Revisão geral
Secretário municipal de Saúde confirmou a informação publicada nesta coluna de que, de fato, houve uma reunião no início de setembro com gerentes das unidades básicas, na qual eles foram orientados sobre o pagamento da produtividade aos médicos da rede municipal. Segundo Fahim Sawan, no encontro foi dado poder de decisão aos gerentes para resolverem todas as questões relativas ao assunto, considerando que muitos médicos atendem encaixes com boa vontade, além dos pacientes da fila eletrônica. Mas, de acordo com o secretário, nem todos os profissionais agem da mesma forma. Há casos de médicos que não aceitam encaixes, mesmo quando os pacientes da fila eletrônica faltam à consulta e sobra horário na jornada de trabalho do profissional. A partir da reunião do dia 5, os gerentes ficaram com a responsabilidade de decidir essas questões e incluir a produtividade para quem merecê-la. Porém, após as queixas publicadas nesta coluna, sábado, o secretário Fahim Sawan assumiu o compromisso de rever caso a caso e, se constatada eventual falha na contagem dos atendimentos prestados por médico, a produtividade será paga no próximo mês.
Hospital já tem OS
A Pró-Saúde foi a Organização Social vencedora da licitação feita pelo Município para a gestão do Hospital Regional. Publicação deve sair no Porta-Voz desta quarta-feira, 1º de outubro, mas a decisão já foi homologada pelo prefeito Paulo Piau. Pró-Saúde administra 56 hospitais no país, incluindo o Instituto do Cérebro, no Rio de Janeiro.
Agora vai!
Próximo passo para fazer o Hospital Regional funcionar será montar o Conselho Gestor paritário, que será composto pelos secretários de Saúde de Uberaba e de uma cidade da região a ser escolhido, um membro da Secretaria Municipal de Saúde, um da Procuradoria e outro da Controladoria, além de um prefeito da região e um membro do Conselho Municipal de Saúde. E, por último, o contrato de gestão deverá ser aprovado.
De fora – Prefeitura de Uberaba vai contratar empresa de São Paulo para realizar o concurso público para a contratação de médicos especialistas para a rede municipal. Concurso deve sair ainda este ano.
Posse – Nesta sexta-feira, o engenheiro Eleiçon Mariano de Almeida vai assumir a presidência do Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro (IEATM), sucedendo a Eurípedes Souto. Solenidade de posse está marcada para 20h, no Loft São Geraldo.
E o limite? Onde fica?
Na última semana de campanha eleitoral, os candidatos estão apelando para tudo, a fim de conquistar o voto dos eleitores ainda indecisos. No fim de semana passado, os carros de som com propaganda ensurdeceram as pessoas que passavam pelo centro da cidade. Uma chateação que acaba aborrecendo o eleitor, em vez de conquistá-lo. Pior cena foi no tumultuado trânsito da rua Major Eustáquio, onde o Água Viva promoveu nova inversão da mão de direção das ruas e o Codau ainda interrompeu o trânsito na altura da esquina com a rua Dr. Ferreira para obra de última hora. Os carros de som com propaganda eleitoral em volume máximo postaram-se no engarrafamento, obrigando a todos os que vinham na frente e atrás a ouvir aquela patacoada infernal. Francamente! Que coisa mais fora de moda e desagradável!
Quanto custa?
Somando gastos com gráfica, combustível, pessoal, propaganda, viagens etc, cada voto deverá custar em torno de R$ 40,00 para o candidato que espera obter pelo menos 10 mil votos no dia 5, em Uberaba. Se estiver trabalhando para obter votação mais ampla, o custo sobe também. Cálculo foi feito na ponta do lápis por experiente economista, que está envolvido na campanha de um candidato com boas chances de vitória.
Cada um por si
Campanha de Caio Narcio (PSDB, federal) e Wagner Júnior (PR, estadual) chega à reta final com autonomia das duas candidaturas.
Haja coração!
MM teve uma grande surpresa em Araguari, pra onde seguiu viagem com uma agenda indicando “reunião com lideranças”. Acontece que um grupo de mulheres – amigas, aliadas e partidárias –preparou um grande evento, com direito, inclusive, à criação (com estatuto e tudo) de um Movimento Mulher, ao estilo do existente em Uberaba desde a sua primeira candidatura pra prefeito. Sua esposa, Marília, alertada pelas coordenadoras, seguiu para Araguari, enquanto MM estava em Uberlândia, participando de campanha com Aécio Neves, Pimenta da Veiga e Antonio Anastasia.
Está chegando
A 47ª edição da JM Magazine está chegando. Amanhã o lançamento, na Empório Abreu, a partir das 20 horas. E na quinta-feira, 2 de outubro, os exemplares estarão nas bancas, com muitas novidades para você. Não perca!
Há poucas semanas, o deputado Marcos Montes foi surpreendido, ao chegar em casa e dar de cara com as integrantes do Movimento Mulher, turma que o apoia desde as eleições de 1996. São eleitoras fiéis, que trabalham pra valer pela reeleição de MM