POLÍCIA NA ÁREA
Mais de R$10 milhões. Esse é o valor estimado, inicialmente, do prejuízo causado pelos Móveis Basílio a clientes de Uberaba e de várias cidades da região. Dentre as vítimas estão servidores graduados da área de segurança pública, advogados, arquitetos, médicos e empresários com atuação em segmentos diversos. Muitas dessas vítimas registraram boletim de ocorrência, mas só essa providência não basta. É preciso que as vítimas procurem a autoridade policial para formalizar representação criminal, levando documentos que provem o montante do prejuízo. Até onde se sabe, há casos de vítimas que adiantaram 70 mil reais e até R$580 mil para a fabricação de móveis de alto padrão. Agora estão sem o dinheiro e sem os móveis.
CASO PENSADO
De acordo com o que a ALTERNATIVA apurou, o dono da Móveis Basílio está desaparecido da cidade, juntamente com esposa e filhas. Antes de deixar a cidade, ele teria retirado as máquinas da fábrica, assim como esvaziado a casa onde morava, num condomínio da cidade. Segundo consta, ele teria feito tudo de “caso pensado”, o que agora está sendo apurado pela Polícia Civil. O que talvez Basílio não saiba é que a PC está equipada com tecnologia de ponta para rastrear valores e toda a movimentação financeira anterior ao fechamento da fábrica, inclusive identificando para quem foram passados os cheques pré-datados dos clientes, por exemplo. Além disso, as investigações certamente vão chegar às pessoas que ajudaram, participaram e sabiam de toda a trama que lesou dezenas de clientes. Para esses, “a casa vai cair” em breve, com prisões aguardadas para os próximos dias.
ONDE ESTÃO?
A polícia está investigando, também, o paradeiro de móveis confiados por vítimas a Basílio para reparos. Não está descartada a hipótese de que esses móveis ainda estejam em Uberaba, sob guarda de algum amigo ou parente. Pois é. Seja lá quem for que estiver com esses móveis, é melhor procurar a polícia e entregá-los para amenizar sua barra. De uma forma ou de outra, a polícia vai acabar localizando o paradeiro desses móveis...
PC VAI PRA BC
Sabe aquela música “Nóis vai descer lá pra BC”? Pois é. A Polícia Civil já sabe que o dono dos Móveis Basílio passou temporada no caríssimo Balneário Camboriú, com toda a família, antes de fechar a fábrica de móveis.
RESPOSTA
Questionado sobre o escândalo envolvendo o fechamento dos Móveis Basílio e seus desdobramentos na esfera policial, o delegado-chefe do 5º Departamento, Felipe Colombari, confirmou que as investigações estão em curso e que “a Polícia Civil vai dar uma resposta à sociedade”.
START
Nessa sexta-feira, o presidente Ismar Marão convidou a prefeita Elisa Araújo e pessedistas de Uberaba para se reunirem e analisarem o cenário político local, estadual e nacional, bem como o fortalecimento do PSD nessas três esferas (foto abaixo). Ao lado da chefe do Executivo estava o fundador do partido na cidade, o ex-ministro Marcos Montes. E os vereadores Ripposati Filho e Anderson Dois Irmãos, entre outros correligionários, também participaram do encontro, como a presidente da Feti, Sônia Manzan.
(Foto/Divulgação)
ELEIÇÃO
O pleito de 2026 foi um dos temas à mesa de reunião. O partido, que administra 143 prefeituras em Minas, de um total de 853 municípios, articula-se para colocar o bloco na rua com foco no crescimento da representatividade a partir da próxima eleição geral, quando serão escolhidos presidente da República e vice, governadores e vices, senadores, deputados federais e estaduais
TUDO BEM
A proibição do uso de celulares pelos alunos não causou tumulto nas duas primeiras semanas de aula na rede pública. Pelo contrário. Segundo o diretor de Ensino da Semed, Djalma Pereira, os alunos estão aceitando muito bem essa nova lei, assim como as escolas vão se adaptando e oferecendo brincadeiras saudáveis para a garotada no intervalo para recreio. Algumas brincadeiras de antigamente foram “ressuscitadas” com sucesso, como corrida do saco, amarelinha, dentre outras. Paralelamente, Djalma conta que aumentou bastante a demanda das escolas por ampliação dos parques infantis para atender a garotada
A CAMINHO
Com elogiável sinceridade, o diretor de logística da Semed falou abertamente sobre o transporte escolar na zona rural nesse começo de ano letivo. Em entrevista à Rádio JM nessa sexta-feira, Alexanndre Lennon admitiu que o serviço ainda precisa de ajustes, mas deixou claro que estes estão sendo feitos e assim continuarão. Revelou que as vans do transporte escolar rural percorrem 650 mil quilômetros por mês, o que praticamente corresponde a uma volta ao mundo. Tem problemas? Tem – e Lennon não negou, e ainda citou que a principal preocupação da Secretaria de Educação é colocar as crianças na sala antes do início da aula.
EM CONSTRUÇÃO
Vans sujas, idade dos veículos, horário foram alguns dos problemas enfrentados nesse início da prestação de serviço. Das 92 vans previstas no contrato com a nova prestadora de serviço, 69 estão em circulação, além de três micro-ônibus. Dois veículos tiveram de ser encostados porque tinham mais de 10 anos de fabricação. Mas foram substituídos imediatamente, segundo Lennon. Outras estavam com o sistema de ar condicionado quebrado e rodavam com as janelas abertas, o que empoeirava o veículo e as crianças transportadas também. Essas vans também foram substituídas. Lennon acredita que logo, logo o sistema estará rodando “redondinho”.
DESCONFIANÇA
Outro problema citado por Lennon foi a desconfiança de alguns pais de alunos da zona rural em relação aos novos motoristas do transporte escolar. Segundo ele, essa relação de confiança ainda precisa ser construída, o que demanda tempo.
APLICATIVO
São mais de dois mil alunos na zona rural de Uberaba. Sabia? Em breve, estará disponível um aplicativo (desenvolvido pela Codiub) para acompanhar o transporte escolar rural. Por esse app será possível saber se a criança entrou na van, se chegou à escola, onde foi deixada no retorno e assim por diante.NOME DE CONSENSO
Reunião realizada na noite desta sexta-feira selou a paz no Sindicato Rural de Uberaba. O presidente Marco Túlio Prata e o ex-presidente Romeu Borges chegaram a um acordo para pôr fim à disputa pela presidência da casa. Com isso, o produtor rural Vinícius Rodrigues irá encabeçar a chapa de consenso. Vinícius integra atualmente o Conselho Fiscal do Sindicato Rural. Na foto abaixo, o candidato Vinicius entre Marco Túlio e Romeu Borges.
(Foto/Divulgação)