PL PODE VIR A APOIAR ELISA
Partido Liberal pode mudar de rota a qualquer momento. São 22h30min, e ainda está rolando reunião dos dirigentes do partido em Uberaba com a direção estadual. Ao que tudo indica, o PL poderá abrir mão de ter candidatura própria a prefeito para apoiar Elisa. O acordo teria sido costurado pelo ex-ministro Marcos Montes diretamente com o ex-presidente Jair Bolsonaro, tal e qual feito em Uberlândia. Ao presidente estadual do PL, deputado Domingos Sávio, teria sido dada a missão de comunicar o fato ao pré-candidato Samir Cecílio e à presidente Ellen Miziara.
CONVOCAÇÃO
Em grupo de WhatsApp circulou agora à noite uma convocação aos pré-candidatos do PL na “casa da Maísa”, no Bairro Olinda, com a presença do presidente estadual do partido, Domingos Sávio.
SAMIR DE VICE?
Mesmo se o PL for para o caminhão de Elisa, Samir Cecílio não deverá ser indicado para vice. O nome mais cotado volta a ser o do presidente da Certrim, Luiz Henrique Borges.
FAKE NEWS
Presidente Ellen Miziara garante, no entanto, que Samir continua na disputa, normalmente. “A notícia que rolou foi fofoca. O que eu deixei claro, antes e agora, é que se o Bolsonaro fizer o que ele fez em Uberlândia, e pedir para retirar a candidatura ou compor, nós vamos ouvir o Bolsonaro, mas deixando claro que o Samir não será vice de ninguém” – afirmou Ellen, às 23h desta segunda-feira.
FUNDO MILIONÁRIO
Além de ter o maior tempo no horário eleitoral gratuito, o tem a maior fatia do fundo eleitoral este ano: R$ 886,8 milhões.
DOBRADINHA TONY E FRANCO
O que se comentava nos bastidores agora é oficial: Franco Cartafina abriu mão da candidatura a prefeito e será o companheiro de chapa de Tony Carlos. Anúncio oficial era aguardado para sexta-feira, mas foi adiado em razão de acidente sofrido pelo pai do ex-deputado federal.
AVALIAÇÃO
Antes de anunciar oficialmente a dobradinha, Franco Cartafina conversou com os pré-candidatos dos partidos Progressistas (PP) e Podemos, dos quais recebeu apoio para a adesão. “Foi uma decisão coletiva”, ressaltou Franco em conversa com a colunista. Até o horário do almoço ele só não havia conseguido contato com o presidente do Avante, Leonardo Queiroz.
FORA DE ÁREA
Por volta de 14h, Leonardo Queiroz explicou que estava fora de Uberaba e com o celular desligado. “Fiquei surpreso por ter pré-candidato do Avante que já sabia da decisão do Franco e não aguentava mais guardar segredo. E nós que estamos no grupo não sabíamos! Coisas da política” – disse o presidente do Avante. Além disso, Leonardo adiantou que vai avaliar com o grupo qual o caminho a seguir. Mas, é o tal negócio: se não acompanhar Franco, Leo corre o risco de se tornar “ex-presidente” a qualquer momento...
NA PAQUERA
Não é de hoje que a nova turma do Avante anda na paquera com Elisa. Se Franco não conseguiu falar com Leonardo Queiroz, a turma da prefeita conseguiu...
OBJETIVO ÚNICO
“Entendo que estou na majoritária do mesmo jeito, embora não como cabeça de chapa. Estou com 37 anos. Sonho ser prefeito e tenho tempo para isso. Vai chegar a minha vez”, explicou Franco, argumentado que ele e Tony têm o mesmo objetivo, que é “fazer a cidade funcionar, ter um governo eficiente e entregar qualidade de vida para a população”.
PESO
O que pesou na decisão de Franco, de abrir mão da candidatura própria para ser vice de Tony? “Pensando em Uberaba” – ressalta Franco. Segundo ele, o martelo foi efetivamente batido depois de muito diálogo e avaliação do cenário. Ele concluiu que a alternativa mais viável era justamente essa. “Isso muda o cenário da disputa” – aposta Franco.
TOCA PRO FUTURO!
Um vídeo rápido postado nas redes sociais na hora do almoço mostra Tony Carlos ao volante de um carro, e dizendo que “para chegar onde a gente precisa, experiência e juventude são fundamentais”. Aí aparece Franco Cartafina entrando no banco do co-piloto e dizendo: “Tony, toca pro futuro, que nós temos muito trabalho pela frente”.
ATUALIZANDO
Não resta dúvida que a chegada de Franco (PP) fortalece a pré-candidatura de Tony Carlos (MDB). Afinal, Franco tem um histórico político e uma base de partidos sob seu comando que certamente vão vitaminar a campanha da dupla, daqui pra frente. Além disso, a ligação de Tony com a família Cartafina não nasceu ontem. Quem não se lembra da dobradinha Tony-Terezinha na eleição passada? Apenas atualizou a parceria, agora com o neto dela.
REPERCUSSÃO
Aliado de Anderson Adauto, o advogado Mauro Humberto Alves vê a aliança Tony/Franco como um “gol”. Diz o seguinte: “Qualquer analista político antenado, independentemente de qual seja seu candidato a prefeito, deve reconhecer que essa aliança eleitoral é fato político altamente positivo para a candidatura a prefeito de Tony, e tende a consolidar seu nome como uma alternativa viável para a eleição majoritária”.
NOVA DIREÇÃO
Campanha de Paulo Piau deve dar uma guinada daqui pra frente. O PSDB está trocando a agência que cuidará do marketing do pré-candidato. Assinou com a turma da EXP.
VAI COM QUEM?
Nessa onda de especulações em torno dos candidatos a vice, as atenções se voltam para Anderson Adauto. No fim de semana o assunto era Silvana Elias como provável vice dele. Silvana foi secretária de Educação no governo Paulo Piau e está filiada no PDT, onde vem sendo cogitada também como pré-candidata a vereadora.
E O TONINHO?
Mas, nem só Silvana Elias está na parada para composição com Anderson Adauto. Outro nome cada vez mais forte nos comentários de bastidores é o do presidente do PSB, Toninho Andrada. É “pessoa de confiança” de Anderson.
NA PARADA
Lerin está de volta à disputa por cadeira na Câmara Municipal, pelo PDT. Seu irmão, que é policial civil e seria candidato a vereador, desistiu de concorrer.