Obra do viaduto Cyrela está sendo retomada novamente. Não é pleonasmo, nem redundância. É pura verdade. A parte do serviço que ficou por conta da Prefeitura deveria ter sido concluída até o mês passado. Mas precisou ser suspensa, porque as equipes da Sesurb e máquinas do município foram deslocadas para agilizar as obras da Zona de Processamento de Exportações, a ZPE. Segundo o secretário Pedro Arduini, foi preciso fazer esse remanejamento, porque a secretaria não conta com pessoal e equipamentos em número suficiente para atender a todas as demandas. E priorizar as urgências falou mais alto. Por isso, agora foi retomado o aterro de uma das partes do viaduto e na sequência será feita a pavimentação total. Pedro Arduini estima que o serviço deverá estar concluído em 60 dias. Oremos!
DIA D
Futuro da área que deveria abrigar a famosa planta de amônia será objeto de audiência pública nesta terça-feira, com direito a transmissão pelo canal da Prefeitura no YouTube. A audiência está prevista para ter início às 14h e término às 18h. É viável retomar esse projeto agora? Qual o custo para viabilizá-lo? A análise e o estudo dessas questões, assim como do potencial econômico da área da fábrica de amônia estará no foco das discussões. para falar sobre o assunto, estão previstas as participações do subsecretário do Tesouro Estadual da Secretaria de Estado de Fazenda, Fábio Amaral, e do subsecretário do Centro de Serviços Compartilhados (CSC) da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, Rodrigo Matias. Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos, aguarda confirmação de representante do Invest Minas também e descarta a vinda do governador Romeu Zema para participar dos debates.
VOLTANDO NO TEMPO
Para refrescar a memória do leitor, essa fábrica de amônia era um projeto da Petrobras quando o Brasil buscava se libertar da dependência das importações de fertilizantes. No entanto, na época se disse que era mais barato trazer o fertilizante de fora, do que produzi-lo aqui. Não bastasse essa visão míope do negócio, veio ainda o escândalo da Petrobras no governo Dilma e aí nossa fábrica de amônia, ou planta UFN-V foi pro espaço. No entanto, parte das obras para a implantação da fábrica chegou a ser efetivada, como terraplenagem, o que não foi suficiente para garantir a continuidade do projeto por investidores privados. E aquilo que seria o grande “boom” do desenvolvimento econômico de Uberaba se tornou um tremendo pesadelo, na medida que muitos empreendedores acreditaram nesse investimento milionário da Petrobras e construíram casas e prédios de apartamentos para abrigar os executivos que viriam morar na cidade. Outros tantos investimentos foram iniciados e depois abandonados, porque não veio nem planta de amônia, nem o indispensável gasoduto para viabilizá-la.
COMO FICA?
Por que o governo do Estado vai participar dessa audiência pública em Uberaba? Muito simples. A área onde seria construída essa fábrica de amônia pertence ao Estado. Vira e mexe ela é incluída no rol dos imóveis a serem leiloados pelo governo Zema e a prefeita Elisa tem de contornar a situação, para evitar que a área vá parar em mãos incertas na iniciativa privada, desvirtuando a sua destinação. Essa área se localiza no Distrito Industrial 3.
PARCERIA, PALAVRA DE ORDEM
Secretário Rui Ramos avalia que a audiência pública desta terça-feira vai dar a oportunidade para avaliar novas possibilidades para uso daquela área e, se for o caso, buscar parcerias para retomada do projeto da fábrica de amônia. Ou então dar outro destino ao imóvel. E propostas não faltam, inclusive para instalação de usina energética. Para isso, porém, é necessário que os interessados também se posicionem. De nada adianta todo esse esforço do município para realizar uma audiência apenas para um auditório com servidores municipais, vereadores e lideranças setoriais na plateia. Mais do que nunca os potenciais investidores precisam ser motivados a participar do evento, senão presencialmente, pelo menos pelo YouTube.
APOSTA ALTA
Por falar em investimentos, mais um gigante brasileiro confirmou nesta segunda-feira que está chegando em Minas Gerais. A Via, dona das marcas Ponto Frio e Casas Bahia, vai investir R$ 36 milhões na modernização de dois centros de distribuição e na construção de outra unidade logística em Minas. O protocolo de intenções já foi assinado com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, com intermediação da Invest Minas. A companhia já possui uma das maiores redes de distribuição do país, com 27 grandes centros de distribuição e mais de 500 mini hubs, pequenos Centros de Distribuição (CDs). Dois CDs funcionam em Contagem, sendo um deles para atender as lojas físicas, e outro, para o e-commerce. Com o investimento, a empresa vai modernizar as estruturas existentes e ainda vai construir mais um CD em Extrema, no Sul de Minas, gerando cerca de 1 mil empregos diretos e indiretos nas duas regiões.
É O CANAL
O investimento da Via reforça o pool de e-commerce mineiro localizado em Extrema. Lá já estão instalados a Privalia, Amazon e Mercado Livre. Estima-se que cerca de 20% do e-commerce do país passam por Minas Gerais, e esse número só cresce. “O número de galpões existentes no Brasil equivale à quantidade de estruturas do tipo somente no entorno da cidade de Chicago, nos EUA. O potencial é gigantesco”, afirma o diretor de atração de Investimentos da Invest Minas, Adriano Carvalho, que esteve em Uberaba na semana passada, incentivando os empresários locais a investir na construção desses galpões também aqui.
PARA PENSAR
Diante desse fato, pense comig se Extrema pode concentrar o e-commerce mineiro, por que Uberaba não pode ser o polo cervejeiro do Estado? Venha, Heineken!! Venha logo pra cá!
CARTA DE INTENÇÕES
Na entrevista que deu à Rádio JM na semana passada, o secretário Rui Ramos contou que o time da Heineken já pré-selecionou uma área a 2km de distância da fábrica da Petrópolis para sediar sua possível cervejaria em Uberaba. Mas isso não quer dizer que esteja batido o martelo em favor da nossa cidade.
Aí fico matutando aqui se não seria a hora de acionar o ministro Marcos Montes para entrar no circuito e ajudar Uberaba a conquistar essa cervejaria. Afinal, um pedido do ministro certamente vai contar pontos a nosso favor, uma vez que a indústria cervejeira depende frontalmente do governo federal para liberar suas demandas. E até onde se sabe, o governo municipal até agora não pediu apoio do ministro nesta causa…
DIFERENÇAS E APRENDIZADO
Entra ano, sai ano, vem eleição, vai eleição e nós, uberabenses, ainda não aprendemos a somar nossas forças em prol de objetivos maiores para nossa cidade. Ainda ficamos lutando sozinhos, cada um por seu lado, e não raro perdendo oportunidades raras de alcançar nossas metas e concretizar os sonhos de prosperidade da nossa Uberaba. Precisamos mudar essa história e virar a triste página do individualismo político. Precisamos começar a nos inspirar em exemplos de conquistas plurais e compartilhadas entre os diferentes, sejam eles diferentes partidos políticos, diferentes lideranças classistas, diferentes pessoas e gêneros. Juntos somos mais fortes.
BEM LIMPINHO
E não é que as estações do BRT estão passando por faxina? Isso mesmo. Começou pelos aparelhos de ar condicionado instalados nas estações do Calçadão, as mais movimentadas.
FROTA EM AÇÃO
Alunos do IFTM vão ser contemplados com melhoria no transporte público. Estão chegando na semana que vem novos ônibus alongados para servir às linhas do transporte coletivo. Foi o que informou o secretário adjunto Claudinei Nunes, que já está dando “cara nova” ao setor em Uberaba desde que assumiu interinamente a coordenação dos transportes.
NA PARADA
Ex-presidente da ABO Uberaba, Eduardo Ferro vai debutar na disputa eleitoral este ano. Filiado ao PL, ele teve seu nome referendado pela executiva local para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa. Eduardo Ferro tem as bênçãos da sua companheira de partido, a vereadora Denise Max, e do deputado federal Aelton Freitas, embora ele esteja no Progressistas.
NOVOS TEMPOS
Nesta segunda-feira, o novo presidente da Unimed Uberaba, Djalma Abrão Júnior, a Diretora de Mercado, Giovanna Prata Ciabotti Camargos e o Gestor de Mercado, Luís Antônio Pretti Filho, estiveram na sede da ABCZ (foto abaixo). O encontro foi marcado por boas ideias e o esboço de novos projetos em parceria entre as duas Instituições. O Presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior, falou sobre os principais eventos e inovações durante a Expozebu 2022. Os colaboradores da ABCZ são clientes da Unimed Uberaba e as duas diretorias trocaram experiências e apresentaram sugestões para construírem juntas soluções para a saúde dos especialistas em agronegócio.