ALTERNATIVA

Prefeitura tem 336 processos na fila para licitação

Lídia Prata
Publicado em 22/12/2022 às 20:02Atualizado em 29/12/2022 às 10:04
Compartilhar

Exatos 336 processos estão na fila para licitação na Secretaria Municipal de Administração. A concentração dos processos numa só pasta tem provocado esse “engarrafamento”, situação que se arrasta há dois anos. A culpa dessa demora para desempacar os processos de compra não é obviamente dos servidores encarregados das licitações. Mas do acúmulo excessivo de serviço, pois atendem a todas as secretarias municipais. As demandas são tantas, que nem mesmo um mutirão será capaz de zerar a fila. Quando a Administração consegue soltar uma licitação, já entram outras tantas na fila de espera.

Não foi à-toa que a secretária Eclair Gomes pediu à prefeita para estabelecer uma lista de prioridades, o que resultou na liberação das licitações das obras da Mata do carrinho e também do recapeamento.

ESPERANÇA

Para a secretária Eclair Gomes, a nova lei de licitações que entrará em vigor em abril, juntamente com a viabilização da Central de Compras, vai agilizar o andamento dos processos. Ela acredita que poderá haver melhor planejamento e racionalidade, porque os processos passarão primeiro por um Estudo Técnico Preliminar para avaliar e sanear possíveis erros.

Oremos!

A UM PASSO

Licenciado sem remuneração desde o dia 1º de setembro, o vice-prefeito Moacyr Lopes não deve reassumir o cargo em 2023. Ao que tudo indica, ele está decidido a trilhar o caminho da renúncia.

Moacyr fez dobradinha com Elisa na eleição de 2020, e, na época, as chances de êxito da chapa eram consideradas praticamente nulas. Os dois viraram o jogo, chegaram ao segundo turno com a maior votação, e venceram o segundo turno com mais de 80 mil votos. Depois de eleitos, a prefeita e seu vice se desentenderam em várias ocasiões, até chegarem ao ponto do rompimento político e pessoal. No final de agosto, Moacyr encaminhou à Câmara Municipal um pedido de afastamento do cargo, até 31 de dezembro. Agora, às vésperas do fim do prazo, Moacyr dá sinais de que irá mesmo optar pela renúncia, já que até agora a prefeita Elisa não acenou com bandeira branca para o reatamento das relações institucionais entre eles.

COMO FICA?

Caso a renúncia de Moacyr se confirme, o cargo de vice-prefeito ficará vago até o final do governo Elisa. Com isso, em caso de impedimento da prefeita, por qualquer motivo, o presidente da Câmara, Fernando Mendes, assumirá o Executivo. E, em caso de eventual impedimento dos dois, caberá ao juiz diretor do foro da Comarca assumir a gestão do município.

PODE ISSO, ARNALDO?

Secretaria Municipal de Governo vai encerrar 2022 totalmente desfalcada de servidores de carreira.

IPTU VERDE

Continua desafiando explicações consistentes a proposta de concessão de desconto de 5% no IPTU 2023 para imóveis arborizados. Há dúvidas persistentes sobre a fórmula de cálculo desse desconto, assim como sobre o tipo de árvore que será aceito pelo município para fins de desconto. Um pé de mamão nascido ao acaso, por exemplo, será válido para concessão do desconto? E como será a fiscalização pela Prefeitura quanto à existência das árvores alegadas pelo proprietário? Quando será feita essa fiscalizaçã antes da concessão do desconto ou depois? Qual o prazo para a Prefeitura checar a veracidade da declaração feita pelo proprietário?

Pois é…

SEM TETO

Fila de espera pela casa própria registra mais de 3.200 famílias em Uberaba, Revelação é do presidente da Cohagra, Davidson Chagas, destacando que nessa contagem não estão incluídas as 540 famílias que aguardam solução para o imbróglio do conjunto Alfredo Freire IV.

FICHA LIMPA

Até prova em contrário, está “limpa” a ficha da babá na Operação “Babá Laranja”. Foi o que disse o delegado Felipe Colombari, chefe do 5º Departamento de Polícia Civil em entrevista à Rádio JM nesta quinta-feira. Na fase de investigações, a PC não achou prova do envolvimento dela com o crime. A operação denominada Babá Laranja foi desencadeada com o objetivo de desmantelar uma associação criminosa que comete furtos, roubos e receptação de caminhões, tratores, entre outros maquinários agrícolas.

MISERÊ

Essa história de Uberaba ser nota 10 para efeito de ICMS Turístico em Minas Gerais pouco, ou quase nada, reverterá em repasse de recursos para o município custear o incremento do setor. Pelos cálculos da diretora de Turismo, Maria Aparecida Basílio, essa pontuação deverá gerar aproximadamente R$ 30 mil em repasses do Estado ao município, no ano que vem. A vantagem é que Uberaba será incluída em toda a divulgação do governo mineiro sobre turismo…

LIVROS EM ALTA

Uberaba poderá sediar uma feira literária em 2023. Proposta neste sentido foi apresentada pelo escritor Thiago de Melo à vereadora Rochelle Gutierrez esta semana, para, juntos, defenderem a ideia perante o governo municipal. A ideia de Thiago é aproveitar o espaço da Praça Santa Rita para a realização da feira, já que esse espaço se localiza entre ícones do turismo local, como o Mercado Municipal, o Museu de Arte Sacra na histórica igrejinha de Santa Rita, a igreja Domingos, além da Biblioteca Municipal e a sede da Academia de Letras. Com isso, a feira estará literalmente inserida no circuito turístico de Uberaba.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por