Sinal de alerta
O alerta vem do ex-secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Carlos Assis: “o problema da Bacia do Rio Claro hoje já é grave, mas no futuro poderá trazer surpresas muito desagradáveis, na medida da necessidade de abastecimento de água para a população de Uberaba. Para que um pivô de irrigação seja instalado é preciso outorga do Igam. Para financiar um pivô, o agente financiador exige do proponente essa licença. Se o sistema de irrigação (pivô e bombas) for movido a energia elétrica, a Cemig também exige a licença para fazer a ligação da energia. E para se obter uma outorga, o Igam exige um projeto técnico que inclui, além da visita ao local (área e manancial d’água), outras informações, tais como cultura a ser irrigada, quantidade de água que será usada mensalmente na irrigação da cultura e assim por diante. A empresa projetista, juntamente com o produtor irrigante, responde pela veracidade das informações. De posse do projeto, o Igam verifica a viabilidade da captação, em função da disponibilidade hídrica no local indicado para a captação. Dessa forma as informações sempre estiveram à disposição no Igam, órgão que detém a responsabilidade de controle dos recursos hídricos no Estado de Minas. Não há como burlar esse sistema e ficar impune”.
Processo disciplinar
Mais quatro processos administrativos disciplinares foram instaurados esta semana para apurar denúncias de irregularidades praticadas por guardas municipais. Os servidores, no caso, foram identificados apenas pelas iniciais C.F.A, F.L.N. e J.E.S. para preservá-los enquanto durarem as investigações. Contra F.L.N. há dois processos distintos. Interessante observar que estes não são os primeiros casos relacionados à GM, mas até agora nenhuma punição veio à tona. Assim fica difícil falar em “moralização” no setor.
Nas alturas
Vereador Marcelo Borjão persiste na cruzada contra o valor exorbitante praticado para o ITR. Já fez várias reuniões para discutir o assunto e terá outra na semana que vem, no Sindicato Rural, para buscar solução que contemple os 274 produtores notificados pela Secretaria Municipal da Fazenda. A propósito, a chiadeira anda ruidosa contra os valores dos tributos cobrados pelo Município...
Acredite, se quiser – Foi uma mulher a primeira colocada no processo seletivo simplificado realizado pela Prefeitura de Uberaba para a contratação de coveiros. Maria Lúcia Pereira da Silva foi a única a alcançar 100 pontos! Aliás, dos dez primeiros colocados, quatro são mulheres!
Bendito é o fruto! – Em compensação, no processo seletivo para a contratação de professores de Educação Básica para a rede municipal, só foi classificado um profissional do sexo masculino, contra 14 do sexo feminino. E assim mesmo ele ficou em 15º lugar.
Doação de órgãos
Mário Palmério Hospital Universitário lança a campanha “Dê o melhor de si”, visando a incentivar a doação de órgãos. Na segunda-feira, 1º de setembro, a partir das 9h, Thomson Palma, médico responsável pela equipe que faz captação de órgãos no MPHU, sob a gerência da Central Regional de Transplantes (MG Transplantes), e o diretor técnico do hospital, Galvani Agreli, falarão sobre o assunto em entrevista à imprensa.
É o cara!
“Tratado Brasileiro de Reumatologia” é a obra que o prestigiado médico Hamid Cecin vai lançar no dia 5 de setembro de 2014, às 21h, no Tamareiras Hotel. Estudioso e dedicado, o estimado autor é considerado uma das maiores autoridades no assunto.
Chove, chuva
A seca está de tal forma insuportável na vizinha Ribeirão Preto, que os moradores de lá resolveram celebrar missas para pedir chuva. Ao final das celebrações, os fiéis lavaram os pés da imagem de São Sebastião...
Defensas
Leitores da coluna estão sugerindo a colocação de defensas na avenida Edilson Lamartine Mendes, na curva próxima à cabeceira da pista do aeroporto e ao posto de combustíveis. Ressaltam que os pedestres correm sério perigo de atropelamento na calçada, se motoristas perderem o controle da direção dos veículos. Lembram que os carros trafegam ali em altíssima velocidade, principalmente à noite. As defensas funcionariam como proteção aos pedestres.
E o bom senso?
A cultura do selfie chega aos motéis do Brasil. Para comemorar o Dia do Sexo, que desde 2008 acontece em seis de setembro, um grupo de motéis de São Paulo uniu-se para fazer uma ação de marketing, que inclui um concurso fotográfico em que os participantes (maiores de 18 anos) deverão escolher um motel para fazer “um registro fotográfico criativo”, incluindo legenda de até 140 caracteres e o nome do motel que serviu de “cenário”. O vencedor terá direito a motel grátis até o fim do ano, patrocinado pelo “Guia dos Motéis”. Francamente: essa onda da superexposição pessoal anda desafiando o bom senso.
Os 20 anos da Pró Eventos foram comemorados na noite de quinta-feira, com coquetel intimista na loja montada no Shopping Uberaba. Marcelo Augusto e Fernando Cintra (na foto, ladeando o fotógrafo oficial das festas jovens, Paulo Lúcio) receberam muitos abraços e elogios pelo trabalho persistente da Pró, que agita o calendário festivo da cidade há duas décadas. E dia 20 de setembro tem a famosa Festa à Fantasia, com Claudia Leitte. Esse pessoal tem um pique invejável!!!