O SOL SE PÔS
Acredite, se quiser: a Prefeitura decidiu desmontar a Praça Por do Sol por causa da pandemia do coronavírus. Isso mesmo. Os equipamentos esportivos e de lazer foram desativados para evitar aglomeração e o Parcão será sendo lacrado. Que dó!
E DEPOIS?
Por ofício, o presidente da Funel, Luiz Medina, comunicou a desativação da Praça Por do Sol ao presidente do Sicoob Uberaba, Alceu Vieira Neto, nesta terça-feira. Lamentável essa decisão do Município, pois aquela era a praça mais bem cuidada da cidade. Desde que a Sicoob adotou a Por do Sol, o espaço ganhou outra vida, a ponto de se tornar uma referência para o lazer em família. Aliás, a Sicoob investiu lá mais de R$ 200 mil, instalando equipamentos esportivos, brinquedos infantis, lixeiras, criando o primeiro espaço exclusivo para cães. Isso sem contar os bancos novos, iluminação, jardins. Por mês, segundo o presidente Alceu Vieira Neto, a Sicoob gasta em torno de R$ 5 mil para manutenção da praça, em razão da parceria com a Prefeitura.
Vale destacar que a Sicoob não é “dona” da praça, nem arrendou o local. Apenas “adotou” a Por do Sol, como várias empresas fizeram com outras praças da cidade. Mas a Por do Sol ficou convidativa, bonita, bem equipada, tornando-se um point da convivência social.
Espera-se que, ao final desse confinamento, a Prefeitura devolva todos os equipamentos à Praça Por do Sol, no mesmo estado em que os retirou, e reabra o Parcão para o lazer da cachorrada.
DESRESPEITO AO DISTANCIAMENTO
A explicação dada para a Prefeitura tomar essa medida extrema em relação à Praça Por do Sol decorre do desrespeito da população às normas de distanciamento social. Durante a semana, tem sido registrado público em torno de 300 pessoas. Aos sábados e domingos, o público frequentador da praça continua batendo a marca de 1.200 pessoas. As câmeras de segurança, segundo consta, flagraram até piqueniques na praça. Aí deu no que deu!
PERDA DE CREDIBILIDADE
O coronavírus está provocando um novo fenômeno nas comunicações no Brasil. Por conta do volume excessivo de fake news a respeito do assunto, as redes sociais estão perdendo credibilidade. É notório que a população tem procurado se informar através da mídia tradicional, de forma segura e confiável, como rádio, TV, jornais. Esse comportamento poderá se repetir também nas eleições. Opinião é do expert em pesquisas Luiz Cláudio Campos.
Segundo ele, neste momento não é possível vislumbrar o impacto que o coronavírus terá no processo eleitoral deste ano, até porque o eleitor ainda não está focado nesse tema. Mas que haverá algum reflexo, disso ele não tem dúvida.
ANÁLISE CORRETA
Ainda na opinião de Luiz Cláudio, muito se disse que Bolsonaro foi eleito Presidente da República graças às redes sociais. Mas não foi bem assim. “As pessoas se esquecem, mas é fato. Quando o então candidato Jair Bolsonaro sofreu o atentado, o grau de exposição que ele teve na mídia tradicional foi tão desequilibrado em relação aos concorrentes, que ficou até vexatório. Então não dá para dizer que ele venceu as eleições apenas com campanha nas redes sociais” - analisa.
MUITO CEDO
Qualquer pesquisa que vier a ser feita agora não será capaz de sinalizar com clareza o resultado das urnas, segundo Luiz Cláudio Campos. Candidatos que eventualmente estejam mal avaliados nesse momento poderão virar o jogo com o decorrer da campanha. Ou não. Outros poderão começar na dianteira e ficar no meio do caminho. Por isso, será necessário acompanhar as campanhas para ver o crescimento dos candidatos nas pesquisas para ter uma ideia de quais chegarão realmente “fortes” nas urnas.
TOME FAKE NEWS
Pois é. E por falar em fake news, as campanhas nem começaram oficialmente e as falsas notícias já estão se multiplicando nas redes sociais. Tony Carlos parece ser o alvo favorito dos adversários, porque todo dia tem uma publicação falsa dando conta de que ele teria dito isso ou aquilo. Nesta terça-feira ele teve de desmentir, novamente, postagem feita em seu nome contendo acusações ao também pré-candidato Antônio Neto.
A baixaria já começou…
VAI COM QUEM?
Em entrevista ao programa O Pingo do Jota, da Rádio JM, nesta terça-feira, o Cel. Lupércio Peres Dalvas revelou ter vários convites de dirigentes partidários para ingressar na política. O ex-comandante da 5ª Região de Polícia Militar se mostrou “tentado” a aceitá-los, seja para disputar o cargo de prefeito, ou vice, ou mesmo vereador.
DOBRADINHA NA MIRA?
A propósito, nos bastidores circulam boatos de uma dobradinha já sacramentada entre Tony Carlos e Coronel Peres, para sedimentar a segurança pública como foco da campanha. Tony Carlos diz que tudo não passa de mais uma fake news. Não há nada definido nesse sentido.
NA RUA
Pivô da briga entre o presidente da Câmara, Ismar Marão, e o do PSDB, Tiago Tiveron, o servidor público Celinho da Farmácia acabou sendo exonerado da Prefeitura. Celinho da Farmácia foi um dos principais cabos eleitorais de Marão, mas decidiu se filiar no PSDB para tentar cadeira de vereador este ano. Marão não gostou, reclamou com Tiago, virou bate-boca nas redes sociais, e quem levou a pior foi o Celinho. Política tem dessas coisas. Ainda...
AGENDA DO DIA
O ex-deputado federal e atual secretário executivo do Ministério da Agricultura, Marcos Montes, será entrevistado nesta quarta-feira no programa O Pingo do Jota. Na pauta certamente está o processo sucessório em Uberaba. Sintonize Rádio JM, FM 95,5. O Pingo do Jota começa às 8h30.
Defesa Civil percorreu as comunidades rurais na manhã desta terça-feira, desenvolvendo trabalho de conscientização sobre as medidas de proteção contra o coronavírus. Através de carro de som, foi ressaltada a necessidade do uso de máscaras, álcool gel e higienização das mãos