ALTERNATIVA

Presidente Dilma Rousseff incentiva gasoduto mineiro

Dilma é mineira e, mesmo não estando no mesmo (Leia mais...)

Lídia Prata
Publicado em 05/12/2013 às 10:06Atualizado em 19/12/2022 às 09:56
Compartilhar

Estava escrito nas entrelinhas...

Presidente do Codau chama a atenção para um fato que praticamente passou despercebido, em maio. Quando esteve em Uberaba, para abrir a ExpoZebu, a presidente Dilma Rousseff falou que Minas não podia ficar dependente de São Paulo no abastecimento de gás. Na época, ninguém entendeu o recado da Dilma, porque todos estávamos com ideia fixa de trazer o gás de Ribeirão a Uberaba, ignorando por completo a opção genuinamente mineira. Mas, pelo visto, o governador Anastasia prestou atenção ao recado. Ou já estava articulando essa opção Betim-Uberaba com o Governo Federal, à moda mineira: em silêncio.

Interpretação

Na interpretação do presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto, essa decisão do governador Anastasia sobre o gasoduto não surgiu da noite para o dia, como muitos andam dizendo. Antes de ser anunciada em solo uberabense, a opção do trajeto Betim-Uberaba foi exaustivamente negociada com a Petrobras. Consta que o presidente da Cemig, Djalma Moraes, esteve pelo menos quatro vezes com a presidente Graça Foster em menos de um mês, ajustando os detalhes do gasoduto mineiro para atender às necessidades da fábrica de amônia da Petrobras. Foi tudo feito de comum acordo e previamente estudado.

Chega pra lá

Dilma é mineira e, mesmo não estando no mesmo partido do governador, jamais escondeu o respeito e admiração que tem por Anastasia. De uma forma ou de outra, ao incentivar a opção do gasoduto genuinamente mineiro, a presidente deu um chega pra lá nos tucanos paulistas que vinham catimbando para consentir na transposição do rio Grande pelo gasoduto estacionado em Ribeirão Preto. Anastasia saiu fortalecido dessa “briga” política.

Pulando fora – Enquanto não bateu o martelo pelo trajeto Betim-Uberaba, a Cemig foi negociando com a TGBC, empresa que já tem licenças ambientais e autorizações governamentais para trazer o gás de São Carlos, passando por Uberaba e seguindo até Brasília. Chegou-se discutir a participação financeira da Cemig no projeto do gasoduto da TGBC. Depois, obviamente, a Cemig recuou, para investir no duto mineiro.

 

Blefe? – Pra quem não tinha nada, agora Uberaba tem duas opções de gasoduto. Resta saber se a TGBC vai manter esse gasoduto sem os parceiros Gasmig, Cemig e Petrobras, ou se faz apenas jogo de cena em nítida ação de contrapropaganda. Basta ver que a TGBC divulgou suas licenças e autorizações governamentais depois que o governador Anastasia anunciou o traçado Betim-Uberaba...

 

Muito prazer, Uberaba!

Prefeito Paulo Piau conseguiu colocar a secretária Dorothea Werneck num carro para passeio de apresentação de Uberaba. Dorothea tem um poder enorme de influência e decisão sobre investimentos em todo o território mineiro e, na avaliação do prefeito, era preciso levá-la in loco para ver o que ele diz sobre a cidade nas reuniões em BH. Os dois percorreram os três distritos industriais, Univerdecidade, Eadi, Vale Fertilizantes, etc. Segundo o prefeito, Dorothea saiu de Uberaba visivelmente bem impressionada com o que viu e ouviu. Que venham os frutos!

Cartão amarelo

Clientes do HSBC em Uberaba padeceram neste início de mês. Segundo explicações de funcionários, no fim de semana o banco teve problemas com energia elétrica e nada funcionou, nem caixa eletrônico. Na segunda-feira o sistema de informática sofreu uma pane em nível nacional, que só foi resolvida ontem. Ninguém conseguia usar caixa eletrônico, nem acessar extrato via internet, nem efetuar qualquer pagamento no HSBC. Chiadeira geral, que merecia pelo menos uma compensação aos clientes traduzida em isenção de caríssimas tarifas cobradas pelo banco.

Viva!

“Gasoduto mineiro, modéstia à parte uberabense.” Com essa sacada em cima do lance, o Codau fez um gol de placa, adaptando o mote da bela campanha de valorização de Uberaba lançada nesse fim de ano. A campanha visa justamente a despertar o orgulho de ser uberabense. Veio em boa hora!

Cores

Prédios públicos municipais vão trocar de cor. Mas ainda não estão definidas quais serão as escolhidas, entre aquelas da bandeira do Município. O mais provável é que a Administração opte por branco e azul. Outra coisa: a troca de cores não será simultânea, mas à medida que os prédios precisarem de nova pintura. Cá pra nós, o atual cinza é uma cor triste, depressiva...

Mérito

Hoje tem solenidade de entrega da Medalha Mérito Evangelizador, às 19h30, no auditório da Aciu. Entre os homenageados estará a pastora Maria Júlia, nossa querida companheira nas tardes da Rádio JM com suas mensagens de fé e esperança para os ouvintes.

Código Florestal

Acontece hoje o 1° Ciclo de Palestras para interpretação da legislação estadual em face do Código Florestal. Os palestrantes serão Antonio Fernando Pinheiro e Lucas de Souza Lehfeld, advogados de São Paulo, com vasta experiência no assunto. O evento está marcado para 19h, no Anfiteatro da PMU. Inscrições: 3kg de alimentos não-perecíveis.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por