ALTERNATIVA

Produtor de Águas será destaque na GloboNews amanhã

Lídia Prata
Publicado em 13/04/2019 às 08:19Atualizado em 17/12/2022 às 19:51
Compartilhar

Foto/ Arquivo JM

Há mais de um ano a equipe do Globo Rural tem acompanhado o trabalho do empreendedor Marco Túlio Paolinelli, através do projeto Produtor de Águas. A reportagem será apresentada amanhã, às 8h, na Globo, e às 9h na GloboNews. Bairrista como só ele (embora não tenha nascido em Uberaba), Paolinelli também é um idealista. O projeto Produtor de Águas mostra bem essa faceta dele

Facilita Tudo

Programa Facilita Tudo, de inovação tecnológica na Prefeitura de Uberaba, rendeu o segundo prêmio “Cidades Inteligentes” à Codiub. Esse programa foi criado pela Codiub em parceria com o comitê de desburocratização e a Controladoria do município para, além de unificar os serviços da Prefeitura, apresentar novos produtos capazes de eliminar a burocracia e o desperdício no serviço público. Um exemplo dentro do Facilita Tudo é o Alvará Online, serviço que antes demorava semanas e consumia montanhas de papel e agora é totalmente digitalizado. O Facilita Tudo passou a disponibilizar serviços digitais em todas as áreas da PMU com mais rapidez e facilidade para o cidadão.

Dose dupla

Além do Facilita Tudo, a Codiub foi premiada também pela parceria formada com a Prefeitura de Sacramento para a criação do Sistema de Licenciamento Ambiental Online daquela cidade, outra fermenta que facilita a vida do empreendedor. Esta é a segunda premiação da Codiub por esse programa. A primeira foi em 2017, na primeira etapa do Licenciamento Ambiental Online, solução até então inédita em Minas Gerais. Quem diria! E pensar que até pouco tempo atrás a Codiub não passava de um “cabidão de empregos”...

Mineirinho

No ano passado a Codiub foi convidada a palestrar no maior evento de “Smart City” da América Latina, o Connected Smart Cities. O convite para o Connected 2019 também já chegou. Além disso, a Codiub deve entregar ainda esse ano o novo Licenciamento Ambiental Online, dessa vez completo, com todas as fases, assim como o novo Prontuário Eletrônico da Saúde, totalmente integrado com o SUS, e duas novidades que o presidente Denis Silva disse estar na fase de testes, mas que não revela nem por reza brava.

Congestionamento à vista

Atenção, motorista: fuja do trânsito no centro da cidade hoje. A Codau vai interditar a rua Artur Machado, entre a avenida Dr. Odilon Fernandes e a praça Afonso Pena, para manutenção em galeria de água pluvial. Obra para o dia inteiro. Tem mais: à tarde, será interditada também a rua Tristão de Castro.

Trato visual

Entorno do Parque Fernando Costa, desde o aeroporto, está na mira da Sesurb para uma faxina geral a partir da semana que vem, com vistas à ExpoZebu. Nessa época do ano em que Uberaba recebe muitos visitantes, aquela região da cidade carece de uma atenção especial, assim como as entradas de Uberaba.

Limpeza geral

Secretaria de Obras e Serviços Urbanos também já mapeou a cidade inteira e vai deflagrar nos próximos dias uma operação “sujeira zero” em toda a cidade. Além da limpeza das áreas públicas, incluindo capina, o secretário Toninho Oliveira montou equipes para limpar cerca de 60 terrenos particulares já autuados pelos fiscais de Posturas, sem que os proprietários tenham tomado providência. Após a limpeza, a Prefeitura vai mandar a conta para os cidadãos, com fotos dos terrenos antes da capina e depois da faxina. Se não pagarem, terão os nomes incluídos na Dívida Ativa do Município, ficando sujeitos a protesto também. Aí o nome é que vai ficar sujo.

Respeito antes de tudo

Advogado observador da cena política local avalia como “indevida” a atitude do vereador Thiago Mariscal, ao “invadir” áreas restritas em prédios públicos, como tem ocorrido ultimamente para postagens em redes sociais. Para o advogado (que não quer ser identificado, para não criar polêmica), essa atitude do vereador configura quebra de decoro parlamentar, pois fere princípios básicos institucionais e quebra da harmonia entre os poderes.

Modus operandi

Aos vereadores cabe fiscalizar os atos do Executivo, mas isso é relativo em locais considerados restritos, além de exigir responsabilidade por parte dos legisladores, sempre. Segundo o advogado, a visita a áreas restritas em prédios públicos só poderia acontecer após aprovação de requerimento pela Câmara e o seu devido encaminhamento pela presidência da Casa ao Executivo. A este, por sua vez, caberia autorizar a visita do vereador, em companhia de um preposto indicado, e com data e horário devidamente agendados. Já no caso de áreas comuns, as visitas são liberadas. O trabalho de fiscalizar deve ser feito de forma legal, correta, responsável e com o objetivo de proteger o bem público, e não para aparecer.

Jornalista Denis Silva, presidente da Codiub, recebeu esta semana o prêmio Cidades Inteligentes pelo programa Facilita Tudo, desenvolvido aqui em Uberaba

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por