ALTERNATIVA

Processo administrativo vai apurar falhas na vigilância do Bosque

Lídia Prata
Publicado em 09/04/2019 às 19:49Atualizado em 17/12/2022 às 19:44
Compartilhar

Projeto piloto

A Codau foi escolhida pela Cemig para a implantação de um projeto piloto em Minas Gerais, voltado à implantação de soluções em tecnologia para redução no consumo de energia. Esse projeto, batizado Sanegeo, foi apresentado na manhã dessa terça-feira, oportunidade em que foi revelado o valor do investimento da Cemig: nada menos do que R$1 milhão, sem qualquer contrapartida financeira da Codau, o que é melhor.

On time

Esse inédito projeto da Cemig, que está sendo implantado na Codau, prevê a agilização da prestação de serviços de manutenções das redes de distribuição de água e de esgoto. Tem mais: o pessoal operacional da Codau vai trabalhar com tablet na mão, ligado a uma central de operações, de onde será possível identificar em tempo real onde há vazamentos. A comunicação com o pessoal operacional será on line. Visando agilizar o atendimento. Mas qual é o impacto dessa tecnologia na eficiência energética da Codau? Segundo explicações da Cemig, à medida que diminui a perda de água dos vazamentos pelo reparo mais rápido, há redução também do consumo de energia pela Codau. Isso porque evita o bombeamento desnecessário de água, com consequente redução do consumo de energia elétrica. Simples assim.

Questão de eficiência

Na solenidade dessa terça-feira, o prefeito Paulo Piau fez questão de dizer que a escolha da Codau para a implantação desse projeto piloto da Cemig não teve qualquer interferência política, mas resultado do reconhecimento da gestão eficiente nos serviços de abastecimento e saneamento básico em Uberaba. “A Cemig está aqui porque sabe que aplicando esse sistema em Uberaba vai ter resultados” – ressaltou o prefeito.

Quem sabe?

Tomara que essa parceria com a Codau sirva também para estreitar a parceria da Cemig com a nossa cidade, já que nos últimos tempos a companhia só tirou de Uberaba seu escritório regional e as equipes de atendimento ao consumidor. Hoje dependemos frontalmente de Uberlândia, até quando há interrupção no fornecimento de energia elétrica em algum setor da cidade...

Bicudo

Secretário municipal de Governo não escondeu seu descontentamento por não ter sido convidado para a mesa principal na solenidade da Codau. Para evitar um mal-estar maior, pouco antes do final da cerimônia o prefeito Paulo Piau convidou Luiz Dutra para tomar assento lá na frente. E ficou tudo bem outra vez, com troca de sorrisos e amenidades.

Demorou

Só depois que Alternativa cobrou expressamente é que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente distribuiu nota para informar que abrirá (ainda não abriu por quê?) “processo administrativo para apurar eventuais falhas na vigilância do Bosque Jacarandá”. Ora, o furto da arara ocorreu na sexta-feira e a polícia só chegou ao ladrão graças a denúncia de vizinhos.

Na nota, porém, a Semam alega que o bosque tem 33 mil metros quadrados de área com vigilância e que “o furto aconteceu no período das rondas que são feitas ao longo da noite de forma periódica”. Francamente! Nem dá para acreditar que havia alguma vigilância no local, já que o ladrão teve tempo de abrir o cativeiro, furtar uma arara, quebrar o cadeado, pular o muro, sem ser visto, nem ouvido...

Reforma

Ainda na nota sobre o furto da arara, a Secretaria de Meio Ambiente destaca que tem promovido reformas no Bosque, com levantamento de muros, instalação de concertinas e já está em andamento a implantação de projeto de monitoramento por meio de câmeras e sensores de presença. Ressalta também que o Bosque já conta com veterinários, biólogo, cozinheiros e tratadores, “todos aptos para o trabalho”. É uma pena que essa reforma esteja se arrastando há mais de um ano, sem conclusão até agora. E mais: sem que a população possa usufruir de lazer no Bosque nos fins de semana. Ali poderia ser palco de eventos culturais e pedagógicos, com atenção voltada à preservação do meio ambiente. Está muito mal aproveitado. Essa é que é a verdade.

Se vira!

Judiciário jogou uma bomba no colo do Município, na manhã de ontem, ao interditar uma casa de idosos clandestina e determinar que o Município assumisse de imediato a gestão do asilo. De uma hora para outra a Prefeitura teve de providenciar pessoal (cuidadores principalmente), para atendimento aos 35 idosos, assim como fraldas geriátricas, medicamentos e mobilizar uma estrutura inteira para cumprir a ordem judicial.

Como pode?

Por incrível que pareça, a tal casa de idosos funcionava em plena Praça Santa Teresinha e abrigava 35 idosos ditos “maltratados”, embora o imóvel estivesse em condições até razoáveis. Foram justamente as denúncias de maus tratos que motivaram a interdição da casa clandestina.

Timoneiro da griffe Carmen Steffens, o empresário Mario Spaniol prestigiou as comemorações dos 20 anos do Shopping Uberaba. Veio acompanhado de sua esposa Monalisa, nossa conterrânea, e deu importante depoimento no evento. Mário foi um dos primeiros lojistas do Shopping Uberaba e o considerou entre 10 melhores do país. Gente, e a campanha 20 anos e Dia das Mães?!? Cinco carros!! Compras a partir de R$ 350 dão direito a um cupom para concorrer. Em abril, os sorteios serão realizados nos dias 18 e 26. Fique de olho!

Mário Spaniol, cap da grife Carmen Steffens, no café comemorativo dos 20 anos do Shopping Uberaba

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por