerantes, marcando “em cima”, tanto checando a procedência dos produtos trazidos para cá quanto exigindo a emissão de documento fiscal no ato da venda.
Feriado mantido
Prefeitura pode botar “água no chope” do Sindicomércio, para manter os três feriados no mês de novembro em Uberaba. Nessa quinta-feira, a Procuradoria Geral do Município protocolou petição requerendo a extinção do processo movido pelo Sindicato do Comércio, no qual questiona o feriado municipal de 20 de novembro, dedicado à Consciência Negra. Segundo o procurador-geral do município, Paulo Salge, foi equivocado o entendimento de que Uberaba ultrapassou o limite de quatro feriados municipais, ao fixar o da Consciência Negra.
Fora do combate
Com a certidão demonstrando a legalidade do dia 20 de novembro como “vermelho na folhinha”, o procurador Paulo Salge vai tentar a derrubar a liminar concedida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, recentemente. Vale destacar que a competência da Justiça Estadual para julgar o caso já foi questionada, sustentando que a presença da Fundação Palmares no polo passivo da ação impõe a tramitação do processo na esfera federal. De acordo com Salge, demonstrada a inexistência de excesso de feriados municipais em Uberaba, o município pretende o indeferimento da ação e manutenção do feriado da Consciência Negra, completando, assim, três feriados em novembro.
Santo de casa
A gente vê as coisas acontecendo, mas nem sempre nota ou dá valor quando estão próximas. É o tal “santo de casa não faz milagre”. Esta semana, o Jornal Nacional, da Rede Globo, mostrou “novidades” que Uberaba já tem ou está prestes a ter. É o caso, por exemplo, do aplicativo de ônibus, que aqui funciona bem, avisando os usuários quando o veículo está chegando. Funciona melhor do que nas cidades mostradas pelo JN...
Sistema inteligente
Ao contrário do que muitos pensam, Uberaba está adiantada na busca de maior eficiência da comunicação e sigilo operacional na área de segurança pública. Já noticiamos aqui o projeto que prevê a implantação de um cinturão eletrônico de segurança, composto por um conjunto de câmeras a serem instaladas no entorno da cidade para monitoramento de veículos e identificação daqueles que são produto de crime, por exemplo. Esse sistema inteligente deve entrar em operação ainda este ano.
Caminho certo
Na avaliação do jornalista Denis Silva, presidente da Codiub, a reportagem sobre as cidades inteligentes mostrada pela Globo mostra que Uberaba está no caminho certo, pois já implantou vários dos programas mostrados no Jornal Nacional e está desenvolvendo outros. Mais do que estar no caminho certo, Uberaba caminha com os que estão na frente.
É o cara
Por falar na Globo, o jornalista uberabense Fábio William foi um dos selecionados para ocupar a bancada do Jornal Nacional, nas comemorações dos 50 anos do telejornal. Fábio William tem fortes ligações com Uberaba, onde vivem familiares dele. Foi aqui que ele cursou Jornalismo, pela Uniube. Hoje está em Brasília, atuando como um dos jornalistas de maior prestígio no time da Globo. A propósito, Fábio William esteve entre os convidados do Jornal da Manhã para apresentar uma das edições da festa “Os 10 Mais”, há alguns anos.
Tirando proveito
Prefeito em exercício, João Gilberto Ripposati está aproveitando bem os seus últimos suspiros no cargo. Esta semana levou comitiva de lideranças empresariais e até o promotor Carlos Valera para conhecer os projetos de reciclagem em funcionamento em Uberaba. Ontem, foi a vez de reunir secretários de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, e o adjunto de Serviços Urbanos, Cláudio Junqueira, para conhecerem in loco o primeiro módulo de produção de energia fotovoltaica da empresa Atlas Energia, no Distrito Industrial 2.
Novidades
Leva a assinatura pessoal da presidente da Fiemg Regional, Elisa Araújo, o projeto arquitetônico da 7ª ExpoCigra. Elisa é arquiteta e introduziu alterações importantes no modelo que vinha seguindo a ExpoCigra. Este ano, o palco para shows ganhará o centro do pavilhão multiuso, liberando as laterais e corredores internos para os estandes. Além disso, a ExpoCigra abrirá espaço para a participação de entidades assistenciais.
Foto/Paulo Lúcio
Degustação das cervejas fabricadas pelo Grupo Petrópolis, no lançamento da 7ª edição da ExpoCigra, reuniu cerca de 100 pessoas na sede da Fiemg Regional, na noite de quarta-feira. Na foto, o presidente do Cigra, Gleison Borges, e a vice-presidente da Fiemg Regional, Miria Resende, comemoram com o secretário José Renato Gomes e o gestor da Petrópolis em Uberaba, Napoleão Amorim Junior