ALTERNATIVA

Primeira reunião da Câmara Municipal

Primeira sessão da Câmara de Uberaba de 2013 teve muitas surpresas. A começar...

Lídia Prata
Publicado em 05/02/2013 às 10:01Atualizado em 19/12/2022 às 14:53
Compartilhar

FotJairo Chagas

Prefeito Paulo Piau e a primeira-dama Heloisa prestigiaram a Feijoada do Jockey, no sábado. Mal conseguiram andar no clube, tal o assédio dos joqueanos ao prefeito. Ontem Piau esteve na Câmara para a primeira sessão da atual legislatura

 

Arregaçar as mangas!

Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Assis Pereira, anda preocupado com o futuro dos investimentos programados para Uberaba, especialmente a planta de amônia, o gasoduto e a Zona de Processamento de Exportações. Com relação à fábrica de amônia, ele frisa que “o projeto escolhido pela Petrobras para Uberaba visa produzir 1.500 toneladas/dia, das quais cerca de 800t/dia foram reservadas para a Vale (400 para Uberaba e 400 para o novo projeto de Patrocínio). A Vale não confirma Patrocínio. Desta forma, o projeto amônia de Uberaba perde sua viabilidade, tanto técnica quanto econômica”. No entanto, Assis adverte que “esperar pela decisão do Conselho da Petrobras, sem provocar o debate técnico e político, equivale esperar que os aparelhos sejam desligados. Acredite: foi muito mais difícil colocar uma fábrica de amônia em Uberaba do que será aqui mantê-la”. Assis propõe que as lideranças locais arregacem logo as mangas para tentar evitar o pior.

 

Controvérsia

Antes de deixar o cargo, o ex-prefeito Anderson Adauto foi categórico ao afirmar que a planta de amônia de Uberaba é irreversível. Garantiu, com todas as letras, que o projeto inicial foi modificado pela Petrobras para se tornar economicamente viável e nova licitação da fábrica deveria acontecer no primeiro semestre deste ano. Além disso, a Petrobras já fez um investimento de porte em Uberaba, no ano passado. Isso sem contar que a fábrica de amônia foi anunciada pela presidente Dilma Rousseff durante visita a Uberaba, diante de autoridades de toda a região, reunidas no Centro de Eventos da ABCZ. E agora, José?

 

Xeque-mate

Sobre a ZPE, Assis lembra que o texto do decreto que a criou indica a área onde ela deva ser construída. “Para deixar transparente a escolha e sugestão da área decretada, Lei Municipal de 2009 determina que seja licitada a concessão. A licitação realizada em 12/12/2012 não teve pretendentes”, lembra Assis. Para ele, mais uma vez se vê a necessidade de atitudes tanto no campo técnico quanto político, sobretudo no sentido de evitar o risco de soluções experimentais que poderiam colocar em risco o futuro da ZPE.

 

Paternidade

Assis descarta qualquer interesse na “paternidade” dos projetos de amônia, gasoduto e ZPE. E brinca: “Não importa quem vai criar meus filhos; importante é que eles sejam bem criados”.

 

Perdido

Deputado federal Marcos Montes não tem mais qualquer esperança de ver a planta de amônia da Petrobras instalada em Uberaba, assim como descarta os investimentos do governo de Minas no gasoduto.

 

Estreia

Primeira sessão da Câmara de Uberaba de 2013 teve muitas surpresas. A começar pelo culto ecumênico e doação de uma imagem de Nossa Senhora da Abadia ao Legislativo. A imagem foi doada pela comunidade católica e passou de mão em mão entre os vereadores – exceto o evangélico Samuel Pereira. A sessão inaugural contou ainda com a presença do prefeito Paulo Piau, que anunciou para a imprensa que Tony Carlos será seu líder no Legislativo. Só depois a informação foi ratificada oficialmente pelo presidente Elmar Goulart.

 

Disputa

Por incrível que pareça, houve consenso na composição da Comissão de Orçamento da Câmara de Uberaba. E disputa acirrada para composição da Comissão de Educação e Cultura. Quem entende?

 

Prestígio

Esposa do vereador evangélico Samuel Pereira acaba de ser nomeada assessora especial, lotada no gabinete do prefeito Paulo Piau. Segundo o Porta-Voz do dia 24/1 (página 60), Marli Souza Pereira receberá salário de R$3.500, o mesmo valor que ela recebia como assessora IV da Controladoria, no governo Anderson Adauto.

 

Braço forte

O sempre discreto Marcio Eli será o nome de Uberaba ao lado do homem forte do Governo de Minas (desde a época de Aécio), Danilo de Castro, na Secretaria de Governo do Estado. Nomeação como secretário adjunto/subsecretário pode sair a qualquer momento. Márcio Eli de Almeida Leandro iniciou a sua vida profissional no Jornal da Manhã.

 

Emplacando

Outro nome de Uberaba vem sendo articulado para a presidência da Emater-MG. Trata-se do regional da instituição, Gustavo Laterza.

 

Sucesso

Jockey Club acertou em cheio com a Feijoada de sábado. A apresentação da Velha Guarda da Mangueira deu um charme especial ao evento que – de longe – foi o mais organizado dos últimos tempos. Presidente José Marcos Leão encerra sua gestão contabilizando elogios pela Feijoada.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por