Professor Emiliano Campos está deixando a gestão administrativa da Unipac em Uberaba para assumir novos desafios em Marabá, onde comandará a implantação de uma faculdade de Medicina recém-aprovada pelo MEC. Será sucedido aqui pelo professor William Franklin, que já está na cidade
O que vem por aí
Bastou a coluna falar sobre a minuta do projeto de lei que institui o novo Plano Diretor de Uberaba para causar uma verdadeira corrida ao site da Prefeitura, ontem, de interessados em saber o que pode mudar nas diretrizes de desenvolvimento do município. Na verdade, o que popularmente se fala “Plano Diretor” é um conjunto de quatro leis, contendo mais de 900 artigos. Além do Plano Diretor propriamente dito, há a lei que define o perímetro urbano de Uberaba, a lei de parcelamento do solo e a de uso e ocupação do solo. É isso o que os vereadores agora terão de ler, tentar entender, para depois votar no segundo semestre.
Alvo principal
Segundo o coordenador dos trabalhos das comissões e núcleos encarregados da elaboração desse conjunto de leis do Plano Diretor, as principais alterações estão previstas para os novos loteamentos fechados, ou loteamentos de acesso controlado, tal como hoje se vê com Damha, Cyrela e outros mais. Daniel Rodrigues, arquiteto e urbanista da Secretaria de Planejamento, destaca que os loteadores terão de elaborar planos de arborização desses novos empreendimentos de acordo com normativa em fase de formatação pela Secretaria de Meio Ambiente. Ou seja, será um plano diretor do verde a ser seguido pelos loteadores. Essa normativa estabelecerá quais as espécies de plantas que poderão ser plantadas, distância entre uma e outra árvore, etc. Será, sem dúvida, um grande avanço, principalmente considerando a quantidade enorme de árvores que já foram derrubadas em Uberaba com autorização da própria Semam.
Passeios largos
Ainda sobre as mudanças previstas na minuta do conjunto de leis que compõem o projeto do novo Plano Diretor, Daniel Rodrigues chama a atenção para a inclusão da obrigatoriedade de padronização dos passeios com 3,5 metros de largura nos futuros loteamentos de acesso controlado. Há previsão, também, para iluminação de LED, construção de ciclofaixas e equipamentos sociais. Nesse particular, o loteador poderá optar por dar os 5% da área do loteamento como contrapartida para o município, ou apenas a metade em terreno e a outra metade em dinheiro para bancar a construção de escolas, creches e postos de saúde. Mas, a construção desses equipamentos, porém, terá de seguir os trâmites legais das licitações públicas.
Tudo igual
Área mínima dos lotes e das quadras em loteamentos não sofreram alteração na minuta do projeto de lei do Plano Diretor. O menor lote continuará sendo de 250 metros quadrados, embora houvesse uma corrente defendendo a redução para 200 metros quadrados na fase de elaboração do texto. Ainda bem que não prosperou essa ideia...
Expansão
Gestores da Neotech pegaram de surpresa até o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, ao anunciar a ampliação da unidade de Uberaba durante reunião da Aciu, esta semana. Serão investidos cerca de R$40 milhões no projeto de expansão. Vale lembrar que a Neotech Soluções Ambientais já ocupa área de 30 mil m² no DI-3 desde novembro de 2014.
Festival dos bons
Pousadas em Peirópolis estão com lotação máxima no fim de semana, graças ao Festival de Inverno, programado para sábado e domingo. Além da boa música de Lô Borges, Wagner Tiso e Tunai, haverá oficinas diversas e boas oportunidades de lazer no bairro rural, que é a nova vedete cultural de Uberaba. O Festival de Inverno é totalmente gratuito e chancelado pelo programa Codau Cultural.
Pontapé inicial
Assim como várias outras cidades brasileiras ficaram famosas com programações culturais, como Campos do Jordão, por exemplo, Uberaba poderá ganhar projeção nacional com o Festival de Inverno. O primeiro passo está sendo dado agora. Daí pra frente é só ter continuidade e apoio para crescer cada vez mais, tornando-se um evento fixo do calendário turístico e cultural da cidade. Na esteira certamente virá um faturamento extra para o comércio e setor de serviços.
Já era!
Dificilmente haverá interessado em arrematar hoje o imóvel do Clube Sírio Libanês, no leilão programado pela Justiça. Segundo consta, um grupo empresarial chegou a se interessar pela área para um novo empreendimento no local, mas depois descartou a ideia à última hora. O grande entrave, neste caso, seria a rua Major Eustáquio, que foi considerada muito estreita. Seja como for, é um triste fim para um clube que marcou época em Uberaba, sendo ponto de convergência da comunidade árabe na cidade e palco de grandes eventos sociais em todos os tempos.
Em festa
Os 244 anos da Polícia Militar de Minas Gerais serão comemorados pela 5ª Região da PM na manhã desta sexta-feira, no Auditório Esmeralda da UFTM. Na oportunidade serão homenageadas personalidades, autoridades e instituições parceiras da corporação.
Gratidão
Novo reitor da UFTM, professor Luiz Fernando Resende Santos Anjo recebe lideranças comunitárias que apoiaram sua indicação para o cargo nesta manhã. Reunião terá caráter de agradecimento e apresentação de seus projetos para a gestão da universidade daqui pra frente.