ALTERNATIVA

Presidente da Câmara pede troca urgente no comando da Funel

Lídia Prata
Publicado em 15/08/2021 às 19:28Atualizado em 18/12/2022 às 15:38
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Se depender do presidente da Câmara Municipal, o presidente da Funel está com os dias contados. Em entrevista ao programa O Pingo do Jota deste sábado, Ismar Marão falou claramente que não é mais possível que a prefeita mantenha no cargo uma pessoa tão despreparada e inerte.  Aliás, na sessão legislativa de quarta-feira os vereadores foram praticamente unânimes em pedir a troca no comando da pasta de Esporte no governo Elisa. Críticas ao desempenho pífio do atual titular não faltaram, com ênfase para a falta de planejamento e de programação para o esporte, embora já tenha decorrido um semestre inteiro desde a posse. A “muleta” da pandemia não “cola” mais - destacaram os parlamentares. 

ASSIM NÃO DÁ

Ismar esteve no Distrito Industrial I semana passada em companhia do secretário de Trânsito, Glorivan Bernardes, do seu adjunto, Claudinei Nunes, e do engenheiro Rodrigo Carmelito, para estudarem uma solução viária para o acesso ao conjunto Alfredo Freire. Dias atrás uma mulher morreu ao ser colhida por caminhão em marcha à-ré, cujo motorista alegou não ter visto que ela vinha numa bicicleta elétrica. E não foi o primeiro acidente com vítima fatal naquele local, mas agora tudo indica que uma adequação viária será feita.

PASSO A PASSO

Primeira providência já acertada entre o presidente da Câmara e a equipe da Sedest foi acertar com a direção da Valmont a mudança da cancela no acesso de caminhões ao pátio da fábrica. Onde está atualmente, a cancela faz com que os caminhões fiquem com três quartos da carroceria invadindo a pista de rolamento, o que tem motivado muitos acidentes. Passo seguinte será discutir com a associação dos empresários do DI-1 as alternativas para organizar o trânsito no local, sendo certo que estão na prancheta propostas como implantação de mão única de direção e sinalização, tanto vertical quanto horizontal.

REVITALIZAÇÃO JÁ

Aproveitando essa preocupação com o trânsito, seria conveniente implementar um projeto de revitalização geral no Distrito Industrial 1. Quem passa por lá tem péssima impressão da área industrial. Uma ou outra indústria tem uma apresentação adequada, mas a maioria está num desleixo só. Ruas estreitas, sem passeios, sujas, sem um projeto de arborização. Sem contar as ruas interceptadas por fábricas, dando a impressão de que invadiram a área pública. Um horror! 

PROVIDÊNCIAS

Por falar em áreas industriais, já passou da hora de o município interceder para criar um ponto de apoio para os caminhoneiros em frente ao Porto Seco. Não faz sentido o que se vê lá, com caminhões enfileirados invadindo a pista de rolamento, muitos deles “pernoitando” ali até o dia seguinte para carregar. Vale destacar que os caminhoneiros rodam o Brasil inteiro e acabam levando péssima impressão de Uberaba…

NO LIXO

Vejam como o dinheiro público vem sendo jogado no lixo ao longo dos anos. Os trilhos de estrada de ferro estão abandonados e parcialmente “soterrados”, quando poderiam perfeitamente ser aproveitados para escoamento da produção agrícola, ou transporte das mercadorias desembaraçadas no nosso Porto Seco. Os trilhos, aliás, chegam exatamente no Porto Seco, atravessando os distritos industriais de Uberaba.  

ÁREAS PERDIDAS

Nos nossos distritos industriais, chama a atenção uma área enorme que poderia ser aproveitada, desde que houvesse uma solução para as pendências que emperram sua utilização. Uma dessas áreas é da Casemg, processo de privatização que se arrasta há anos, sem solução. Outra refere-se à massa falida dos Fuzaro. Não seria a hora de o governo municipal “mexer nesses vespeiros”  para tentar transferir essas áreas para empresas que realmente possam produzir e gerar empregos?

ACELERA, ELISA

Voltando à entrevista do presidente da Câmara à Rádio JM, ele voltou a cobrar maior agilidade do governo Elisa. Ismar Marão tem insistido nessa tecla da morosidade, mas desta vez reclamou que “o processo de aprendizagem” dos nomeados pela prefeita está “demorado demais”. Segundo ele, as dificuldades vão desde a emissão de um simples alvará até a elaboração de projetos. “Não adianta só a boa vontade da prefeita. A turma dela precisa tomar atitude” - destacou o presidente do Legislativo. Aliás, ele não é o único a reclamar da falta de agilidade do governo para solução de pendências simples…

ANDANDO

Por outro lado, algumas secretarias estão conseguindo pisar no acelerador. É o caso da Saúde, que já conseguiu baixar de 113 mil (em dezembro de 2020) para 43 mil (em julho de 2021) o número de procedimentos em fila de espera. Esses procedimentos incluem diversos exames, e não pacientes. Ou seja, podem ser vários exames para um mesmo paciente. Segundo a secretária adjunta Valdilene Rocha, a meta é otimizar ainda mais esse atendimento, de modo a baixar a fila de espera para no máximo três meses.

EM ESTUDO

De acordo com o secretário municipal de Administração, Beethoven Oliveira, o município não pode proibir a parada de ônibus no Graal, pois o posto tem autorização da ANTT para operar como ponto de apoio. Mas o município está estudando uma forma de obrigar as empresas de transporte rodoviário  intermunicipal e interestadual a operar na Rodoviária, e não apenas no Posto Graal. 

PARÂMETROS

Em relação à concessionária da Rodoviária, Beethoven Oliveira adianta que serão definidos critérios para avaliação e fiscalização do contrato com a Ubercom. Até aqui a concessionária vinha atuando na “maciota”, sem ser exigida pelo Poder Público e sem ter a obrigação de dar sua contrapartida. Espera-se que essa cômoda situação realmente mude para melhorar o atendimento aos usuários da Rodoviária.

PRIMEIROS PASSOS

Depois das reuniões realizadas com a Ubercom, o secretário de Administração revela que as primeiras medidas já foram tomadas pelo Poder Público, como poda das árvores no entorno, incremento na iluminação e reforço na segurança externa. Só falta a Ubercom também demonstrar boa vontade, melhorando pelo menos a limpeza interna do Terminal.

ESTACA ZERO

Árvores e mudas frutíferas na Univerdecidade voltaram a ser abandonadas pelo governo municipal. Caminhão pipa foi lá uma vez, aguou as plantas, “posou” para fotos e vídeos, e desapareceu de novo. Não pode. Esse serviço precisa ser constante durante os meses de seca brava como a que estamos enfrentando. Dá dó passar por lá. Pena que a solenidade de comemoração dos 21 anos da Guarda Municipal tenha sido à noite, na sexta-feira. Se tivesse sido à tarde, certamente a prefeita Elisa passaria pela Univerdecidade e teria oportunidade de observar o desleixo de seu pessoal nos cuidados com as plantas pelo caminho.

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