ALTERNATIVA

Previsível fiasco do Carnaval de rua

Cansamos de apontar os erros da organização. Pra começar, a Fundação Cultural simplesmente...

Lídia Prata
Publicado em 21/02/2012 às 10:36Atualizado em 17/12/2022 às 08:30
Compartilhar

Fiasco previsto

Já era previsível que o carnaval de rua deste ano seria um fiasco, como se viu no fim de semana. Cansamos de apontar os erros da organização. Pra começar, a Fundação Cultural simplesmente ignorou que carnaval é uma festa popular anual e deixou a programação para a última hora. Deveria ter cuidado do assunto com a antecedência necessária, não apenas para possibilitar aos blocos e às escolas de samba um desfile interessante, como também para atrair o público da região. Aliás, a divulgação do carnaval de Uberaba foi nula. Cidades menores, como Pirajuba, Campo Florido, Campina Verde e até Ituiutaba trabalharam com maior competência na divulgação de suas festas de Momo, atraindo foliões de diversos outros pontos do país, fator este que incrementa o comércio e o setor de serviços como consequência do turismo carnavalesco. Uberaba não cuidou nem mesmo de divulgar o carnaval com eficiência para os uberabenses. Deu no que deu: CentroPark completamente vazio e dinheiro público desperdiçado...

 Foi mal

A proibição judicial ao acesso de crianças e adolescentes ao local dos desfiles também contribuiu para o esvaziamento do CentroPark. No sábado, dois blocos deixaram de desfilar porque parte de seus integrantes era menor de idade, embora acompanhados dos pais. Não foram avisados de que as crianças não poderiam desfilar e voltaram para suas casas frustrados. Muitas famílias que foram ao CentroPark também perderam a viagem. Foi uma revolta geral. Ontem, na Rádio JM, dezenas de ouvintes ligaram para protestar, lembrando que no Rio e em São Paulo a televisão mostrou centenas de crianças participando dos desfiles das escolas de samba.

 Em pauta

Deputado federal Paulo Piau (PMDB) passa o carnaval em Uberaba e cuida dos últimos ajustes no texto final do projeto do novo Código Florestal, do qual é relator. Com mais de 10 pareceres técnicos em mãos, Piau avalia que alguns pontos do texto aprovado pelo Senado ainda precisam ser revistos antes de levar o projeto novamente ao plenário da Câmara federal, o que deve acontecer no dia 7 de março.

 Discussão

Projeto do Código Florestal volta à discussão com as entidades de classe em Uberaba no dia primeiro de março. O ponto mais polêmico é a reserva ambiental em caso de expansão da área urbana dos municípios, o que poderá impactar os preços das glebas destinadas a loteamentos do tipo Minha Casa Minha Vida.

 Bomba

Enquete do JM Online revela que 86,5% dos 843 internautas votantes responderam “não” à pergunta: “Você concorda com o aumento de cadeiras na Câmara Municipal de Uberaba, passando para 21 vereadores a partir de 2013?”

 Novos rumos

Não será surpresa se o Codau vier a ser terceirizado, ou passar para a iniciativa privada, num futuro bem próximo. Há correntes políticas em Uberaba defendendo (e até trabalhando) essa ideia. Certo é, porém, que no governo Anderson Adauto essa “venda” não será concretizada.

 Lixo

Término do contrato do Município com a Uberaba Ambiental este ano já provoca rebuliço nos bastidores políticos. Como se sabe, a empresa é concessionária do serviço de coleta e tratamento de lixo em Uberaba, num contrato que envolve cifras tentadoras para toda e qualquer empresa. Tem gente de olho no que vai acontecer nos próximos meses...

 Fora da pauta

Projeto do Executivo sobre a revogação da lei que limita o plantio de cana a 10% da área total do município está fora da pauta da Câmara em março. Considerada inconstitucional, a lei é antiga e já não reflete a situação de Uberaba, cuja área plantada com cana supera os 18%. Porém, o prefeito Anderson Adauto avalia que o momento político pode atrapalhar a avaliação técnica da questão e, por isso, só voltará a apresentar o projeto depois das eleições.

 Reviravolta

No fim de semana carnavalesco, analistas políticos de plantão fizeram todo tipo de prognóstico sobre a sucessão municipal. Numa animada roda no Mercado, por exemplo, houve até quem apostasse que o secretário Carlos Assis será o candidato do PT a prefeito de Uberaba, desbancando o deputado Adelmo e a ex-vereadora Marilda. Vale lembrar que Assis filiou-se ao partido no ano passado, mas sumiu da lista dos prefeitáveis...

 Compromisso

No carnaval os leitores do Jornal da Manhã não ficam na mão. O JM está circulando normalmente, todos os dias, com a cobertura completa do reinado de Momo em Uberaba e no país. Único jornal verdadeiramente diário, o JM sabe que informação é tudo!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por