Quem é quem
Levantamento realizado em 2012, mas só divulgado agora pelo Sebrae, revela que as micro e pequenas empresas mineiras representavam 37% do Produto Interno Bruno (PIB) de Minas Gerais, em 2009. Os bens e serviços produzidos pelos pequenos negócios totalizaram R$94,5 bilhões naquele ano. Em nível nacional, as pequenas e microempresas representavam apenas 25% do PIB.
Morosidade
O estudo do Sebrae considerou dados de 2002 a 2009, disponibilizados pelo IBGE, e da Relação Anual das Informações Sociais (Rais), divulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O que espanta é a divulgação de números com cinco anos de atraso. É obvio que trabalhar com dados “vencidos” não possibilita nem ao governo, nem ao investidor traçar um perfil econômico, muito menos estabelecer metas ou ações de fortalecimento do setor. O lapso temporal é muito longo entre a ação e a medição do resultado...
Os pequenos
Esse estudo do Sebrae traz outros dados interessantes e não tão defasados. Por exempl em Minas Gerais, os pequenos negócios correspondiam, em 2011, a 99% das empresas formais e eram responsáveis por 55,7% da mão de obra empregada.
Novidades – Avenida Santos Dumont vai ganhar nova agência do Banco do Brasil, na esquina com a Coronel José Ferreira, mais precisamente no palacete que já serviu de residência ao inesquecível médico Renê Barsan. Mais adiante, na esquina com a rua Epitácio Pessoa, outra emblemática construção dos anos 50 passa por reforma para abrigar uma boutique de pães.
Reforço – A propósito, a Devassa abre as portas hoje em Uberaba, no repaginado nº 1.000 da avenida Santos Dumont. A marca Devassa é uma das mais prestigiadas entre os apreciadores de cerveja e vem aumentando sua participação no mercado através de campanhas publicitárias inusitadas e marketing pesado no carnaval, principalmente.
Zara em Uberlândia
O Uberlândia Shopping vai inaugurar hoje uma megastore da Zara, marca de roupa espanhola reconhecida em todo o mundo por sua moda com "fina estampa" e preços modestos. A Zara foi criada por volta de 1970, por Amâncio Ortega, porém, atualmente pertence ao Grupo Inditex. É uma das grifes mais cobiçadas pelos shoppings brasileiros, além de ser point de uberabenses que frequentam o Iguatemi, em SP.
Alerta
Usuários do transporte coletivo ficaram na bronca ontem com motoristas que fazem a linha Primavera-Uniube. Por volta de 6h30, pelo menos dois veículos passaram lotados no ponto e um terceiro, atrasado, parou no meio do quarteirão seguinte, obrigando os usuários a correr pela rua para pegar o ônibus. Diante dos protestos dos passageiros – muitos deles estudantes e outros tantos trabalhadores –, o motorista justificou que estava apenas substituindo colega que havia faltado ao trabalho.
Parceria
Convênio celebrado entre a Fazu e Asociación Boliviana de Criadores de Cebú, durante a ExpoZebu, deve trazer novos estudantes bolivianos para Uberaba. Documento leva as assinaturas do presidente da Asocebu, Romer Osuna Baldomar, presidente do Conselho Diretor da Fundagri, Edson Luiz Fernandes, e dos diretores da Fazu, Fábio Melo Borges e Fábio Silva de Oliveira.A parceria já vale para o vestibular de junho.
Amolação - A Vivo está passando dos limites com os uberabenses. A operadora liga para números de telefone fixo, com cobrança de débitos em nome de estranhos. Funciona assim: você atende ao telefone e ouve uma gravação, na qual uma voz feminina cobra débito de Fulano de Tal (de quem você nunca ouviu falar), ameaçando com inclusão do seu nome no SPC. Na minha casa já foram cinco ligações cobrando pessoas diferentes, nenhuma delas conhecida. Quem aguenta essa amolação?
Grandeza
Reunião da Aciu na segunda-feira contou com a presença do deputado estadual Lerin. Aos empresários, ele reafirmou sua disposição de trabalhar de mãos dadas com o prefeito Paulo Piau pelo bem de Uberaba. Divergências políticas à parte, Lerin falou com todas as letras que a eleição ficou pra trás e agora está arregaçando as mangas como deputado para conseguir mais recursos para nossa cidade. É isso aí.
Tempo esgotado
Advogado Luiz Fernando Alves Silva explica que não esquentou a cadeira de diretor administrativo e financeiro da Fundação Cultural porque seu compromisso era ficar provisoriamente no cargo, até que o prefeito encontrasse um profissional adequado para as funções. Luiz Fernando vai permanecer na Fundação, porém no departamento jurídico.
Medida certa
Unimed Uberaba lança hoje um plano para novos usuários, durante evento programado para as 19h30, no Centro de Cultura José Maria Barra. Na oportunidade será proferida palestra sobre gestão do conhecimento, por Rivadávia Drummond.