ALTERNATIVA

Projeto de Lei da reforma administrativa pode ser votado nesta quinta

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 11/08/2025 às 22:39
Compartilhar

O projeto de lei que propõe a reforma administrativa na Prefeitura pode entrar na pauta de votação da Câmara Municipal nesta quinta-feira. Projeto foi protocolado no dia 4, quando iniciou sua tramitação. Está em análise nas comissões legislativas e, se estiver apto, poderá ser incluído na pauta de votação antes do feriado da Padroeira. Esta é a intenção do secretário municipal de Governo, Beethoven Oliveira.
 
MUDANÇAS PONTUAIS
Nesse primeiro momento, o Governo optou por propor mudanças pontuais, visando garantir um melhor fluxo nos processos internos, para alcançar resultados mais céleres na administração municipal.
 
PARA DEPOIS
Embora anunciada no início do segundo mandato, a criação da  Secretaria de Planejamento e Gestão, a Seplag, foi deixada para um segundo momento. Para comandar a Seplag seria destacada a atual secretária de Educação, Juliana Petek. Porém, de acordo com o secretário Beethoven Oliveira, “a Seplag exige um estudo mais amplo e de maior profundidade nas alterações. Preferimos ter mais cautela e fazer um projeto mais amplo e que, de fato, possa tornar a estrutura da Prefeitura mais eficiente. Para tal recomendamos à Prefeita, me incluo nessa lista, a necessidade de mais prazo para elaborar uma “nova estrutura” capaz de servir para alguns anos à frente”. Beethoven avalia que “o município carece de uma reforma mais aprofundada, bem como as máquinas do Estado e da União”. E reafirmou que essa é a vontade da prefeita e será cumprida ao longo desse seu segundo mandato.
 
NECESSÁRIA
Ainda na avaliação do secretário de Governo, “a Seplag é necessária. Porém, ela faz parte de toda uma estrutura administrativa interligada e moderna. Não dá para criá-la sem uma mudança estrutural profunda. A União, no governo Bolsonaro, levou o Planejamento para a Fazenda, sem muito critério, e a máquina ficou caótica.” Elisa não quer repetir o erro.  
 
AO MEIO
Por outro lado, está mantida a proposta de divisão da Secretaria de Defesa Social em duas pastas: a segurança pública propriamente dita e a de mobilidade urbana.
 
RELÓGIO DE PONTO
A propósito, o projeto de Resolução que prevê a normatização da atividade dos assessores parlamentares nomeados nos gabinetes dos vereadores deve entrar na pauta da Câmara entre quarta e quinta-feira. No entanto, alguns edis mais conscientes já estabeleceram ponto para controle de frequência e assiduidade de seus assessores. Estão certíssimos!  
 
CORRENDO ATRÁS
Focado na pré-candidatura a deputado estadual, o vereador Ismar Marão (PSD) já começou a sua peregrinação em busca de apoios. Nesta segunda-feira ele visitou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberaba, Lourival Ferreira da Costa, o Panela. A ideia é iniciar um amplo debate com a sociedade organizada sobre a necessidade de garantir representatividade nos parlamentos estadual e federal em 2026, e, além disso, buscar interlocução com a região mostrando o importante papel de Uberaba como cidade polo.
 
TODOS  JUNTOS
Ao contrário de outros partidos, como o PSDB onde os vereadores não se entendem, no PSD os parlamentares eleitos andam juntos por todo lado. Na visita de Ismar Marão à CDL essa união ficou muito evidente. Marão foi acompanhado pelos colegas Ripposati Filho e Anderson Dois Irmãos. Também participaram do encontro o advogado Diógenes de Sene e o adjunto da Secretaria de Governo, Luiz Jorge Germano Júnior, o Netão (FOTO ABAIXO).  

(Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

DESNECESSÁRIO
Presidente do Partido Novo  em Uberaba, a médica Sabrina Sarreta publicou um vídeo nas redes sociais com recortes da fala do Senador Cleitinho Azevedo, do Republicanos,  criticando a intenção do ex-deputado Eduardo Cunha de disputar as eleições de 2026 por Minas Gerais. Sabrina não deixou barato e disparou: “Uberaba está cheia de gente boa, competente e honesta, que pode nos representar muito bem. Não precisa trazer coisa ruim de fora”.
Cada uma ao seu estilo, mas todas as lideranças locais estão engajadas na campanha para resgatar a nossa representatividade política. Que Nossa Senhora das Urnas nos ajude!
 
REPÚDIO
Anúncio da palestra da filha de Ernesto “Che” Guevara na UFTM causou enorme desconforto em grande parte da comunidade uberabense, especialmente no Sindicato Rural de Uberaba, que reagiu com uma nota de repúdio contundente, publicada em suas redes no fim de semana. Na nota, o presidente Vinícius Rios Rodrigues destaca que a palestra, “a pretexto de abordar aspectos históricos, acaba por servir de vitrine para a perpetuação e suavização de uma ideologia que, em sua essência, promoveu a perseguição e o assassinato de opositores em nome de uma pseudoliberdade. Tal conteúdo, quando legitimado por uma instituição pública de ensino, fere o compromisso ético e democrático que a universidade deve manter com a sociedade brasileira.”
 
IDEOLOGIAS
Ainda na nota de repúdio, o Sindicato Rural ressalta que “a pluralidade de ideias e a liberdade acadêmica não se confundem com a chancela ou promoção de ideologias que atentam contra os direitos humanos e que representam um passado vergonhoso de opressão. Em tempos em que a democracia e o respeito às liberdades individuais precisam ser fortalecidos, é inaceitável que espaços mantidos com recursos públicos sirvam de palco para a exaltação de figuras deploráveis. Ademais, a presença do MST como coorganizador apenas reforça a completa falta de legitimidade moral e intelectual do evento”.
 
NOVO COMANDO
Fundada em 2017 em Uberaba, a Cervejaria TUG acaba de mudar de mãos. Passou ao comando da Cervejaria Abadiana, de Uberlândia.
 
MUDANÇA
Publicada na edição do Porta Voz desta segunda-feira a exoneração, a pedido, de Matheus Assumpção, do cargo de diretor de Vigilância em Saúde, da Secretaria da Saúde da Prefeitura Municipal de Uberaba. Para seu lugar foi nomeada Fernanda Mendonça Oliveira.

BAIXAS
Secretaria de Saúde perdeu também o chefe de Seção de Abastecimento Farmacêutico, Diego Stacciarini Marega, e Cristiane Mioto Bianchi, que era a chefe da Seção de Acompanhamento de Projetos e Convênios. Ambos foram exonerados, a pedido.
 
PARA TODOS
Marcado para o dia 13, quarta-feira, o primeiro de seis encontros programados para a discussão da moradia social e revisão do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS), que vai orientar as políticas públicas habitacionais no município. Essas audiências públicas vão definir diretrizes, metas e ações para garantir o acesso à moradia, inclusão social e melhor qualidade de vida para a população, especialmente a de baixa renda, e o planejamento habitacional para os próximos anos.
 

(Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

Empresário Jota Junior e sua esposa Karina abriram as portas de sua residência no sábado para jantar em homenagem ao Senador Carlos Vianna, em passagem pelo Triângulo Mineiro. Além da prefeita Elisa e do vereador Samuel Pereira, prestigiaram o evento alguns secretários municipais, como Beethoven Oliveira e Caio Presotto

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por