(Foto/Divulgação)
LATA D’ÁGUA NA CABEÇA...
Torneiras secas no fim de semana levaram o vereador Tulio Micheli a postar vídeo nas redes sociais defendendo a decretação de estado de emergência em Uberaba. Ele contou já ter protocolado requerimento na Câmara Municipal nesse sentido, para ser encaminhada solicitação à prefeita Elisa. No documento, Tulio destacou que dezenas de bairros enfrentam total falta d’água e o sistema da Codau opera com forte instabilidade. “O nível do rio Uberaba, principal fonte de captação do município, está entre os mais baixos dos últimos anos, com trechos já sem vazão suficiente para garantir o abastecimento. O que estamos vendo é uma crise que afeta diretamente a vida da população. Sem água, escolas param. Hospitais sofrem e famílias ficam em situação de vulnerabilidade. É hora de agir com urgência e responsabilidade” – afirmou o vereador.
CALAMIDADE
Tulio Micheli esteve na captação do rio Uberaba e, segundo ele, a situação é de absoluta calamidade. “Se nós não tivermos chuvas consideráveis nessa semana, vamos ter de pensar em soluções como suspensão de aulas nas escolas, caminhão-pipa para abastecer os hospitais e unidades de saúde e buscar alternativas para utilizar o orçamento com medidas emergenciais. Vejo com muita preocupação o que está acontecendo em Uberaba. O que vi lá no domingo é assustador”.
EFEITO PRÁTICO
“As chuvas devem ocorrer a partir de sábado e aí começa a mudar tudo”. Avaliação é do presidente da Codau, Rui Ramos, para quem o decreto de estado de emergência serviria apenas como instrumento para eventuais aplicações de multas por desperdício de água. Ele pondera que a Codau tem investido muito na comunicação educativa. Mesmo assim, ele não descartou analisar a necessidade de um decreto de estado de emergência hídrica. Nessa segunda-feira, os reservatórios voltaram a ser fechados na hora do almoço para conter o consumo de água.
MUITA SUJEIRA
Em suas redes sociais, a ex-delegada da Receita Federal em Uberaba, Márcia Moreno, postou uma série de fotos da Travessa Raul Terra, na manhã de sábado (4), completamente tomada pela sujeira. Caixas de papelão espalhadas pelas calçadas, restos de papel e de marmitex nas sarjetas, lixo por todo lado. O questionamento de Márcia Moreno faz sentido: a Prefeitura está investindo no embelezamento da cidade para o Natal, mas a sujeira está “matando” o serviço...
FURTOS
Família que sepultou um dos seus há pouco mais de um mês está indignada com os furtos no Cemitério São João Batista. Os ladrões levaram todos os adereços de metal, incluindo as placas indicativas de nomes e datas de nascimento e falecimento dos sepultados. Não foi a primeira vez que o fato aconteceu. Aliás, esse não é o único caso de furto no São João Batista este ano. Enquanto a Prefeitura não adotar medidas mais eficazes de vigilância, as famílias continuarão amarguradas com esse desrespeito à memória de seus entes queridos.
RANKING
Criado em 2011, o Ranking dos Políticos 2025 já ficou pronto. A pesquisa avalia senadores e deputados federais em critérios como combate a privilégios, assiduidade, uso de verba pública e histórico judicial. A metodologia atribui notas de 0 a 10 para cada parlamentar. No caso de qualidade legislativa, leva em conta a autoria/relatoria de propostas alinhadas a controle de gastos e transparência. Já na ficha judicial, as condenações e processos relevantes pesam contra o parlamentar. Pois bem. Dentre os deputados mineiros, Zé Vitor, do PL, lidera o ranking, com nota 8,77. Na sequência aparecem Domingos Sávio, do PL, com 8,66; Lafayette Andrada (Republicanos), com 8,62; Lincoln Portela, Junio Amaral e Nikolas Ferreira, todos eles com notas acima de 8,5.
FIASCOS
Ranking dos Políticos 2025 também mostra desempenho pífio de alguns deputados federais que chegaram ao Congresso Nacional com a ajuda dos eleitores uberabenses. André Janones, por exemplo, foi o penúltimo entre os 50 mineiros, com nota 1,96. Zé Silva também teve desempenho fraco, com nota 3,32, enquanto os uberlandenses Dandara (PT) e Welinton Prado (SDD) receberam notas 4,81 e 5,93, respectivamente. Ana Paula Junqueira, esposa do ex-prefeito Odelmo Leão, também patinou, alcançando nota 5,95, embora tivesse ficado entre os 20 primeiros colocados em Minas.
OS PIORES
Na lista dos últimos colocados no Ranking 2025, dois deputados são do PSD – Luiz Fernando Faria, com nota 0,78, e Stefano Aguiar, com 2,23. Outros dois são do PT – Odair Cunha, com nota 1,97, e Paulo Guedes, com 2,46.
NA DISPUTA
Por falar no PT, a vice-presidente do partido em Minas, Patrícia Melo, confirmou que será candidata a deputada estadual no ano que vem. Em 2022, Patrícia obteve mais de oito mil votos em Uberaba, num total de pouco mais de 22 mil votos obtidos.
O DOBRO
Pelos cálculos de Patrícia Melo, os candidatos a deputado estadual pelo PT vão precisar de 45 mil a 50 mil votos para conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa. É mais do que o dobro do que ele conquistou na eleição passada. Para piorar, estima-se que os 14 deputados do partido busquem a reeleição em 2026.
VAI DAR?
Patrícia reconhece a dificuldade em se eleger, mas aposta todas as suas fichas no trabalho que vem realizando em Brasília para agilizar o atendimento dos pleitos de prefeitos mineiros junto ao governo federal, do qual ela é aliada. Patrícia tem ligações estreitas com o deputado federal Reginaldo Lopes e não descarta “dobrar” com ele no ano que vem. Mas de conversas mais definitivas só com os deputados André Janones, de Ituiutaba, e Dandara, de Uberlândia.
E O ANDERSON?
Já com o ex-ministro Anderson Adauto, Patrícia Melo conta que ainda não sentaram para conversar sobre eleições. Uma dobradinha entre eles não será surpresa, portanto.
INADIÁVEL
Sistema de trânsito será modernizado. Garantia é da prefeita Elisa. Segundo ela, “mais do que multar é preciso educar”. No entanto, a prefeita já admite que alguns locais precisam de radar. E a avenida Santana Borges é um deles.
CASO A CASO
Secretária municipal de Planejamento, Fúlvia Mendes, está se reunindo pessoalmente com as entidades de classe locais para discutir as propostas de reforma do Plano Diretor. Na segunda-feira ela esteve na Aciu. Na quarta estará no Sindicato Rural de Uberaba.