Faltou referência ao Piau para decolar nas eleições. Opinião é do presidente do PSDB , Thiago Tiveron, manifestada em entrevista ao programa o Pingo do Jota desta quarta-feira. Segundo ele, o resultado da eleição proporcional correspondeu às expectativas, com o êxito de três candidatos, Thiago Mariscal, Túlio Micheli e Marcos Jammal. Porém, na majoritária, Tiveron acredita que a baixa votação de Piau decorreu de vários fatores, em especial da falta de referência estadual ou nacional. “Começamos a campanha com 11% (das intenções de voto) e terminamos com 3%. O partido claramente desidratou” – admitiu o líder dos tucanos.
OS OUTROS
Na avaliação do presidente do PSDB, Samir Cecílio escorou sua candidatura em Bolsonaro, Anderson Adauto em Lula, e Elisa no governador Zema. Tony teve um veículo de comunicação para defender seu nome por quatro anos. Já Piau ficou sozinho na disputa. Além disso, Thiago Tiveron destacou que o PSDB teve apenas 31 segundos para dar seu recado no horário eleitoral da TV e três inserções diárias no rádio. Foi uma guerra desigual, segundo ele.
DURO GOLPE
Por outro lado, Tiveron atribui à união de Franco e Tony o golpe fatal na campanha de Piau. O trio vinha dialogando há muito tempo, e de repente o candidato tucano foi colocado para escanteio. Tiveron contou que Piau soube da dobradinha no domingo, pouco antes do anúncio oficial pelas redes sociais.
GRANDE LÍDER
Por outro lado, Tiveron ressaltou que Paulo Piau é um grande líder e cumpriu esse papel com honra e dignidade até o fim, para não prejudicar os candidatos a vereador. “Só temos gratidão a ele”, disse o presidente do PSDB, ressaltando a grande admiração pessoal que tem ao ex-prefeito. E mais: garantiu que em momento algum Piau falou em jogar a toalha. “É um homem é de caráter” – destacou.
POR QUE NÃO?
E 2026? Pois é. Tiveron não descarta o lançamento de dobradinha entre Piau e Jammal, ou outro nome, para representar o PSDB na disputa. “Piau é um grande líder. Se ele quiser disputar eleição para deputado, o partido vai apoiá-lo”.
EM CIMA DO MURO
Honrando a fama de partido em cima do muro, o PSDB não vai tomar partido nas eleições do segundo turno. De acordo com o presidente, o partido se reuniu na quinta-feira passada para discutir esse assunto. Piau declarou apoio a Tony. Quantos os vereadores eleitos, o partido os liberou para decisões pessoais. Tiveron ainda contou que o partido não foi procurado por Elisa e conversou muito pouco com Tony Carlos.
NOVO ROUND
Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais não acolheu os embargos opostos por Anderson Adauto, no processo que discute sua inelegibilidade. Agora AA terá de entrar com recurso especial no TER-MG para ser enviado e julgado no TSE. Quem encaminha para o TSE é o presidente do TRE-MG. Se o presidente não acatar o recurso especial, AA pode entrar com agravo direto para fazer subir o recuso para o TSE. Mas essa decisão de agora não modifica em nada a situação da eleição em Uberaba.
FOI MAL
Juiz eleitoral José Paulino negou a liminar pedida pelo Podemos para suspender a votação para vereador, nos autos da ação de investigação judicial eleitoral (AIJE) intentada contra o União Brasil, por conta da votação pífia de candidata a vereadora. No entanto, o magistrado considerou gravíssimos os fatos narrados pelo Podemos na petição inicial, indicativos de possível fraude eleitoral. Decisão deve sair antes da diplomação.
PÉ NA ESTRADA
Depois de se recusar a participar de debate na Band, porque o programa seria transmitido dos estúdios da emissora em Uberlândia, o candidato Tony Carlos pegou a estrada rumo à cidade vizinha para gravar entrevista que será exibida neste sábado pela Record/Paranaíba. Questionado sobre os dois pesos para duas medidas, Tony alegou que a concessão da Band é de Uberaba e ele entende que não faria sentido discutir os problemas de Uberaba na cidade vizinha.
REPRESENTAÇÃO
Candidatos Elisa Araújo e Mauricinho de Sá acionaram o Judiciário com representação eleitoral contra Rádio América, do adversário Tony Carlos. Na inicial, os candidatos argumentam que a programação da emissora tem dirigido críticas sistemáticas à gestão municipal. Além da transcrição de programas transmitidos nesse período eleitoral, os representantes citam que a enquete apresentada pela emissora é a mesma que o candidato Tony Carlos veiculou em seus redes sociais no mesmo dia. E mais: destaca que “enquanto uma entrevistada fala, o candidato Tony Carlos aparece várias vezes ao fundo da imagem, dentro do escritório da rádio, evidenciando o total aparelhamento da emissora em seu favor”. Conclui, por fim, que “a emissora tornou-se, portanto, veículo de propaganda do candidato Tony Carlos, descumprindo a legislação eleitoral e as funções que lhe são atribuídas por lei enquanto concessão pública”.
NAS BANCAS
Nova edição da JM Magazine está fazendo o maior sucesso nas bancas. Trazendo na capa a empresária Ana Paula Sabino (leia-se S&B Acessórios), a revista traz matérias superinteressantes sobre moda, decoração, viagens, festas, tendências atuais para casamentos, além de abordar os motivos que levam tantas pessoas a sofrer com os transtornos da ansiedade. Esta edição da JM Magazine está incrível!
ELEIÇÃO NA OAB
Protocolado nesta quarta-feira o pedido de registro da chapa “OAB da Advocacia”, com Luciano Del Duque como candidato a presidente e Luciano Camargos como vice-presidente (foto abaixo). Como principal objetivo a chapa pretende fortalecer a relação entre a OAB, advogados e advogadas. Uma das principais propostas da chapa é se aproximar da classe, garantindo que as reais necessidades dos profissionais da advocacia sejam atendidas, buscando um resgate do diálogo e da parceria entre a instituição e seus membros.
Advogados Luciano Camargos e Luciano Delduque são candidatos à presidencia da OAB/Uberaba (Foto/Divulgação)