ALTERNATIVA

Presidente fala sobre o Projeto Água Viva

Novo projeto, visa melhorar o excesso de água que vai parar de uma vez na Leopoldino.

Lídia Prata
Publicado em 07/03/2013 às 13:43Atualizado em 19/12/2022 às 14:20
Compartilhar

Vai mal

Diretor regional de Saúde, Iraci Neto, reagiu à informação publicada ontem nesta coluna, criticando a demora no repasse ao município dos kits de teste rápido de dengue enviados pelo Estado. Segundo ele, de fato chegaram aqui dois mil kits, na segunda-feira, para atender a todos os municípios abrangidos pela Regional de Uberaba. Para Uberaba foram destinadas apenas 500 unidades (e não mil, como era esperado). Na terça-feira, segundo ele, manteve contato telefônico com a Secretaria Municipal de Saúde, solicitando que os kits fossem retirados no almoxarifado da SRS na avenida da Saudade. A retirada, porém, só aconteceu ontem de manhã pela Prefeitura.

Sumiço de kits

Ainda segundo Iraci Neto, “pra evitar fluxo incorreto de informações”, na terça-feira ele enviou ofício comunicando ao secretário Fahim Sawan a chegada dos kits. Mas esclareceu que “novos repasses seriam gradativamente efetivados quando necessários, de forma a garantir maior controle, tendo em vista a constatação de extravio de 39 unidades na primeira remessa, ocorrida em 28 de janeiro”.

Gravidade

De tudo o que se vê – incluindo a indisfarçada guerra fria entre as autoridades de saúde do município e do Estado, em Uberaba – e mais assusta é ver que kits de teste rápido “desaparecem”, quando deveriam ser utilizados em pacientes com suspeita de dengue. Esse “sumiço” deveria merecer, no mínimo, um procedimento investigatório administrativo.

Tiquinho de nada - Enquanto o Município esperava pelo menos mil unidades dos kits de teste rápido, o Estado mandou só a metade, o que não dá nem para começar! O quadro da dengue em Uberaba é alarmante, pois a cidade registra mais da metade das mortes ocorridas em todo o Estado em decorrência da doença. E podem aumentar, se não for deflagrada uma verdadeira operação de guerra contra a dengue na cidade. As ações que se viu até aqui ainda são muito tímidas diante do problemão que temos.

 

Visita - O médico uberabense Antônio Campos Neto desembarca hoje na cidade para visitar os amigos e parentes, entre eles o irmão Luiz Cláudio Campos. Radicado há anos em Boston (EUA), Antônio Neto é um pesquisador exponencial e considerado a maior autoridade mundial em tuberculose.

Sem pânico

Presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto, apressa-se a esclarecer que o canal da avenida Leopoldino de Oliveira não será aberto outra vez para a nota etapa de obras do projeto Água Viva. Aquele serviço mais complicado já está pronto. Esta nova etapa, destinada à microdrenagem, será feita nas ruas transversais que deságuam na Leopoldino, visando ampliar o sistema de captação das águas de chuva. Traduzindo em miúdos, essas obras de agora pretendem evitar que a enxurrada desça por cima das ruas secundárias avolumando-se de uma vez na Leopoldino, onde acabam formando uma espécie de rio. Com a microdrenagem, a intenção é desviar a enxurrada para as novas galerias centrais, entrando nos “bueiros”, em vez de deslizar pelo meio-fio até a avenida.

Menos trauma

Luiz Neto garante que esta etapa de microdrenagem será bem menos traumática para o trânsito e para os comerciantes da área central da cidade. É bem verdade que toda interdição de rua e principalmente da Leopoldino (total ou parcial) sempre atrapalha a vida de todo mundo. Mas Luiz Neto lembra que o serviço está sendo executado esquina por esquina, cada uma de uma vez, como já foi feito na Jaime Bilharinho e agora na rua Antônio Pedro Naves. Vai seguir até a Guilherme Ferreira nas próximas semanas.

Indignação

O vereador Edmilson de Paula está indignado com o descaso da área onde funcionava o jornal Lavoura e Comércio. Após ser arrematado em um disputado leilão no ano de 2011, o edifício onde funcionava o antigo jornal foi derrubado, sendo mantida somente a fachada. Diz o vereador: “Eu e minha equipe passamos pelo local e verificamos o descaso com a área. O terreno está com mato alto, acumulando lixo e várias lojas do entorno têm utilizado o local para carga e descarga de caminhões, causando estragos no passeio, dificultando a passagem de pedestres e principalmente de cadeirantes”, criticou Edmilson. Mais que o cidadão comum, o vereador tem meios de resolver isso e não apenas se indignar.

De olho

A OAB Uberaba aguarda com expectativa a votação, marcada para hoje, do projeto de lei nº 4.318/2012, de autoria do deputado Aelton Freitas. O PL cria a figura do Advogado Profissional Individual. Segundo o diretor financeiro da OAB Uberaba, Paulo Emílio Derenusson, se for aprovada a proposta do deputado, os advogados que antes recebiam tratamento tributário de Profissional Autônomo, com alíquota de Imposto de renda de 27,5%, passarão a ser tratados de forma equiparada às Sociedades de Advogados, cuja tributação é de 11,3%.

Cruel!

“Não mandei, mas aceitei”, disse o ex-goleiro Bruno sobre o assassinato da ex-namorada Eliza Samudio, durante o julgamento do crime ontem, em Contagem. Segundo o primo de Bruno, Eliza foi torturada antes de ser assassinada, esquartejada, e depois jogada aos cães. E Bruno ainda teve coragem de abrir a Bíblia diante dos jurados... Cretino!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por