ALTERNATIVA

Presidente prega rejuvenescimento do PT em Uberaba

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 21/10/2024 às 17:21Atualizado em 22/10/2024 às 21:00
Compartilhar

Embora não tenha conseguido eleger nenhum dos seus candidatos a vereador, o presidente do diretório municipal do PT acredita que a campanha do partido foi bem sucedida em 2024. Segundo Germano, que foi um dos candidatos e está na primeira suplência, os votos dos candidatos petistas ajudaram muito a eleger o vereador Paulo César Soares, o China, único da federação. Germano ficou na primeira suplência. No entanto, o presidente ressalta a necessidade de oxigenar o partido em Uberaba. Ele entende que candidatos mais jovens e com boa fluência nas redes sociais têm mais visibilidade e condição de se eleger. “Estamos envelhecendo e precisamos renovar os quadros do PT” – destacou o presidente.

TELEPATRÍCIA
Candidata a prefeita em 2020 e depois a deputada, em 2022, a petista Patrícia Melo sumiu de cena nas eleições municipais deste ano. Nome cotado e até defendido por Germano para compor a chapa majoritária encabeçada por Anderson Adauto, ela foi preterida pela também petista Ana Clara Hercos. Mas essa escolha, segundo Germano, foi exclusiva de Anderson e só ficou sabendo quando foi anunciado o nome da vice. Executiva não teria sido consultada, nem comunicada por AA.

SEM SOPAPOS
Confirmando o entrevero ocorrido semana passada durante reunião do Partido dos Trabalhadores na sede do Sindicato dos Bancários, o presidente do Diretório municipal contou ao Pingo do Jota que a ação foi mera reação e não teria tido contornos de violência física. Segundo Germano, o petista Fabiano Lopes teria agredido verbalmente o secretário do partido e o próprio presidente, sendo, assim, colocado para fora do recinto de reunião. Vale destacar que tanto Germano quanto Fabiano Lopes disputaram a eleição para vereador, sem sucesso. E a reunião do entrevero tinha na pauta a discussão sobre os rumos do PT no segundo turno.

PARA DEPOIS
Com a briga, a discussão sobre o tema em pauta acabou não evoluindo. Aliás, nem poderia, pois não havia quórum para tomada de decisão. Apenas 13 petistas estavam presentes, e seriam necessários no mínimo 18. Diante disso, o presidente Germano foi “esfriar” a cabeça no jogo do Naça, naquele mesmo dia.

É HOJE
Por outro lado, a Federação formada por PT, PcdoB e PV deve decidir nesta terça-feira sua posição neste segundo turno. Deve ficar entre voto nulo e apoio à candidatura de Tony Carlos (MDB). A conferir.

ATÉ O FIM
Ainda de acordo com o presidente do PT, ele pretende cumprir seu mandato até o fim, em maio do ano que vem. Ele não acredita em intervenção da estadual na executiva municipal, por conta do entrevero da semana passada. “Seria apenas um desgaste para o partido. E quem não está satisfeito, que venha disputar a eleição” – finalizou.

REPENSAR
Vereador reeleito Marcos Jammal também acredita na necessidade de repensar a forma de se comunicar com eleitor. Nesta eleição, ele viu sua votação minguar 16% em relação à anterior. Comparando com o também tucano Thiago Mariscal, um adepto fervoroso das redes sociais, Jammal diz que a votação do colega escancarou para todos a força da internet na conquista de votos.

POR QUE NÃO?
Por outro lado, Jammal não descarta a possibilidade de disputar eleição para deputado. E pode ser até em 2026. É a tal história, político que sonhar em subir um degrau a mais está fadado a cair no esquecimento ou virar poste!

DISPUTA COM JUÍZO
Por outro lado, Marcos Jammal defende que os partidos e os potenciais candidatos a deputado tenham muito juízo, para evitar o desastre de 2022, quando Uberaba ficou sem representante na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa.

PESQUISAS
Nada menos do que 5 pesquisas tiveram pedido de registro no Tribunal Regional Eleitoral nos últimos dias. O registro é condição legal para a divulgação dos números, mas falta saber se os contratantes vão querer trazer a público as intenções de voto nessa reta final de campanha eleitoral. Vale destacar na última semana havia uma pesquisa Veritá registrada, mas os seus números ficaram restritos aos contratantes. Ninguém soube, poucos viram...

CADÊ A TINTA
Caiu a chuva e a tinta vermelha das faixas de pedestres recentemente pintas não ficou mais nítida, ao contrário do que era esperado.

LUZ!
É preciso pensar numa solução para o fornecimento de energia Elétrica à comunidade rural de São Basílio, onde se localizam várias propriedades rurais e o abatedouro de aves. Durante toda a semana passada e no fim de semana também, os moradores e produtores rurais de lá padeceram com a intermitência no fornecimento. No sábado, a energia foi restabelecida por volta de 16h, mas no domingo voltou a cair. Uma situação desesperadora para quem perdeu produção, equipamentos, eletrodomésticos, gêneros alimentícios congelados... Quem sabe uma PPP da Energia Fotovoltaica para abastecer os consumidores daquela região possa ser viabilizada, já que os investimentos feitos pela Cemig ainda não foram suficientes para garantir segurança energética naquela localidade? Estamos perto de um novo governo e talvez esta possa ser uma pauta do próximo prefeito ou da próxima prefeita. Falamos tanto em água nas torneiras. Por que não falarmos em luz nas nossas casas e na zona rural?

CADÊ A LUZ?
De sábado para domingo, empresas do Distrito Industrial I padeceram por 14 horas consecutivas sem energia elétrica também...

QUEM SABE?
Por falar no assunto, a empresa ForGreen, que é pioneira no setor de energia solar em geração distribuída, acaba de receber aporte financeiro de R$ 120 milhões por meio de um CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários). O valor será investido no desenvolvimento de novas usinas fotovoltaicas em Minas Gerais, ampliando ainda mais a capacidade de geração de energia limpa. Atualmente, a companhia dispõe de 25 usinas solares próprias em operação e outras 30 em fase de implantação, que possuem capacidade instalada para gerar até 100MW. Para os próximos dois anos, a ForGreen Energia projeta ampliar sua capacidade para aproximadamente 250MW. Fica a dica.

CONQUISTA 
Shopping Uberaba assina contrato para a chegada da Chocolataria Gramado para fortalecer ainda mais o mix do empreendimento. Estarão disponíveis chocolates para todos os públicos, do infantil ao vegano, além de chocolates zero lactose/ zero açúcar e muito cacau. Também fazem parte do mix, vinhos, espumantes e licores. As expectativas dos investidores são as mais positivas e afirmam que Uberaba merece uma loja da Chocolataria Gramado, que tem como diferencial a ausência de glúten e gorduras hidrogenadas.

Os franqueados Pedro Henrique Roso de Souza e Osvaldo de Souza Melo com o superintendente do Shopping Uberaba, Fabiano Guerra e o executivo comercial, Luís Fernando Gobbo, no ato de assinatura do contrato (Foto/Divulgação)

Os franqueados Pedro Henrique Roso de Souza e Osvaldo de Souza Melo com o superintendente do Shopping Uberaba, Fabiano Guerra e o executivo comercial, Luís Fernando Gobbo, no ato de assinatura do contrato (Foto/Divulgação)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por