ALTERNATIVA

Primeiro voo da Passaredo para São Paulo partiu lotado

Lídia Prata
Publicado em 28/10/2019 às 20:04Atualizado em 18/12/2022 às 01:24
Compartilhar

Bom começo

Primeiro voo da Passaredo para São Paulo partiu lotado de Uberaba, na manhã dessa segunda-feira. A empresa vendeu tantas passagens para esse voo de estreia que foi preciso “desconvidar” autoridades que haviam sido contatadas, na sexta-feira, para embarcar no ATR-72 e passar o dia na capital paulista. Prefeito Paulo Piau e o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, estavam entre os passageiros.

Espaço adequado

Pátio para triagem de caminhões no Distrito Industrial 2 está na pauta das ações da Prefeitura para 2020. É o que garante o secretário José Renato Gomes, a partir da crítica publicada nesta coluna sobre as filas intermináveis de caminhões na avenida Zacharias Borges, que liga da BR-050 à Univerdecidade, próximo ao Porto Seco. Esse pátio deverá seguir os mesmos parâmetros do que foi feito no DI-3. No entanto, a área destinada para esse fim se encontra atualmente em processo de retrocessão, tramitando na Justiça.

Energia solar em pauta

Proposta pelo deputado federal Franco Cartafina, a Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados realiza audiência pública amanhã de manhã para discutir as recentes resoluções normativas da Aneel que taxam a chamada geração distribuída de energia solar. Por essa modalidade, os consumidores podem gerar a própria energia elétrica em suas residências, geralmente por meio de painéis solares ou outra solução com fontes renováveis, com aproveitamento do excedente por terceiros. No entanto, se prosperar a nova taxação determinada pela Aneel, a geração de energia fotovoltaica e o aproveitamento do excedente poderão ficar inviáveis a partir do ano que vem. A medida vem sendo considerada como uma verdadeira marcha à ré nas questões energéticas no Brasil.

Invasão chinesa

Imóvel onde funcionou loja da rede Ricardo Eletro, na praça Rui Barbosa, vai virar um shopping popular de produtos chineses. Obras de adaptação do prédio estão sendo realizadas também por chineses, e raramente se vê mão de obra local trabalhando lá. Mas quem vai fiscalizar e fazer cumprir a lei?

Novo camelódromo

Quem passa pelo local onde os chineses trabalham para adaptar o imóvel tem a nítida impressão que ali surgirá um novo camelódromo. Ou algo parecido com o que se vê na “25 de Março”, em São Paulo, com lojinhas geminadas e lotadas de quinquilharia. Duvida?

Cuidado com os pombos!

Nota de saúde pública distribuída pela Prefeitura de Crateús (CE) vem circulando há dias nos grupos de WhatsApp em Uberaba também. A nota alerta as pessoas para não chegarem perto de pombos para brincar. Orienta, também, que as pessoas devem prender a respiração, tapando boca e nariz, quando os pombos baterem asas por perto. Essas medidas destinam-se à prevenção contra a meningite fúngica, propagada através das fezes dos pombos.

Fazer o quê?

Em Uberaba, alguns bairros estão se transformando em verdadeiros pombais. Segundo o engenheiro agrônomo José Sidney Silva, “isso acontece devido aos restos de ração deixados em vasilhas nas casas e nas ruas para alimentação de cães e de gatos”. Ele adverte, porém, que “é crime ambiental matar pombos, mas a lei prevê que, em casos de saúde pública comprometida e excesso de população de pombos decorrente da ausência de seu predador natural (gavião, por exemplo), o controle deve ser feito”. Fica aí o alerta.

Verdadeiro vilão

A propósito, o engenheiro agrônomo José Sidney Silva adverte que muitos pequenos e médios produtores rurais não vêm seguindo as orientações dos fabricantes ao fazer uso de agrotóxico. Como a fiscalização ainda é muito tímida, o agrotóxico acaba sendo culpado pela poluição dos rios, solo e malefícios à saúde humana. Mas, na verdade, ele ressalta que a culpa por esses problemas deve ser atribuída exclusivamente a quem faz mau uso dos agrotóxicos.

Técnica correta

José Sidney ressalta, por outro lado, que “a Embrapa tem orientado os técnicos do agronegócio para que seja feito o Manejo Integrado de Pragas (MIP), de forma preventiva, evitando assim que as pragas e as doenças nas lavouras cheguem ao nível de dano econômico. São três etapas: primeiro, observação dos níveis de inimigos naturais no entorno (meio ambiente), depois avaliação da possibilidade de uso do controle biológico, ficando o uso de agrotóxicos para último caso” – orienta José Sidney.

Fake news?

É atribuída ao promotor de Justiça Luiz Paulo Bhering Nogueira, de Barbacena (MG), notificação para determinada pessoa comparecer ao seu gabinete no próximo dia 5 de novembro, a fim de prestar esclarecimento sobre os motivos da exclusão de Érica Aparecida de Oliveira Ribeiro de um grupo de WhatsApp. Francamente...

Vai mal

Palmas para os fiscais de Posturas que tiraram da rua os forasteiros que expunham móveis na avenida da Saudade, semana passada. Quem quiser comercializar produtos, que se estabeleça regularmente, como tantos outros que geram empregos e recolhem impostos. Aliás, no sábado, os fiscais de Posturas recolheram frascos de perfumes sem procedência que estavam sendo vendidos no calçadão. Muita gente fica com pena dos ambulantes que perdem os produtos. Mas, seja sincer você acha certo um cidadão manipular um produto como perfume, ou vender um produto sem origem legal, colocando em risco a saúde das pessoas? Perfume entra em contato com a pele e sabe-se lá quais as substâncias contém e quais os danos que poderá causar a quem usá-lo...

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por