ALTERNATIVA

Pressão popular não conseguiu evitar aumento do IPTU

Lídia Prata
Publicado em 22/03/2018 às 08:54Atualizado em 16/12/2022 às 05:23
Compartilhar

Empresária Fátima Foscarini foi homenageada com o diploma de honra ao mérito – Mulher Destaque, durante a reunião da diretoria plena da Aciu, nesta semana. Na foto, a homenageada ladeada pelo esposo Dorvalino e pelo presidente da Associação, José Peixoto

Passou! Passou!

O projeto de lei que reajusta a planta de valores imobiliários em Uberaba foi votado e aprovado na sessão da Câmara desta quarta-feira. Apenas dois vereadores votaram contra a matéria: Franco Cartafina e Alan Carlos. Nem mesmo a pressão de corretores de imóveis e de populares que lotaram as galerias foi capaz de demover os vereadores de aprovar o projeto, a toque de caixa. Faixas, cartazes, apelos de todas as formas não sensibilizaram nossos nobres edis. Já estava tudo costurado, lacrado, acertado bem antes de a sessão começar.

Mudança da rotina

A pauta distribuída pela Câmara à imprensa para a sessão de ontem não previa a votação desse projeto de reajuste da Planta Genérica de Valores Imobiliários. Era completamente diferente, conforme essa coluna noticiou. Aliás, a matéria sequer estava cogitada para este mês, conforme assegurado pela assessoria de Comunicação da Casa. Porém, a Comunicação da Casa passou batida na "mudança da rotina das sessões desta semana". Diante do fato, ontem à tarde, a assessoria de imprensa enviou pedido de desculpas à imprensa pelo cochilo. E que cochilo! Justo numa sessão com tema tão polêmico...

“Mentira dos ricos”

Não bastasse o “climão” pós-aprovação do PGV na Câmara, circulou pelas redes sociais um “desabafo” raivoso atribuído a ocupante de cargo de confiança do governo municipal. No post está escrito, entre outras bobagens: “PGV é justiça. Um tapa contra os que acham que mandam na cidade. Eles estão dizendo que o IPTU vai aumentar, vai mesmo, o deles que estão com mansões e terrenos subavaliados. Não caia nessa mentira. Fora coronéis!”. Bastou o post viralizar nos grupos de WhatsApp para causar um quiproquó danado! O suposto autor do post foi “massacrado” nos grupos de WhatsApp.

Autoria desconhecida - Questionado sobre o post, o ocupante de cargo de confiança na PMU negou a autoria e disse que apenas compartilhou postagem alheia, para mostrar que a PGV tem apoiadores. Argumentou que apenas estava contrapondo aos que protestavam contra a aprovação da matéria. O problema é que a história viralizou de tal forma, que os ânimos ficaram exaltadíssimos, de lado a lado, o dia todo.

Respeito – Em Brasília, onde esteve nessa quarta-feira, o prefeito Paulo Piau foi informado sobre a celeuma criada por integrante da sua equipe de trabalho e declarou: “Nunca gostei de disputa de classe social. Isso não contribui com nada. Se temos a Uberaba de hoje e alguém com posse é porque trabalhou e acumulou no passado e deve ser no mínimo respeitado”.

De olho

Corretor de imóveis acionou a coluna para dizer que vai fiscalizar os reajustes de IPTU 2019 dos edis e dos integrantes da equipe do governo Paulo Piau. Quer saber se os reajustes serão aplicados em relação aos imóveis deles também...

Casa nova

Com a presença do presidente da Fiemg, Olavo Machado Junior, será inaugurada no dia 5 de abril a nova sede da Regional Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba do Sebrae, na avenida Odilon Fernandes. Segundo o gerente regional William Rodrigues de Brito, “esse novo espaço reforça a estratégia da instituição de alavancar o desenvolvimento regional e promover o fortalecimento das micro e pequenas empresas, por meio de diversas ações em gestão, inovação e foco no mercado”.

Choque

A quarta-feira foi um dia para lamentarmos por completo. Logo nas primeiras horas, a notícia da morte trágica do sargento Gilmar Oliveira, brutalmente assassinado por bandidos quando retornava de sessão de quimioterapia em São Paulo. Desde 2012 o sargento lutava contra um câncer, submeteu-se a um bem-sucedido transplante de medula e vinha se recuperando com êxito. Era um militar muito querido e respeitado, em especial pela imprensa uberabense. Sua morte, nas circunstâncias em que ocorreu, consternou a todos nós. A violência em Uberaba nos roubou também a convivência com um ser humano de incontáveis qualidades.

Troca-troca

Ao que tudo indica, o prefeito Paulo Piau deverá adotar uma “solução doméstica” na reforma do secretariado. Pelo menos esses são os comentários de bastidores, dando como certa a nomeação de Marlus Salomão para assumir a Secretaria de Serviços Urbanos. Toninho Oliveira, que acumula a Sesurb com o Governo, permaneceria à frente da segunda. Vale ressaltar, porém, que Marlus e Toninho são como “carne e unha”, o que de certa forma garantirá a continuidade do esquema de trabalho nos Serviços Urbanos.

Falta de compostura

Quando os membros do Judiciário perdem a compostura diante das câmeras, perdem também o respeito e jogam a credibilidade do Poder no lixo. Não é de hoje que os ministros Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso andam se estranhando publicamente, ora em plenário, ora através de declarações publicadas pela imprensa. Mas ontem os dois passaram dos limites. Gilmar Mendes, como de costume, sacou suas aleivosias para cutucar o colega de toga, que reagiu: "Me deixe de fora desse seu mau sentimento, você é uma pessoa horrível, uma mistura do mal com atraso e pitadas de psicopatia. É um absurdo vossa excelência vir aqui fazer um comício cheio de ofensas, grosserias. Vossa excelência não consegue articular um argumento, fica procurando, já ofendeu a presidente, já ofendeu o ministro Fux, agora chegou a mim. A vida para vossa excelência é ofender as pessoas, não tem nenhuma ideia, nenhuma, nenhuma, só ofende as pessoas”, declarou Barroso durante a sessão, transmitida ao vivo pela TV Justiça. O destempero emocional das autoridades do Poder que deveria se pautar pelo equilíbrio bem revela a deterioração ética e moral do país, lamentavelmente. Após a fala de Barroso, a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, anunciou que suspendeu a sessão, sob protestos irados de Gilmar Mendes. Onde vamos parar???

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por