Investimento milionário
É tão expressivo o investimento que prevê a instalação do terminal de cargas (por ferrovia), através da VLI (Vale Logística), que o prefeito Paulo Piau foi pessoalmente à Câmara, na segunda-feira, entregar o projeto nas mãos do presidente Elmar Goulart. O projeto prevê a cessão de uso real de 120.000ha, localizada na rodovia BR-050, sentido Uberaba-Uberlândia, para a VLI implantar ali o ramal ferroviário, o que importará em investimentos da ordem de R$260 milhões em equipamentos, armazenagem e infraestrutura, com geração de 150 empregos diretos e 2.600 indiretos. No Porta-Voz da semana passada, conforme esta coluna noticiou em primeira mão, o município publicou decreto declarando de utilidade pública o imóvel rural de propriedade de Francisco Martins Teixeira. A declaração de utilidade pública é o primeiro passo para viabilizar a doação de área, ou cessão de direito de uso real de área pública, como no caso da VLI.
De peso
Ao receber empreendedores do Shopping Uberaba para anunciar a 4ª expansão, semana passada, Piau disse que antes do Natal teria outra boa notícia para dar. Não tenho dúvidas de que se trata desse investimento da Vale Logística, que pretende implantar aqui um Terminal Ferroviário para Armazenagem e Transbordo de Cargas, integrando Uberaba e região à malha ferroviária do Corredor Centro-Sudeste ao Porto de Santos, permitindo assim o escoamento da produção do município e região.
Por quê?
Não entendi as razões pelas quais alguns vereadores preferiram ficar no plenário em vez de receberem o prefeito Paulo Piau no gabinete do presidente Elmar Goulart, segunda-feira. O vereador Marcelo Borjão chegou a comentar que o horário da visita do prefeito era inadequado diante da pauta de votação. No entanto, rezam as normas da etiqueta que o visitante deve ser bem recebido na nossa casa, em toda e qualquer circunstância. Por outro lado, não dá para entender essa posição dos que preferiram ficar no plenário, desperdiçando a oportunidade de falar com o prefeito cara a cara, pois os vereadores vivem se queixando das dificuldades para ser recebidos em audiências por Piau...
Pra depois – Extraoficialmente, consta que há projetos fazendo “aniversário” nas prateleiras da Câmara, à espera de votação. Neste caso estão os projetos considerados mais “polêmicos”. Outros, mais recentes porém com apelo popular mais forte, já desempacaram...
Eleição - Próxima Mesa Diretora da Câmara Municipal já está definida, mantendo o presidente Elmar Goulart no cargo, China de vice, Ripposati e Denise Max secretários. Acordo nesse sentido teria sido firmado no início da noite de ontem e deve ser confirmado na eleição a ser marcada para as próximas horas.
Plano Diretor em pauta
Embora tenha demorado para subir à Câmara Municipal de Uberaba, o projeto que altera o Plano Diretor de Uberaba talvez tenha sido o mais discutido com a comunidade, previamente. No entanto, o criterioso vereador Ripposati já declarou que não vota o projeto sem a constituição do Conselho de Gestão Urbana. Ocorre que o conselho previsto em lei anterior, nunca cumprida, prevê composição paritária (50% Executivo e 50% sociedade). Agora, o Ministério das Cidades sugeriu que o conselho tenha 60% de participação da sociedade e 40% Executivo. Consta que a Prefeitura acatou essa determinação e a composição do conselho está na lei submetida à Câmara. Difícil, porém, será esperar a análise do projeto do Plano Diretor pelo Conselho para depois submetê-lo à votação em plenário.
O “x” da questão
Ainda sobre o Plano Diretor, vale destacar que a análise do projeto pelo Conselho de Gestão Urbana não pode ser mais importante do que as audiências públicas realizadas, inclusive com as bênçãos do Ministério Público. Fosse o contrário, de que adiantaria realizá-las, então? Seria pura perda de tempo. O problema é que a maioria dos vereadores não participou dessas audiências. Além disso, o plano ficou meses no site da PMU para análise e sugestões da população. Teve quem desse sua contribuição, o que também poderia ter sido feito pelos nossos edis. Particularmente não vejo como indispensável submeter o projeto do Plano Diretor à análise do Conselho de Gestão Urbana, por todas essas razões, mas respeito a opinião do vereador Ripposati, por ser um dos mais coerentes e estudiosos dessa legislatura.
Cidadania - Delegado Heli Andrade vai receber título de cidadão honorário de Araxá, nesta quinta-feira, no Tauá Termas.
Prefeito na JM
Prefeito Paulo Piau é o entrevistado de hoje no programa Linha Aberta, pela Rádio JM AM 730, a partir de 8h. Você pode ligar e fazer sua pergunta ou apresentar sua queixa ou sugestão pelo 3331-7999.
Paulo “Miau”
Esse foi o apelido carinhoso que o prefeito ganhou, domingo, de seus assessores, graças ao fôlego de gato que demonstrou. Primeiro ele cumpriu todo o trajeto da ciclovida pedalando. Dali foi até a praça da Concha Acústica para o evento cultural de Natal e depois subiu o morro da Medalha Milagrosa para almoçar num restaurante da praça Graziela Soares. Todo o percurso feito em bike...
Nas bancas
Novíssima edição da JM Magazine já está nas bancas da cidade. Garanta logo o seu exemplar e se delicie com a revista que é assunto em todas as rodas!