Foto/Divulgação
Bonitão, talentoso e bem educado, o jovem uberabense João Menezes brilha nos torneios internacionais de tênis
Projeto polêmico
Entrevista exclusiva do presidente da Câmara ao Jornal da Manhã, publicada na edição de domingo, ainda continua repercutindo nos meios políticos. O ponto mais polêmico abordado por Luiz Dutra foi, sem dúvida, a aprovação do projeto que revisou a planta de valores imobiliários, apesar de todos os protestos populares. Segundo o presidente, esse projeto tramitou durante três meses na Casa, depois de muita discussão, inclusive com corretores de imóveis. Dessas discussões resultaram duas emendas para suavizar o impacto da variação positiva do IPTU para a população, mediante a aplicação proporcional e linear do reajuste entre 2019 e 2022, e a depreciação dos imóveis antigos. E concluiu: “Já são quase 10 anos da última atualização e coube à Câmara fazer as adequações para que não houvesse injustiça”.
Toalha grande
Enxugar os quadros de assessores parlamentares na Câmara só mesmo na próxima legislatura. Isso ficou claro na entrevista do presidente Luiz Dutra, quando disse que o aumento de 14 para 21 cadeiras, com a redução dos recursos em um terço para cada gabinete, forçará os vereadores a trabalhar com equipes mais enxutas. Mas, que hoje é uma vergonha esse número exagerado de assessores parlamentares, custeados com dinheiro dos impostos que pagamos, isso é...
E o futuro?
Ainda na entrevista concedida pelo presidente Luiz Dutra, ele preferiu sair pela tangente quando questionado sobre seu futuro político, já que está no seu quinto mandato de vereador. “Ainda é cedo para avaliar, mas sei que posso servir muito à nossa população”. Para bom entendedor...
Será?
A julgar pela movimentação das últimas horas, o presidente Michel Temer virá para a inauguração da ExpoZebu. Cerimonial da Presidência pode desembarcar aqui entre hoje e amanhã para a “varredura” de praxe.
Serviço ruim
A partir de 1º de maio, as contas do Codau não poderão mais ser pagas com cheques em casas lotéricas. Caixa e Codau alegam dificuldade de conciliação bancária e desencontro de informações para justificar a medida. Só dinheiro ou cartão de débito, ou internet banking, além de débito em conta na Caixa.
Negócios em expansão
Passando longe da crise, cinco empresas uberabenses estão prontas para iniciar projetos de expansão. Na sexta-feira, o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, recebeu os representantes da Agronelli, Doces Mineiro, Café Imperador, Lavanderia Piauí e Recicláveis Volta Grande para assinatura de termos para concessão de áreas pelo Município justamente para receber esses novos investimentos. As áreas, no caso, estão localizadas nos Minidistritos Valim de Melo e Boa Vista, e na BR-050.
Goela grande
Enquanto esticamos o dinheiro para chegar até o fim do mês, as “burras” do governo estão cada vez mais cheias. A arrecadação com impostos, contribuições e demais receitas teve alta real (acima da inflação) de 3,95% em março, totalizando R$ 105 bilhões 659 milhões. Aliás, a arrecadação de impostos pelo governo federal vem crescendo mês a mês este ano. O governo comemora, enquanto nós temos lágrimas a derramar, por vermosnosso suado dinheirinho servindo para bancar a caríssima máquina federal. Se esse dinheiro todo fosse investido na segurança pública, ou na melhoria do sistema público de saúde, seria menos doloroso pagar tanto imposto.
Como assim?
Não sei você, mas fiquei de queixo caído ao ver pela TV as imagens de Kate Middleton de salto alto, saindo da maternidade com o terceiro filho no colo, poucas horas depois de dar à luz, em Londres. Enquanto aqui há uma portaria do Ministério da Saúde determinando o prazo mínimo de 24 horas para liberação da mulher após o parto normal, sem complicações, lá existe um acompanhamento médico domiciliar nas três semanas que antecedem o parto, tanto para a realeza quanto plebeias. Além disso, prevalece o entendimento que as principais complicações responsáveis pela mortalidade materna no pós-parto - hemorragia, pré-eclampsia (hipertensão) e infecção - podem ser descartadas nas seis primeiras horas. Depois disso, não há motivo para manter mãe e filho hospitalizados.
Uberaba em todas
Nosso conterrâneo João Menezes orgulha Uberaba e projeta o nome da nossa cidade pelo mundo afora com suas vitórias no esporte. Filho dos médicos Fabiano Hueb de Menezes e Fernanda Magalhães, João conquistou no sábado o quarto título de future da sua carreira e seu primeiro na temporada 2018. Com a vitória, ele deverá saltar 100 posições e aparecer entre os 400 mais bem classificados.
De primeira
Como de costume, anunciantes e parceiros receberão hoje à noite a JM Magazine 60 em primeira mão, durante coquetel no Parthenon Vip. A partir de amanhã os exemplares da revista estarão nas bancas e pontos de vendas, com muitos assuntos interessantes que serão recorrentes nas rodas de prosa das festas da ExpoZebu. Com esta edição, a JM Magazine comemora 15 anos de sucesso absoluto, consagrada como a revista preferida pelos uberabenses e premiada com três Top Of Mind consecutivos.