A partir de 1º de julho, os radares estarão de volta às principais avenidas de Uberaba. Leopoldino, Santos Dumont, Santa Beatriz, Guilherme Ferreira, e, claro, a campeã da imprudência: a Santana Borges. A prefeita Elisa sempre foi resistente à instalação de radares, por conta das críticas que sempre existiram à chamada "indústria da multa”. No entanto, ela chegou à conclusão de que não há outro meio de evitar os abusos no trânsito, senão através da fiscalização mais rigorosa. Antes, porém, de começar a aplicar as multas, o governo municipal vai deflagrar campanha de conscientização dos motoristas, alertando-os sobre a volta dos radares.
EFETIVO RESTRITO
A volta das chamadas “barreiras eletrônicas” (vulgo “pardal” ou “radar”) também foi motivada pela escassez de agentes de trânsito na cidade. Eles são apenas 17 em Uberaba. De acordo com o secretário de Defesa Social, Glorivan Bernardes, seriam necessários 170 para atuar numa cidade com 350 mil habitantes, como é a nossa. Diante da dificuldade em aumentar o efetivo, a opção pela tecnologia falou mais alto.
PÉ NO FREIO
Além dos radares, o governo municipal vai usar as imagens das câmeras de videomonitoramento para emissão de multas de trânsito. Avanço de sinal, desrespeito à faixa de pedestres, falta do uso de cinto de segurança, celular ao volante serão algumas das infrações captadas pelas câmeras do videomonitoramento que passarão a resultar em multas de trânsito. Excesso de velocidade ainda não, pois depende de ajustes no sistema.
OLHOS ABERTOS
A PMU vai comprar mais 40 câmeras para o programa Uberaba Segura, ex-Cidade Vigiada. Ao todo serão 160 câmeras em ação, em breve. Parte dessas câmeras serão instaladas em comunidades rurais, que foi um compromisso assumido pela prefeita Elisa.
PALIATIVO
De quem é a culpa não se sabe, mas o secretário Glorivan Bernardes defende apuração da responsabilidade pela confusão relacionada à emissão de guias para pagamento de multas de trânsito pela Caixa, quando já estava em vigor o convênio com o Banco do Brasil. Aliás, essa mudança de banco oficial pelo governo continua dando dor de cabeça tanto aos servidores municipais, quanto à população. Muita gente não estava conseguindo pagar as multas, porque nem a Caixa, nem o BB, recebia o pagamento. Aí abriu-se uma longa discussão jurídica sobre o que fazer e como fazer. Resultad por dois meses o município não conseguiu receber as multas, nem o cidadão conseguiu pagá-las! Detalhe: a Sedest não está emitindo novas guias para cobrança de multas de trânsito, até que a situação se normalize.
PALIATIVO II
É temporária e apenas paliativa a solução de pagamento de multas de trânsito por depósito bancário. É o que garante o secretário Glorivan Bernardes. Ele acredita que na próxima semana essa pendência estará solucionada. Oremos, porque francamente obrigar o cidadão a ir ao banco para fazer depósito do valor da multa (em dinheiro) e depois levar o comprovante à Prefeitura, para baixa no sistema, é impor um tremendo transtorno ao contribuinte. O que tem de gente furiosa com a Prefeitura por conta dessa alternativa encontrada não está escrito!
COMO FICA?
Negociações do governo municipal com a fábrica de cosméticos instalada na Rua Ituiutaba ainda não chegaram a bom termo, para evitar os transtornos no trânsito naquela região do bairro São Benedito. As manobras de caminhões continuam causando muitas reclamações dos usuários da Ituiutaba, assim como da rua Veríssimo. Para o titular da Sedest, uma das medidas em estudo prevê a sincronização semafórica nas duas ruas, de tal modo que os motoristas de caminhão possam fazer suas manobras sem interferir no fluxo de veículos. Além disso, está sendo pensado o desenvolvimento de um trabalho de conscientização dos motoristas para não estacionarem os caminhões nas esquinas, como têm feito costumeiramente. Vale destacar que o transporte das mercadorias é terceirizado pela empresa de cosméticos.
DESTAQUES DA INDÚSTRIA
Quinta-feira será marcada por homenagens aos destaques do setor industrial em Minas Gerais. Evento será promovido pela Fiemg, em Belo Horizonte, e premiará merecidamente os empresários Robert Lyra, timoneiro da Delta Sucroenergia, assim como José Arlênio Veneziano (Triauto Motors), Eli Foscarini e Meneval Prata dos Santos (Café do Produtor).
FILAS A PERDER DE VISTA
Drive Thru da Unimed no Praça Uberaba Shopping tinha fila a perder de vista nesta quarta-feira, para testes de Covid. Idem a Unidade de Saúde Roberto Abdanur, em frente ao Hospital Regional. Outros laboratórios e postinhos de saúde igualmente ficaram lotados, o que sinaliza o crescimento dos casos de síndrome gripal na cidade. No entanto, por enquanto o governo municipal não pretende retomar a generalização da obrigatoriedade do uso de máscaras faciais como forma de proteção.
SALTO OLÍMPICO
Enquanto na segunda-feira foram notificados apenas 66 novos casos positivos de Covid, na terça esse número saltou para 371, chegando na quarta-feira, dia 25, em 427 casos novos em 24 horas. Isso sem contar os casos positivos por autotestes que não chegam ao conhecimento oficial da Secretaria de Saúde. Pelo menos não tivemos óbitos nos dois últimos dias, embora as internações continuem subindo, e fecharam a quarta-feira com 24 pacientes internados em enfermaria adulto e 14 em UTI adulto.
PIZZA DO BETO
Como esperado, terminou em mais uma suculenta pizza a investigação sobre o atestado de saúde apresentado pelo vereador Varciel Borges para justificar sua ausência em plenário no dia 13 de abril, véspera de feriado, quando ele passeava por Santa Catarina com os filhos e clientes de sua empresa de turismo. Que vergonha! Beto Carrero agora é também pizzaiolo...