ALTERNATIVA

Projeto de concessão do Piscinão vai à Câmara em setembro, garante Belzinho

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 22/08/2025 às 19:53
Compartilhar

Com duas empresas interessadas na gestão do Parque das Acácias (Piscinão), o projeto de lei autorizando a concessão daquele espaço público está quase pronto. Presidente da Funel, Fundação de Esporte e Lazer, acredita que no começo de setembro poderá ser enviado à Câmara Municipal. A ideia é transferir para a iniciativa privada a responsabilidade pela administração e exploração do Piscinão o mais breve possível, porém mantendo o acesso livre ao público e a manutenção da represa pela Codau. Quem vencer a licitação poderá transformar o parque num local com múltiplos atrativos, que vão desde parque infantil com roda gigante por exemplo, até restantes, barzinhos, galerias de lojas e o que mais a criatividade permitir. Só não poderá construir prédio de apartamentos naquela área.
 
TEM FUTURO
Menos adiantado está o projeto de concessão do estádio municipal “Engenheiro João Guido”, o Uberabão. Em entrevista à Rádio JM nesta sexta-feira, o presidente Belzinho Oliveira revelou ter um interessado em assumir a gestão do estádio para uso comercial e esportivo. O interessado é de Goiânia e esteve aqui na semana passada, visitando o local. A ideia é transformar o Uberabão num dos pontos do corredor de eventos que começa em Goiânia, passa por Uberlândia, Uberaba até Ribeirão Preto.
 
BATOM NECESSÁRIO
Enquanto não se confirma a concessão, o Uberabão vem passando por reforma interna. As cadeiras, por exemplo, já foram retiradas para liberar mais espaço na arquibancada. Agora o estádio passa a ter capacidade para público de até 15.200 pessoas. Para jogos de futebol o estádio já tem AVCB, mas se for para sediar shows e eventos do gênero, terá de fazer novas adaptações exigidas pelos Bombeiros. Essa etapa certamente vai ficar para quem vier a ganhar a concessão.
 
DE FORA
E o Murilo Pacheco? Bom, aquela praça de esporte está fora do modelo de concessão que vai contemplar Uberabão e Piscinão. Segundo Belzinho, há duas empresas interessadas em assumir o Murilo Pacheco no modelo da adoção de praças que vem sendo usado para outras áreas públicas da cidade.
 
NOME DE CONSENSO
Renato Tiveron é o novo secretário do Agronegócio. Vai assumir no lugar de Aguinaldo Silva, que pediu exoneração para cuidar de seus próprios negócios. Renato Tiveron foi indicado pelo vereador Luiz da Farmácia, com respaldo das entidades classistas do setor, como Sindicato Rural e ABCZ. Além de atuar no agro, Renato preside o Uberaba Tênis Clube, onde tem feito um trabalho de revitalização digno de elogios. Na próxima semana ele já começa a compartilhar agenda na Sagri com Aguinaldo Silva, de quem é amigo pessoal também.
 
OBSTÁCULO
Ao contrário da maioria dos partidos políticos, o Novo não está focado em lançar candidatos a deputado em todos os municípios pelo Brasil afora. De acordo com a presidente da sigla em Uberaba, médica Sabrina Sarreta, o partido precisa vencer a cláusula de barreira e eleger pelo menos 13 deputados federais em 9 estados diferentes. Atualmente o Novo conta com apenas 5 deputados federais e um senador. Sem tempo de rádio e TV, o Novo tem de se valer de redes sociais para promoção do partido e de seus candidatos.
 
E AQUI?
Mais interessado em eleger representantes de Uberaba para a Câmara Federal e Assembleia Legislativa, o Partido Novo não está preocupado em lançar nomes próprios nas eleições de 2026. De acordo com Sabrina, o núcleo municipal do partido está focado em ajudar a cidade a resgatar sua representatividade. “Nós não temos o direito de atrapalhar quem tem chance de se eleger” – destacou a presidente, falando especificamente sobre sua preocupação com a pulverização de votos se houver um número excessivo de candidatos a deputado no ano que vem.
 
AINDA NÃO
“Caio é e sempre será bem-vindo no Novo”, afirma a presidente Sabrina. No entanto, ela conta que ainda não houve convite oficial ao vereador para se filiar, embora reconheça que Caio Godoi é “um excelente vereador, muito técnico e comprometido”. Por que a pergunta? Acontece que depois do lançamento da pré-candidatura do governador Zema a Presidente da República, circularam rumores de possível volta de Caio ao Partido Novo. O detalhe é que se ele mudar de partido agora poderá perder o mandato, a menos que o PP o libere formalmente.
 
ENGAJAMENTO
O Hospital Unimed Uberaba está em clima de expectativa e entusiasmo, com a aguardada Semana de Auditoria da Organização Nacional de Acreditação (ONA), momento específico para demonstrar a qualidade e a segurança dos serviços prestados. A empolgação dos colaboradores reflete o esforço coletivo para alcançar o selo de excelência que coloca o hospital entre os melhores do país.  A auditoria da ONA avalia processos, segurança do paciente e gestão integrada, mas, para os colaboradores, é muito mais que isso: é a chance de validar meses de preparação, treinamentos e melhorias.
 
É HOJE!
Este sábado será um dia muito especial para o Jornal da Manhã. Às 10h, no Centro de Cultura Cecília Palmério, será lançado o livro “Do Papel à Memória: 50 anos em manchete”. A obra integra o projeto “Via Cultural Ani Bittencourt”, viabilizado por iniciativa do ex-deputado Narcio Rodrigues com recursos de emenda parlamentar do então deputado Aelton Freitas. O livro reúne 100 capas, dentre as milhares publicadas pelo Jornal da Manhã nesses seus 53 anos de existência. São capas memoráveis, que agora ganham realce também neste livro. O evento desta manhã é aberto ao público e contará com a participação de alguns dos jornalistas que ajudaram e ajudam a escrever a história da cidade nas páginas do Jornal da Manhã. Deixo aqui registrada minha gratidão ao Aelton, Narcio e todos os colegas que trabalharam na viabilização dessa obra, em especial Alex Maia, Chico Marcos dos Reis, Rodrigo Fonseca e Mônica Gondim. Os anos passam, a pandemia passou, as incertezas políticas e econômicas se multiplicam a todo instante, mas o Jornal da Manhã ainda está aqui, faz um bonito papel na história das comunicações no nosso país.  

CONGRESSO
Advogado atuante e bem conceituado em Uberaba e região, Haritow Heitor de Paula (foto abaixo) participou do VII Congresso Nacional do Direito Agrário, realizado em Uberlândia. Dentre os palestrantes estavam o ministro André Mendonça, do STF, o Promotor Carlos Valera, o Ministro Sebastião Reis (STJ), dentre outros expoentes do direito brasileiro.

(Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por